Feitosa Costa

20 de outubro de 2017

Portaria sobre trabalho escravo gera polêmica

As declarações do ministro repercutiram na grande mídia nacional

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisou a portaria do Ministério do Trabalho que dificulta punição de trabalho escravo de forma simples e citando seu próprio exemplo de pessoa que realiza trabalho exaustivo, mas que não é escravo. Ele disse que não teve tempo de ler a portaria, mas considera o tema polêmico e importante, devendo ser debatido num perfil técnico, não ideologizado.

As declarações do ministro repercutiram na grande mídia nacional, talvez por causa do exemplo próprio que ele citou: “eu, por exemplo, acho que me submeto a um trabalho exaustivo, mas com prazer. Eu não acho que faço trabalho escravo. Eu já brinquei até no plenário do Supremo que, dependendo do critério e do fiscal, talvez ali na garagem do Supremo ou na garagem do TSE, alguém pudesse identificar, ‘Ah, condição de trabalho escravo!’. É preciso que haja condições objetivas e que esse tema não seja ideologizado”.

A verdade é que qualquer pessoa aceitaria o trabalho escravo, desde que fosse ganhando o que ganha o ministro. É claro que o trabalho exaustivo a que ele se refere não poderia ser, jamais, comparado a trabalho escravo, isso porque nenhum trabalhador escraviza a si mesmo. Onde há escravidão há o patrão fazendo o papel de senhor. No caso do ministro Gilmar Mendes não existe nenhum superior definindo quantas horas por dia ele deve trabalhar, pois ele é o presidente do TSE.

Já o presidente Michel Temer parece disposto a manter as alterações nas regras como um sinal de afago à bancada ruralista no Congresso Nacional em meio à articulação política para garantir uma votação favorável na segunda denúncia apresentada contra ele. É assim que a oposição vê o comportamento do presidente.

Viaduto e piso  

Resultado de imagem para Wellington Dias
 Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

O governador Wellington Dias inaugurou o elevado da Avenida Miguel Rosa, mas o piso que fica em baixo está em péssimas condições. As duas coisas deviam ser uma só: conforto para quem vai por cima e para quem passa por baixo. Seja de quem for a responsabilidade pelo piso de baixo, se da Prefeitura ou do DNER, a verdade é que houve tempo suficiente para um recapeamento asfáltico.

W. Dias prega moderação

Ninguém tem o direito de achar que o governador Wellinagton Dias não é polido no trato com seus adversários. Ele trata os mais árduos adversários com fidalguia. Talvez por ser assim foi que o governador considerou errado um poder querer destruir o outro. Ele acha que esse é o quadro do Brasil atualmente, o que considera perigoso. Wellington Dias citou seu exemplo próprio no tratamento com o prefeito Firmino Filho. O governador deve reconhecer que seus adversários também são moderados.

Prestando contas  

Resultado de imagem para Teresinha Medeiros
Teresinha Medeiros (Foto: Reprodução)

Escreveu Teresinha Medeiros, no facebook: “quero informar aos amigos que por motivo de saúde, estou de atestado médico. Tive um problema e me submeti a uma cirurgia de urgência, que foi realizada na quarta-feira (11), da semana passada. Neste momento encontro-me em processo de recuperação. Informo a todos os amigos, que assim que o médico me liberar, estarei de volta as sessões na Câmara Municipal de Teresina, com força e disposição para atuar e fiscalizar os processos de melhoria para nossa cidade. Aos que estão me mandando mensagens, agradeço o carinho que estou recebendo. Agora estou bem e voltarei em breve às atividades”.

Más notícias

O portal G1, do O Globo, dá destaque a mais um acontecimento desagradável ocorrido no Piauí. Segue a informação: “um homem identificado como Luís Alves da Silva Filho é suspeito de matar seu próprio irmão a pauladas próximo ao município de Demerval Lobão a 30 km de Teresina. O crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (19). Segundo a polícia, a família ajudou a localizar e prender o suspeito. De acordo com o capitão Fernando Lima, da Companhia Independente do Promorar, a motivação para o crime ainda não foi informada para a polícia. “A informação que nós temos é que ele é doente mental e que matou o irmão com um pedaço de pau", informou o capitão Lima. A fonte do G1 é a TV Clube, que noticia também fatos importantes.

Vaquinhas do PT

Quando ainda não era poder, o Partido dos Trabalhadores realizava rifas, bingos, vendas de camisetas e jantares para arrecadar recursos. Depois vieram os tempos de “vacas gordas”, em que não faltava dinheiro. O partido se manteve assim até o momento, mas agora resolveu fazer “vaquinhas” para custear as andanças do ex-presidente Lula. A nova estratégia será fazer pedidos focados em grandes temas.

PV em destaque

O Partido Verde foi destaque na mídia, nesta sexta-feira (20), quando o ex-candidato a presidente, Eduardo Jorge, foi entrevistado na TV Cidade Verde. Ele disse que a atual bancada federal na Câmara é a pior desde a redemocratização do país. Cotado para ser candidato novamente a presidente em 2018, Eduardo Jorge disse que a campanha de 2014 estava centrada em três figuras: Marina, Aécio e Dilma e que em 2018 a campanha será aberta e de alto risco para o Brasil. Eduardo Jorge está em Teresina para ser um dos palestrantes do Seminário de Formação de Liderança na Área de Política do Meio Ambiente, que acontece hoje a partir das 8 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina.

Temer precavido  

Resultado de imagem para Temer
 Presidente Temer (Foto: Reprodução)

O presidente Temer exonerou 10 ministros, para que eles voltem à Câmara e votem na quarta-feira contra a denúncia contra o presidente da República. Todos eles devem ser renomeados para o primeiro escalão após a votação no plenário da Câmara. Significa que Temer está preocupado. Veja os nomes dos exonerados: Antonio Imbassahy - Secretaria de Governo, Bruno Cavalcanti de Araújo - Ministro das Cidades, Fernando Bezerra Filho - Minas e Energia, Leonardo Picciani - Ministro do Esporte, Marx Beltrão - Ministro do Turismo, Maurício Quintella Lessa - Ministro dos Transportes, Mendonça Filho - Ministro da Educação, Raul Jungmann - Defesa -  Ronaldo Nogueira - Ministro do Trabalho, e Sarney Filho - Ministro do Meio Ambiente

O humor de cada dia

Cliente de um só braço se senta na cadeira do barbeiro e pede que o mesmo lhe tire a barba e corte o cabelo. Na operação o barbeiro acabou dando vários cortes no rosto e na cabeça do “maneta”, que resistiu a tudo sem reclamar. Livre para ir embora, mas ainda sangrando pelos cortes que sofreu, o cliente pagou a despesa e se preparou para sair. Foi aí que o barbeiro se dirigiu a ele com esta indagação: “eu acho que você já esteve aqui em outra ocasião”. E o cliente responde: “não senhor. Este  braço eu perdi em uma acidente de carro”

COMENTE!

18 de outubro de 2017

Audiência vai debater o Plamta

O parlamentar pedetista pediu ainda que seja encaminhada ao poder relação com os nomes de beneficiários e valores não pagos.

Os debates sobre o Plamta na Assembleia começaram tímidos, mas acabaram ganhando força com um pedido e audiência pública apresentado pelos deputados Luciano Nunes, Rubem Martins, Robert Rios e Gustavo Neiva. O debate agora será amplo e o governo terá que justificar a falta de recursos para pagar o Plamta às clínicas que suspenderam o atendimento.

O Plamta foi criado pelo governador Hugo Napoleão e pode ser considerado um dos mais importantes planos de saúde do país. Ele nunca tinha sido interrompido, mas agora deixa de ser a salvação de quem necessita de uma cirurgia. A audiência pública aprovada na Assembleia ainda não tem data para acontecer, mas representa uma esperança de que o governo acerte as contas com os hospitais.

Os requerentes da audiência informaram no requerimento que a mesma discutirá como se encontra o pagamento dos hospitais e clínicas credenciados pelo Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde do Piauí) para atender os milhares de segurados do Plamta.

O deputado Robert Rios teve aprovado ainda requerimento em que solicita à presidente do Iaspi, Danielle Aita, informações sobre pagamentos não efetuados aos fornecedores, servidores terceirizados e prestadores de serviços do órgão. O parlamentar pedetista pediu ainda que seja encaminhada ao poder relação com os nomes de beneficiários e valores não pagos.

Mais uma vítima da violência

Vigilante noturno é morto enquanto trabalhava na zona Sul
 Rubens Pimentel (Foto: Reprodução)

A sociedade está se acostumando aos assassinatos que ocorrem quase que diariamente em Teresina. Quem compra um jornal, liga uma rádio ou acessa um portal de notícias já vai em busca da manchete. Sonhar com uma solução ninguém sonha mais. O governo federal cruza os braços para o problema. Há menos de 24 horas de um assassinato bárbaro contra um funcionário da Vikstar, é morto um vigilante que estava de serviço. Rubens Pimentel, a vítima, era natural de São Paulo e morava no bairro Promorar. A vida de mais essa vítima teve o preço apenas de um celular.

Governador defende o filho

Resultado de imagem para Governador wellington dias
 Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

O governador Wellington Dias vai recorrer da decisão do juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda, João Gabriel Furtado Batista, que condenou seu filho Vinícius a devolver dinheiro público utilizado em frete de avião e hospedagem. Em nota aos meios de comunicação o governador alegou que a despesa foi legal. O problema é que nesses casos fica sempre a mancha no condenado.

PSDB calado

A bancada do PSDB na Assembleia não fez qualquer pronunciamento sobre a decisão do Senado que restabeleceu o mandato do senador Aécio Neves. Também o PT silenciou sobre o assunto. Enquanto isso, a mídia nacional contrária aos tucanos despejou veneno na farofa dos que comemoraram a vitória de Aécio. O portal brasil247 acusou o presidente Temer de ter liberado R$ 200 milhões em emendas para salvar o mandato de Aécio. A fonte da informação foi o jornalista Josias de Souza, colunista do Uol.

A força dos investigados

Segundo noticiou o site da Veja, dos 44 senadores que votaram para derrubar as medidas cautelares impostas ao tucano Aécio Neves (MG), ao menos 19 (43,2%) são alvo da Operação Lava Jato. A maior parte deles (10) é do PMDB, partido que mais deu votos a favor do senador mineiro – foram 18 no total. Apenas dois senadores do PMDB votaram por manter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou e determinou o recolhimento noturno de Aécio. Foram contrários ao tucano Kátia Abreu (PMDB-TO), também alvo da Lava Jato, e Roberto Requião (PMDB-PR).

Proibição

Limite prudencial. Essa é a situação em que se encontra o Estado do Piauí para não conceder reajusta ao funcionalismo e nem nomear concursados. O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, tratou do assunto em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia De acordo com o relatório fiscal apresentado pelo secretário, o governo atingiu o total de 46,7% com despesas de pessoal. O Limite Prudencial delimitado pela LRF é de 46,55. Portanto já foi ultrapassado. Além disso, Rafael Fonteles afirmou que o custeio da máquina pública do governo do Estado teve uma redução de 6% no último quadrimestre de 2017.

A teimosia de Lula  

Resultado de imagem para Lula
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Houve uma época em que se uma pessoa mandasse outra criar vergonha enfrentaria enormes dificuldades. Hoje nada acontece, ainda que o provocador esteja sendo investigado, inclusive já com prisão decretada. O ex-presidente Lula disse em entrevista a uma emissora de rádio de Belo Horizonte, na manhã de hoje (18), referindo-se a órgãos que o investigam: “espero que eles tenham vergonha e peçam desculpas à sociedade brasileira pelo estrago". O estrago a que ele se referiu seria na economia. Lula está em Minas para repetir as pregações que fez no Nordeste.

Feriados

Estamos iniciando mais um longo feriado de quatro dias, considerando-se que o governo do Estado venha a decretar ponto facultativo na sexta-feira. A melhor recomendação que se pode fazer é para que as pessoas não se excedam nas comemorações. Viagens são uma porta aberta para acidentes. Bebedeiras nunca terminam bem. A melhor receita para os que vão ficar em casa é a leitura.

O humor de cada dia

A mãe pede ao filho para ligar para o celular do pai avisando a hora do jantar.

- E aí, meu filho, o que ele disse?

- Mãe, já liguei 3 vezes e sempre quem atende é uma mulher.

- Deixa aquele safado! Ele vai ver quando chegar em casa...

Mal o pai aparece na frente da casa, ela parte pra cima dele,  dá a maior surra no marido.

Os vizinhos se aproximam pra ver o que está acontecendo.

Ela gritando como louca:

- Safado, cafajeste, vagabundo!!! Venha cá meu Filho. Fale pra todo mundo o que aquela mulher falou para você ao telefone.

O Filho, diz :

- Ah Mamãe , ela disse  "O número para o qual você ligou encontra-se desligado ou fora de área.

COMENTE!

17 de outubro de 2017

Temer segue exemplo de Lula

O presidente afirma que tem sido vítima de torpezas e vilezas, e que por isso não pode silencia.

O presidente Temer está seguindo o exemplo do ex-presidente Lula, ao escrever uma carta aos deputados aliados. O documento é destaque na mídia nacional. O que motivou o presidente a escrever a carta foi o vendaval provocado pela divulgação da delação do doleiro Funaro. O presidente afirma que tem sido vítima de torpezas e vilezas, e que por isso não pode silencia.

Michel Temer acusa o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de obstinação para incriminá-lo, chegando a rejeitar a delação de Eduardo Cunha, porque o depoimento do ex-deputado não o criticava. Janot teria então recorrido a Funaro. O doleiro relaciona Cunha a Temer.

Na mídia adversária a carta de Temer aos deputados é uma confissão de desespero, um sinal de que a situação na Câmara realmente piorou muito para o presidente, com a delação de Lúcio Funaro. Foi o que escreveu a jornalista Tereza Cruvinel, do portal brasil247. Ela diz que Temer revelou profundo desprezo pelo povo brasileiro.

O presidente marcha para a mesma situação do ex-presidente Lula, que jura ser mentira tudo o que dizem contra ele. Só que Lula se defende de viva voz. Escrever cartas não podia mesmo ser o “fraco” dele, pelas razões que todos conhecem. Mas é provável que a defesa do presidente, feita através de carta aos deputados, não tenha a aceitação popular dos desmentidos de Lula.

Alerta sobre guerra

O texto abaixo, publicado no site da Veja, é um alerta sobre uma possível guerra nuclear: “a situação na península coreana é “delicada” e “uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento”. A análise Coreia do Norte foi feita pelo embaixador adjunto da na , Kim In Ryong, que, em tom de ameaça e em meio a críticas aos Estados Unidos, fez a declaração nesta segunda-feira, em discurso no Comitê de Desarmamento da Assembleia Geral da ONU”.

Homenagem

A Câmara Federal saiu na frente com homenagem ao Piauí pelo seu aniversário, que transcorre no próximo dia 19. Sessão solene foi realizada nesta terça-feira (17), a requerimento do deputado Assis Carvalho (PT). A TV Câmara transmitiu o evento, que teve como justificativa maior a participação do Piauí nas lutas pela independência do Brasil, episódios que ficaram de fora nos livros de história.

Brincando com a morte

Lucas Pontes
  Lucas Pontes (Foto: Reprodução)

Os bandidos estão matando por brincadeira. Basta ver o que aconteceu com um funcionário da Vikstar,Lucas Pontes, de apenas 24 anos de idade. Ele chegou em casa, do trabalho, no início da madrugada, quando foi atacado por uma dupla que o assassinou a tiro. A vítima ia colocar o carro na garagem, quando foi atingido por uma bala no tórax. A polícia não tem informações de que a vítima tivesse reagido. O carro foi levado por um dos bandidos. O outro deve ter feito a escolta na moto usada pela dupla. Tudo leva a crer que os bandidos já sabiam a hora que o rapaz costumava chegar em casa. Nada garante que tais bandidos serão severamente punidos.

Gurgueia sem segurança

O distante município de Redenção do Gurgueia está sem segurança. Dispõe de apenas um policial, sem viatura. Em apenas uma semana houve quatro tentativas de homicídio. Foi o que disse a deputada Lisiê Coelho, em pronunciamento na tribuna da Assembleia. Ela disse que há muitos drogados na cidade e que esse assunto já foi levado várias vezes à Secretaria de Segurança. A deputada disse também que vai se juntar ao prefeito da cidade, Ângelo Macaxeira, para que as autoridades da segurança olhem para o Gurgueia com outros olhos.

Empenhos suspensos

A oposição na Assembleia criticou a suspensão dos empenhos para pagamentos a empresas que prestam serviços ao Estado. O deputado Robert Rios disse que tal suspensão é o último passo para o não pagamento do funcionalismo. O deputado Rubem Martins observou que a empresa quando requer o pagamento já recolheu o imposto e que no caso o decreto de suspensão do empenho é o próprio calote.

Seguro garantia safra  

Resultado de imagem para Deputado Rubem Martins
 Deputado Rubem Martins (Foto: Reprodução)

O deputado Rubem Martins voltou a cobrar o pagamento do Seguro Garantia Safra. Ele cobrou a atenção do governo e do líder governista na Casa, deputado João de Deus (PT), lembrando que existem R$ 8,5 milhões de parcelamento do Seguro Garantia Safra vencidos, sendo que a última parcela venceu no dia 06 de junho deste ano. “Eu peço a intermediação dos deputados da base governista, porque afinal de contas são cento e dez mil famílias de agricultores que podem ficar prejudicadas, sem receber as parcelas do Seguro Garantia Safra” - salientou

Homenagem ao Dr. Pessoa

Resultado de imagem para Deputado Dr. Pessoa
 Deputado Dr. Pessoa (Foto: Reprodução)

O deputado Dr. Pessoa (PSD) convidou os colegas para participarem amanhã (18), em Parnaíba, da solenidade em que será homenageado pela Câmara de Vereadores daquele município com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo, que teve a sua concessão aprovada por aquela Casa. Dr. Pessoa agradeceu ao prefeito de Parnaíba, Francisco Moraes Souza, o Mão Santa, e a todos os vereadores pela homenagem. Ele aproveitou ainda para parabenizar o prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, e o deputado Marden Menezes (PSDB), bem como a população daquela cidade, pelos festejos alusivos a Nossa Senhora dos Remédios, que reuniram mais de 30 mil pessoas

O humor de cada dia

Caipira montou uma fabriqueta de sal moído no fundo do quintal, dando ao produto o nome de “sal agosto”. O dono da gráfica que imprimiu as embalagens ficou curioso sobre o nome do sal, e o caipira explicou que o objetivo era obter uma propaganda de graça no programa da Ana Maria Braga. Mais curioso ainda ficou o fabricante das embalagens, que expressou suas dúvidas, uma vez que a TV Globo não faz cortesia pra ninguém. O caipira disse que a apresentadora de TV costuma pedir aos seus telespectadores que usem sal a gosto, quando vai ensinar suas receitas de bolo. É aí que entra o meu produto ( sal agosto) – explicou.

COMENTE!

Curva no Saci provoca novo acidente

Se ultimamente não tem morrido gente nas constantes batidas deve ser por mera coincidência.

Uma curva fechada na Avenida Maranhão, próxima ao conjunto Saci, já fez várias vítimas fatais, mas ultimamente os acidentes têm provocado apenas danos materiais. Mas isso não é decorrente de avisos. No local apenas candidatos a cargos eletivos colocam seus cartazes no poste mais visível. Se ultimamente não tem morrido gente nas constantes batidas deve ser por mera coincidência.

No último sábado os moradores mais próximos da curva saíram às pressas para ver o resultado de nova batida. A pancada foi forte e o poste foi ao chão. O carro teve a frente esbagaçada. Mas o condutor não sofreu nada. Apenas a pessoa que estava sentada ao lado sofreu ferimentos. Alguns curiosos voltavam resmungando: ah, não morreu ninguém!

Por conta desse acidente, as últimas quadras do conjunto ficaram sem energia, das 12 às 19 horas. Uma equipe da Eletrobras trabalhou durante todo esse tempo, sendo visitada com frequência por aqueles que não suportavam ficar dentro de casa. Os técnicos animavam a todos: daqui a pouco a energia vai voltar. Mas a curiosidade era uma só: “o dono do carro escapou”?

Para quem não sabe, os acidentes fatais na curva da Avenida Maranhão correram por conta de bebedeiras. Não se sabe porque diminuíram, mas a verdade é que as casas noturnas do passado continuam funcionando. É possível que as mortes tenham servido de exemplo. De qualquer forma, seria oportuno que houvesse sinalização na curva, nem que fosse para proteger o poste.

DIA DO PROFESSOR

Escreveu Francisco Carvalho no facebook, sobre o dia do professor: ‘tive tantos professores bons, humanos e cuidadosos que seria impossível citá-los todos. Para não incorrer no risco da omissão resolvi homenageá-los através do exemplo de dedicação que foi minha querida professora Teresinha Oliveira (Teresinha Franciscadeoliveirarodrigues ) pela sua valiosa contribuição no início da minha vida escolar. Em nome da professora Teresinha, parabenizo todos os meus professores neste dia tão bonito’.

Incêndio

Um assentamento do MST foi praticamente destruído por um incêndio, no povoado Chapadinha, município de Teresina, causando a morte de uma criança de dois anos, cuja mãe, muito pobre, se sentiu culpada pela morte da filha, pois voltou para resgatar documentos do Bolsa Família, sem imaginar que ela seguiria atrás, sem ser percebida. Está o MST agora empenhado em obter donativos para as vítimas do incêndio, enquanto a polícia tenta descobrir como o fogo começou. A arrecadação tem como ponto de apoio a secretaria do MST, localizada no bairro Redenção, por trás do Lord Hotel, na zona Sul de Teresina.

Tranca rua

Uma rua asfaltada ligando o Posto Fiscal da Tabuleta ao conjunto Saci, passando pela comunidade Santa Luzia, foi interditada sem qualquer aviso. Motivo da interdição: escavação para colocar manilhas em um bueiro que vem de cima e desce inundando tudo durante o inverno. Quem trafega pela referida rua tem que fazer manobra apertada de retorno. Não se sabe quem é o responsável pela obra, pois não existe qualquer indicação.

Maia quer o poder

Resultado de imagem para Deputado Maia
 Rodrigo  Maia (Foto: Reprodução)

Matéria publicada no portal brasil247 dá conta de manobra do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para derrubar Michel Temer e ocupar o cargo. Diz a matéria, a certa altura: “em um jantar na companhia dos senadores Renan Calheiros e Kátia Abreu, os maiores críticos de Temer no PMDB, Maia falou abertamente da chance de Temer não sobreviver à segunda denúncia e já discutiu cargos num eventual governo comandado por ele; deputados pró-Maia também participaram do jantar que ocorreu semanas atrás; combinaram que numa gestão do demista, Moreira Franco seria mantido, mas fora do Planalto “.

Leis caducas

 Pelas leis existentes no Brasil não será possível a diminuição da violência no país. Com o congresso atual será impossível a modificação das leis. Assim continuaremos assistindo crimes como um que aconteceu na cidade de Timon, no último sábado, em que dois homens invadiram uma residência, fazendo reféns os ocupantes. A polícia prendeu um dos sequestradores. Ataques desse tipo são comuns e já nem merecem destaque na grande mídia. Dentro de uma semana ninguém saberá mais nada sobre esse crime, pois outros haverão de surgir, ocupando espaços na comunicação.

Temer e os santos

Resultado de imagem para Temer
 Presidente Temer (Foto: Reprodução)

O presidente Temer não perde oportunidade para tentar melhorar sua imagem perante a opinião pública. Em mensagem publicada no último domingo ele destaca a canonização de 30 mártires de Cunhaú e Uraçu, no Rio Grande do Norte, lembrando que esses santos foram vítimas da intolerância No texto, o presidente afirma que o mundo traz marcas de “extremismos, de incertezas”, além de viver uma crise de solidariedade, que precisa ser vencida. “O nosso mundo traz, infelizmente, marcas de extremismos, de incertezas. Nossa capacidade de cooperar, de agir em conjunto, está sendo submetida a duros testes. Atravessamos uma crise de solidariedade”.

Poluição sonora  

Resultado de imagem para Evaldo Gomes
 Deputado Evaldo Gomes (Foto: Reprodução)

O deputado Evaldo Gomes apresentou requerimento pedindo o empenho da Polícia Militar no sentido de proibir a poluição sonora que uma casa noturna localizada na rua Diamantina,3645, no bairro Socopo, próximo à Avenida Kennedy, está causando aos moradores da área. Ele disse que já foram registrados boletins de ocorrência na delegacia específica, mas o barulho não diminuiu. A casa funciona a noite inteira, disse o deputado.

O humor de cada

O pescador estava à beira de um rio quando chega um homem, e eles ficam dialogando.

– você está fazendo o quê?

– Pescando…

– Já pescou alguma coisa?

– Xiiii…muitos, mas muitos mesmo…peixes de todos os tipos!

– Você sabe quem eu sou?

– Não…

– Sou o fiscal do IBAMA e aqui é proibido pescar!

– E você, sabe quem eu sou?

– Não faço a maior idéia…

– Eu sou o maior mentiroso do mundo!   

COMENTE!

13 de outubro de 2017

Lula poderá obrar milagres ainda em vida

Algumas pessoas acham que o fanatismo pelo ex-presidente Lula o levará à condição de milagreiro.

Algumas pessoas acham que o fanatismo pelo ex-presidente Lula o levará à condição de milagreiro. Poderiam compará-lo ao Padre Cícero do Juazeiro ou então a São Francisco. O assunto não é despropositado, pois já apareceu um político pára dar o primeiro passo nesse sentido.

Vejamos o que publicou ontem (12) o portal brasil247: “o deputado federal Wadih Damous (PT) publicou vídeo em que compara a perseguição da Justiça ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao sofrimento enfrentado pelo herói da Independência brasileira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes”.

O portal vai mais fundo na mensagem de Damous, em que ele cita a sentença que condenou Tiradentes; “texto da época pune até mesmo os filhos e netos de Tiradentes, que foram considerados infames”

“O deputado então faz um paralelo com os tempos atuais e lembra que a casa do filho de Lula foi invadida, por meio de um mandado "irresponsável", para que se buscasse drogas e armas; "Isso é o estado policial. Uma perseguição aberta ao ex-presidente Lula e sua família. Por causa disso Dona Marisa morreu" – conclui o deputado petista.

As primeiras promessas de petistas fanáticos por Lula poderão ser feitas com pedidos de chuva nas áreas mais secas do Nordeste. É só consultar a meteorologia e colocar o ex-presidente como o causador das chuvas que caírem. Daí para a canonização será apenas um passo. Ele só teria que morrer.

Criança com fé

O meu neto Gabriel Tobias, de apenas nove anos de idade, estava há uma semana sem usar o computador, pois o mesmo não ligava mais. Só que ele resolveu apelar pra Deus. Plantou o joelho em terra e pediu que o pai eterno fizesse com que o aparelho acendesse como presente pelo Dia da Criança. Não deu outra. Gabriel passou a tarde brincando com seus jogos.

Políticos vaiados em Aparecida

Os fieis em Aparecida do Norte não pouparam os políticos de vaias durante a comemoração aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida na última quinta-feira (12). Mal foi exibida uma mensagem em vídeo do Papa Francisco e já foram anunciados os nomes do governador Geraldo Alkmin (PSDB) e os ministros Antônio Imbassahy (secretaria de Governo) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Inovações), os quais ganharam estridente vaia.


Novamente o porto

O Porto de Luis Correia será tema de debate na Assembleia Legislativa, devido ao anúncio do governo estadual sobre o início de nova etapa em suas obras, através de parceria público-privada. A previsão é para que as obras reiniciem ainda este ano. O próprio governador Wellington Dias anuncia um porto de pequeno porte, em condições de atender ao turismo, a pesca e alguma carga trazida em embarcações de calado menor. O governo tem a pessoa certa para medir força com a oposição na Assembleia, quando esta se ocupar do assunto. Trata-se do deputado Dr. Hélio, representante de Parnaíba e forte defensor do governo.

Nova Gestão hospitalar

A partir do próximo dia 18, seis hospitais estaduais terão nova gestão. Trata-se da Fundação Estadual Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), que agora é parceira da Secretaria Estadual de Saúde. São os seguintes os hospitais a terem a nova gestão:Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portela, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela - todos em Teresina -, além do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, e do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

Deputado no facebook 

Resultado de imagem para deputado júlio Cesar 
 Deputado Júlio César (Foto: Reprodução)

Escreveu o deputado Júlio César no facebook: “Boa tarde, gostaria de comunicar em primeira mão que um acordo entre os Correios e o Banco do Brasil vai garantir o funcionamento do Banco Postal. O anúncio foi dado pelo ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. O acordo garante o funcionamento de 1900 agências que iriam fechar as portas ainda este mês. Peço a todos que compartilhem, grande abraço, deputado Julio Cesar”.

Barulho prolongado

A barulheira começou mais cedo esta semana no conjunto Saci. Os paredões de som começaram a esturrar na noite de quarta-feira e deverão continuar até a madrugada de domingo. Além do alto volume, incomoda também o mau gosto musical. A delegacia de Proteção ao Meio Ambiente precisa agir contra o abuso, não fazendo como a extinta Delegacia do Silêncio, que silenciava diante da poluição sonora.

Briga, morte e incêndio

Um homem resolveu entrar de penetra na festa de outro que já não era seu amigo, resultando em briga e morte do penetra. A população ficou solidária com o que morreu e ateou fogo na casa do que matou. O fato aconteceu na madrugada desta sexta-feira (13) no Residencial Deus Quer. Está agora a polícia querendo saber quem teve a idéia do incêndio. O penetra sofreu sete facadas e ainda chegou a ser socorrido. Vítima e agressor já eram rivais, por suposto envolvimento Com o tráfico de drogas – informou a polícia.

O humor de cada dia

Matuto sai de casa para uma espera que havia bem próxima, mas antes fez um acordo com a esposa:”na hora que eu matar a caça você vai ficar sabendo, pois eu vou gritar pedindo que você jogue o feijão no mato” – disse ele convencido. Bem acomodado na rede, o matuto logo percebeu a entrada de um veado na espera. De arma apontada ele ficou pensando:”eu mato esse veado, vendo o couro, compro umas mercadorias, vou aumentando meu capital até formar uma boiada, e quando eu descer essa serra será gritando ê boi. O veado saiu correndo. 

COMENTE!

11 de outubro de 2017

SETUT justifica cobrança de roubo a trocadores

o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina – SETUT, trata do assunto em nota distribuída aos meios de comunicação.

Curiosamente, o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro), em declarações de seu vice-presidente, Francisco das Chagas Oliveira, omitiu o verdadeiro motivo da paralisação de três horas no dia de ontem (10), que foi um protesto contra o desconto no salário dos cobradores, dos valores roubados em assaltos aos coletivos. Mas o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina – SETUT, trata do assunto em nota distribuída aos meios de comunicação.

Diz textualmente o SETUT: “A entidade esclarece que, de acordo com a convenção coletiva, existe um procedimento padrão junto aos cobradores que é de, sistematicamente, fazer retiradas de valores da gaveta e armazenar em um compartimento próprio os valores arrecadados da tarifa. Na gaveta dos ônibus deve constar somente em torno de R$ 30,00 para ser utilizado como troco, conforme estabelecido em acordo coletivo da categoria de motoristas e cobradores.

Quando acontecem os furtos e os valores levados são bem superiores ao determinado pelo Sistema de Transporte, esses valores são descontados do cobrador; visto que o mesmo não seguiu a regra estabelecida pela convenção coletiva, ficando sujeito às penalidades previstas. Quando o valor furtado é de R$ 30,00, de acordo com a regra estabelecida, esse valor não é descontado do funcionário.”.

Seria bom que os passageiros tivessem de quem descontar os valores roubados pelos bandidos. A rigor, quem deveria restituir esses valores era o dono do ônibus, que não deu a devida segurança aos usuários. Alguém já imaginou como seria um ônibus com um segurança armado em seu interior?

Incêndio prolongado

No município de Assunção um incêndio se prolonga desde o último dia 5. Tudo começou na comunidade Maçaranduba e pelo menos seis fazendas já foram atingidas, causando a morte de animais domésticos e silvestres. A população está assustada, sem ter a quem recorrer, lamentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assunção.

Instinto de mãe

Em luta corporal para salvar o filho da morte, uma mãe acabou sendo baleada. O filho morreu. Ela se chama Luciana de Souza Santos e o filho Cosme Damião dos Santos Neto. O crime aconteceu no conjunto Renascença II, no início da noite da última terça-feira. Há casos em que a vítima não consegue evitar o confronto. Luciana ouviu disparos, e quando percebeu que o alvo era o seu filho não mediu as consequências. A polícia informou que ela travou luta corporal com o bandido, chegando a tomar a chave da moto.

Em defesa da família

O deputado Francis Lopes tem se mostrado um defensor da família na Assembleia, chegando mesmo a denunciar a influência das mídias sociais e da TV na desagregação familiar. Ele sugere que as religiões orientem os pais de família no sentido de cuidarem melhor da educação dos filhos. O grande problema está na falta de estrutura dessas famílias. Pais desempregados ou com rendas muito pequenas não conseguem ter voz altiva dentro de casa.

Desobstrução

A palavra desobstrução é mais usada quando se trata de matéria travada no parlamento. É aí que o governo usa de todos os meios para obter a desobstrução. Mas agora há uma obstrução que certamente preocupa mais o presidente da República, a de uma artéria coronária no seu peito. Michel Temer já publicou uma nota explicando que sua saúde vai bem e que a desobstrução (da artéria) só será feita após umas votações interessantes no congresso. Haverá tempo suficiente para as esquerdas torcerem pelo pior.

Esquerda reage

O portal de esquerda brasil247 reagiu indignado contra uma denúncia de que o filho do ex-presidente Lula, Marcos Lula da Silva, teria droga guardada em casa. Diz o portal: “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve um pedido formal de desculpas ao ex-presidente Lula em razão da busca policial realizada contra Marcos Lula da Silva, que ontem foi vítima de busca e apreensão em razão de uma denúncia anônima – e infundada – sobre tráfico de drogas; o pedido de busca foi feito por um delegado da Polícia Civil paulista à justiça de Paulínia, que autorizou a ação; no mandado, havia apenas o endereço, sem identificação do alvo”

Obesidade

A reunião pelo dia internacional de combate à obesidade, realizada hoje (11) na Assembleia, a requerimento do deputado B.Sá (PP), teve pouca participação popular, apenas 15 pessoas no plenarinho (11 populares e 4 expositores). Apesar do convite feito aos deputados, lá esteve apenas o autor da proposição. Os convidados foram Ana Joana Mauriz Alves (profissional de educação física),Fernanda Jorge Martins (nutricionista),Sildineia Pires (psicóloga), Regieli de Oliveira (nutricionista) e Marlon Moreno (cirurgião do aparelho digestivo)

Educação em Tempo integral

O deputado João de Deus (PT), líder do governo na Assembleia, informou ao plenário que o Estado do Piauí é o terceiro com maior cobertura na escola de tempo integral. Ele disse que considera importante o aluno passar o dia todo na escola. João de Deus é antes de tudo um educador, tendo sido presidente do Sindicato dos Professores, durante muitos anos.

O humor de cada dia

O português, dono da barbearia, comprou um carro e chegou em casa excitadíssimo:

– Mulher, mulher – foi logo dizendo – você não acredita ! Fui dar uma voltinha de carro e descobri que a cidade inteira me conhece!
– Ora, pois, Joaquim! Como vão lhe conhecer se moramos numa cidade tão grande!!?
– Então, venha dar um passeio comigo Maria!
E lá foram os dois. Joaquim dirigia mal pra caramba e ai dando fechada em todo mundo. E em cada fechada, ouvia:
-BARBEIRO! BARBEIRO!
-Viu Maria??? Como eu não lhe menti – diz ele, acenando para todos que o xingavam.
Mais adiante, outra fechada!
-Seu BARBEIRO!
-Tudo bem contigo, amigo? – cumprimentava o Joaquim.
De repente, ele dá uma fechada mais feia em um outro carro e por pouco não bate.
-Seu BARBEIRO, FILHO DA P**!!! – xinga o motorista.
E Maria logo fala:
-Raios me partam, Joaquim. Eles conhecem até a vossa mãe!! 

COMENTE!

10 de outubro de 2017

Pesquisador se expõe ao ridículo

Quem vai mesmo acreditar que as pesquisas feitas com candidatos petistas são isentas?

(Foto: Reprodução)
 
Ele é presidente do instituto de pesquisas Vox Populi, aquele que deu 67% de aceitação para o governador Wellington Dias. Até então não se sabia o quanto ele era capaz de zombar da cara de todo mundo. Mas agora ele se expôs de uma vez. Afirmou que o ex-presidente Lula disputará o Palácio do Planalto de qualquer maneira em 2018, até mesmo preso.

Com essa afirmação, João Francisco Meira (é esse o nome do cientista) coloca em risco seu Instituto. Quem vai mesmo acreditar que as pesquisas feitas com candidatos petistas são isentas? Se ele não tiver a resposta que merece da grande mídia, logo poderá afirmar que Lula será candidato até morto e sepultado.

A declaração do cientista político só teve repercussão no portal brasil247, que faz a apologia petista e das esquerdas como um todo. É preciso muita paixão para que o responsável por um instituto de pesquisas faça uma afirmação tão estranha. Quem, de sã consciência, votaria em um candidato que estivesse curtindo cadeia?

Depois dessa afirmação do cientista político João Francisco, pouca gente vai acreditar nas pesquisas do Vox Populi. Ele talvez não tivesse pensado em sua responsabilidade como pesquisador, mas tão somente em atirar flores no seu ídolo. Resta saber o que Lula fez pelo Vox Populi e se poderia fazer novamente, mesmo estando preso.

Lição de Timon 

Resultado de imagem para ônibus de timon cyti
 Foto: Reprodução

A cidade de Timon acaba de dar mais um salto na frente de Teresina, em relação aos ônibus urbanos. A partir do dia 12 do corrente as passagens poderão ser pagas com cartões de débito ou de crédito. Os cobradores de Teresina não estão conseguindo nem voltar o troco. Os ônibus de Timon são mais conservados e saíram na frente com o ar refrigerado.

Jornal não se rende 

Resultado de imagem para deputado João de deus 
 Deputado João de Deus (PT)

O jornal Diário do Povo não se intimidou com o discurso do líder do governo na Assembleia, deputado João de Deus (PT), que o chamou de mentiroso, por causa de matéria sobre os “acordos” do governador Wellington Dias com a cervejaria Itaipava. Em sua edição de hoje (10) o jornal praticamente repete o assunto, publicando cópias de documentos que o deputado disse não existirem.

Festival de rabecas

O festival de rabecas do município de Bom Jesus completa dez anos e tem a sorte de encontrar o seu cariador, Fábio Novo, à frente da Secretaria de Cultura do Estado. Com o intuito de preservar e disseminar a tradição desse instrumento, muitas vezes discriminado, que nasceu em 2008, o Festival de Rabecas de Bom Jesus teve como principal inspiração o mestre rabequeiro Joaquim Carlota, filho da cidade, que toca desde os 12 anos o instrumento que aprendeu sozinho.

Teresina sem ônibus 

Resultado de imagem para deputado Evaldo Gomes 
 Deputado Evaldo Gomes (Foto: Reprodução)

O deputado Evaldo Gomes condenou a atitude dos proprietários de ônibus urbanos de Teresina, de descontarem dos cobradores os valores roubados por assaltantes. Ele disse que os cobradores são vítimas e não têm nenhuma culpa pelos assaltos. Ele fez referência à paralisação dos ônibus no dia de ontem, motivada pela estranha atitude dos empresários.

Projeto polêmico

O projeto do governo aumentando impostos causou impacto negativo, com a reação de empresários que compareceram à assembleia na manhã de hoje (10). A Comissão de Constituição e Justiça retirou a matéria de pauta, até que seja realizada reunião dos empresários com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, marcada para amanhã (11), na sede da FIEPI.Por conta da retirada de pauta, o deputado Evaldo Gomes, presidente da CCJ, recebeu elogios da oposição.

Penitenciária

Com 24 votos a favor, um voto contrário e um voto em branco, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí aprovou a mensagem do Governo do Estado que veta totalmente o projeto de lei que dá o nome de Nelson Mandela à Penitenciária Regional de Campo Maior. A votação foi secreta e em discussão única. O projeto, de autoria do deputado Aluísio Martins (PT), foi apresentado em junho de 2017 e aprovado pela Casa. Segundo o Veto, o projeto de Lei é contrário ao interesse público. Agora ficou claro que o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, não teve nada a ver com o batismo. Já tem deputado se preparando para dar outro nome à penitenciária.

Obesidade 

 
 Deputado B. Sá (PP) (Foto: Reprodução)

O deputado B.Sá (PP) ocupou o espaço dos pequenos comunicados da sessão da última segunda-feira (09) para convidar a população a prestigiar a palestra de lançamento da campanha de combate à obesidade, um problema de saúde que atinge hoje toda a humanidade. O debate será no plenarinho da Assembleia, a partir das 09:30h desta quarta-feira (11). B Sá disse que “É preciso que todos nos sensibilizemos com o assunto da obesidade, mobilizando os meios de comunicação e entidades da sociedade civil organizada, pois o assunto é muito mais grave do que se imagina e de como está sendo enfrentado”,

O humor de cada dia

Caminhoneiro fica no prego em frente a um hospício. Uma roda sacou e os quatro parafusos se perderam. Ele ficou inquieto, enquanto um interno observava tudo de cima do muro. Como quem desejasse colaborar, sugere o interno: ”porque o senhor não tira um parafuso de cada uma das outras rodas e segue até uma oficina”? O dono do caminhão achou a ideia genial e afirmou: “eu pensei que você fosse doido”.O interno responde, estampando um sorriso no rosto: ”doido eu sou. Só não sou é burro”.

COMENTE!

09 de outubro de 2017

Paredões de som voltam a incomodar na zona sul

Eles são estúpidos, mas devem possuir prestígio junto às autoridades.

Eles são estúpidos, mas devem possuir prestígio junto às autoridades. Não possuem boa formação intelectual, mas são robustos fisicamente, sinal de que foram bem criados. São bem “arrumados” financeiramente, pois estão sempre nas baladas, jantando em restaurantes e consumindo bebidas caras.

No trânsito são identificados pelos reboques que arrastam à noite, com poderosos aparelhos de som, os quais são ligados em alto volume. São mal educados por natureza, pois ligam seus aparelhos em frente a pequenas casas noturnas, sem ao menos pedir permissão aos proprietários.

Alguns donos de bares não permitem a ligação de aparelhos de som em alto volume, mas eles insistem em perturbar as clientelas do outro lado da rua, como se dissessem: aqui eu posso, pois as ruas não têm donos. Chegam mesmo a retornar ao local de onde foram expulsos, onde passam a beber e fumar.

Não faz muito, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente deu um “chega-pra-lá” nos donos dos “paredões” que tiram o sossego de quem mora no Parque Piauí ou no Saci, mas eles voltaram com volume ainda mais alto. São três dias de desassossego: sexta-feira, sábado e domingo.

Os moradores dos conjuntos acima citados já não pedem que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente proíba o alto volume dos “paredões” de som, mas que exija músicas de bom gosto, pois eles estão incomodando mais pelo péssimo gosto musical do que pelo alto volume dos aparelhos.

Saiu no portal brasil247

O Partido dos Trabalhadores já traça uma estratégia jurídica para permitir que Luiz Inácio Lula da Silva concorra à Presidência mesmo se for condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4); a legenda já faz planos jurídicos para impedir eventual inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa e permitir que Lula possa se candidatar sub judice; especialistas em legislação eleitoral afirmam que há um risco tanto político quanto jurídico de concorrer nessa situação, mas que há viabilidade e que são inúmeros os casos de vereadores, prefeitos e deputados que concorreram com base em liminares na Justiça e acabaram eleitos

Bolsonaro na mídia

Resultado de imagem para Bolsonaro
 Deputado Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

As próximas pesquisas eleitorais dirão se o deputado Jair Bolsonaro terá condições de crescer debaixo de pancadas da grande mídia. Ele foi capa na última edição da Veja e aparece em entrevista da Folha. É provável que venha a ser notícia de fora para dentro, em sua viagem aos Estados Unidos da América. O pré-candidato a presidente já conseguiu até abrandar o seu discurso, admitindo privatizações. É no jogo que se aprende a chutar a bola.

Crescendo em pesquisa

Resultado de imagem para Wellington dias
  Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

Com 67% de aceitação em pesquisa do Vox Populi, o governador Wellington Dias já não precisa se preocupar com um possível atraso no pagamento do funcionalismo. Seu carisma é mais forte do que qualquer tragédia. Mas o resultado desse crescimento pode ser também a falta de concorrentes. Até o momento o governo tem gente na fila para formar com o governador, como candidato a vice ou a senador. Como vantagem, Wellington Dias tem ainda o fato de que o único político a lhe fazer oposição, o deputado Robert Rios, diz não ser candidato a nada. A matéria ganhou destaque no portal petista brasil247.

Família marcada

Até agora, somente a família do garoto que passou a noite dentro da penitenciária Major César, fazendo companhia a um condenado por estupro tem sido alvo de críticas e incriminações. A mãe do menor, Sebastiana Rodrigues, aparece numa reportagem da revista Veja preocupada com a retirada dos filhos de seu convívio, mas a nível de Teresina, ela deverá ser responsabilizada igual ao marido. Em declaração à Veja ela disse que não concordou com a ida do filho para uma noite em companhia um estuprador. Pelo visto, no presídio ninguém tem culpa por nada.

Trânsito complicado

  As pessoas que trafegam pela Avenida Miguel Rosa, zona sul, não se cansam de imaginar como ficará o trânsito quando as novas estações de passageiros estiverem funcionando. Atualmente os engarrafamentos são por conta apenas das estacas fincadas no meio do asfalto. Com as estações em funcionamento haverá gente chegando e saindo, sob riscos de atropelamento. O término das obras tem demorado tanto que algumas vão precisar de reforma na pintura antes da inauguração.

Dívida milionária

Como pode um apresentador de TV dever tanto em imposto de renda? É o que qualquer pessoa normal questiona em relação ao apresentador de TV Ratinho. Carlos Massa (é esse o seu nome próprio) estaria devendo R$ 74 milhões referentes ao Imposto de Renda. Ele estaria passando por uma blitz promovida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda. O objetivo é buscar em seus bens valores para quitar a dívida. Ele possui uma fazenda no Acre, avaliada em R$ 225 milhões.

Matéria polêmica

Resultado de imagem para Dr. Pessoa
 Deputado Dr. Pessoa (Foto: Reprodução)

O deputado Dr. Pessoa apresentou um requerimento de repúdio à Câmara Federal pela aprovação do fundo de campanha. Alguns colegas pediram que ele retirasse o pedido, até que haja maior discussão sobre o assunto. Em princípio, o que o plenário queria era a vinda de um deputado federal para debater o assunto no plenário da Casa. O deputado Robert Rios defendeu que venham dois deputados, um que tenha votado a favor e outro que tenha votado contra. Ele sugeriu o que votou contra, Silas |Freire. O outro deverá ser Júlio César ou Marcelo Castro.

O humor de cada dia

Um homem encontra um sem-abrigo na rua que lhe pede dinheiro. O homem dá-lhe algum dinheiro e pergunta: “Vai gastar esse dinheiro em álcool?”

COMENTE!

07 de outubro de 2017

Menor em presídio ainda repercute

O menino teria recebido uma promessa de ganhar R$ 20 reais do detento que ficou com ele na cela

Resultado de imagem para menino no presidio 
 Foto: Reprodução

Ainda repercute na mídia nacional o episódio do menor que passou a noite na penitenciaria Major César, no município de Altos (PI). Agora é o site da Veja que divulga as informações mais recentes da polícia sobre o caso. O menino teria recebido uma promessa de ganhar R$ 20 reais do detento que ficou com ele na cela. Diz o site da veja textualmente:

“A Polícia Civil do Piauí suspeita que o agricultor Gilmar Francisco Gomes, de 49 anos, tenha deixado o filho de 13 anos passar a noite na cela do detento José de Ribamar Pereira Lima, de 52, em troca da promessa de que poderia trabalhar na horta da Colônia Agrícola Major César Oliveira. A lavoura é administrada pelos presos, que comercializam os produtos e, em época de colheita, contratam trabalhadores, a quem pagam 20 reais por dia”.

O site da Veja reproduz aquela informação que tanto repercutiu em Teresina, de que o detento prometera dar um par de sandálias japonesas, um videogame e um telefone celular no Dia das Crianças, para o menino e seu irmão mais novo. O que a mídia nacional não repercute é a polêmica sobre o pedido de afastamento do secretário de Justiça, Daniel Carvalho Oliveira valente, feito pelo deputado Robert Rios.

O secretário ganhou a defesa do tio Dr. Hélio, deputado estadual, que desafiou o oposicionista Robert Rios na tribuna. Os dois se atritaram fortemente, mas se entenderam logo na sessão seguinte. Resta saber se Robert Levará adiante seu pedido contra o secretário a organismos internacionais, conforme prometeram em discurso.

Rodovia da morte

A rodovia da Morte (135) fez mais duas vítimas na tarde da última quinta-feira. Uma criança de apenas oito meses, Artur Miranda e o condutor do veículo, Blair Herculano de Carvalho, morreram. A notícia publicada no portal GP1 diz que havia outras pessoas no veículo, uma Strada de cor branca, mas que já estariam fora de perigo, no hospital Tibério Nunes, em Floriano. Não foram apenas as más condições da estrada que causaram o acidente, mas também a alta velocidade do condutor, diz o texto do GP1.

Expulsão de poeta

A polícia expulsou do velho prédio abandonado do INPS na Praça João Luis Ferreira, o poeta Francisco de Assis Silva, mais conhecido como Chiquinho Garra. Ele se abrigava no antigo prédio há seis meses. Haveria outras cinco pessoas morando no local, mas só o poeta se encontrava presente quando a polícia chegou. Dos sete andares do prédio, dois estariam sendo habitados, inclusive com ligação clandestina de energia. Devia ser preso também quem condenou aquele bem público ao abandono total e absoluto.

Más notícias

O Piauí só é notícia ruim no portal GP1. A mais recente é sobre o arrombamento de uma agência da Caixa Econômica na cidade de Oeiras, onde os bandidos chegaram a trocar tiros com a polícia. O GP1 não é um portal de análise, mas tão somente de notícias. Assim, ele publica o que a afiliada de Teresina, a TV Clube, manda de última hora. Em matéria de assaltos o portal nunca vai publicar o lado bom de uma notícia, pois a polícia nunca prende os bandidos, que estão bem mais organizados.

Número de suplentes

Resultado de imagem para Mauro Tapety 
 Deputado mauro Tapety (PMDB)

O deputado Mauro Tapety (PMDB) não se sente pequeno por ser suplente convocado na Assembleia. Ele não vê motivo para que o seu colega Robert Rios se refira tanto à bancada de suplentes na Casa. Na sessão da última quinta-feira, Tapety afirmou que fez um levantamento sobre o número de suplentes nas duas últimas legislaturas, que eram de nove cada uma, e hoje são 11. O deputado Robert Rios costuma dizer que são 14.
 
Oficina do Interlegis

Vereadores, gestores e servidores de 14 Câmara Municipais participaram, na quinta e sexta-feira últimas, na sala do Interlegis da Assembleia Legislativa do Piauí, de oficina sobre a criação do Portal Modelo e SAPL, duas plataformas que o Interlegis de Brasília oferece para os legislativos municipais de todo o país, em parceria com o Senado Federal. Nesta turma matricularam-se servidores das Câmaras de Lagoinha do Piauí, União, Piracuruca, Água Branca, Guadalupe, Antonio Almeida, Ribeiro Gonçalves, Arraial do Piauí, Campo Maior, Barra D'Alcântara, Castelo do Piauí, Monsenhor Gil, Sussuapara e São Luis do Piauí.
 
Gastos com campanhas

Escreveu o jornalista Claudio Barros, no facebook: “Em 2014, Dilma declarou gastos de R$ 300 milhões. Aécio, R$ 277 milhões. Total, R$ 577 milhões. Aí se aprova uma lei limitando a R$ 70 milhões o custo máximo das despesas de campanha das campanhas presidenciais. Esse tipo de medida legal é uma espécie de confirmação do uso futuro do caixa 2”.

A Veja e o Bolsonaro

Resultado de imagem para bOLSONARO 
 Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

A esquerda petista não dá sinais, mas está festejando a matéria de capa da última edição da revista Veja, que considera o pré-candidato a presidente, Jair Bolsonaro, uma ameaça ao país. Essa esquerda precisa entender que não é esse tipo de exposição que prejudica uma candidatura. Existe aquele adágio que diz: “fale mal, mas fale de mim”. É sob ataques da mídia que o ex-presidente lula vem crescendo nas pesquisas.

O humor de cada dia

O jornalista Carlos Said narrava o jogo de um time de futebol do Piauí no Rio de Janeiro, quando narradores e comentaristas cariocas numa cabine ao lado faziam gracejos com ele, por causa da repetida narração “suspendeu a bola para Sima”. Os cariocas jamais imaginaram que no time piauiense houvesse um jogador chamado Sima (Simão Teles Bacelar). Eles só pensavam que o narrador piauiense era um analfabeto, capaz de cometer tamanho pleonasmo. Foi por causa desse episódio que Carlos Said proferiu e popularizou a expressão “apedeutas”, pois  foi assim que ele chamou, em frente aos microfones, aqueles que o criticavam sem conhecer a verdade.

COMENTE!

05 de outubro de 2017

População poderá eleger os piores em 2018

A verdade é que os políticos honestos não se destacam em pesquisas.

O Brasil vive uma situação inédita para realizar, no próximo ano, eleição para presidente da república. O nome mais cotado nas pesquisas, o ex-presidente Lula, responde a sete processos e tem prisão decretada. O presidente da República, Michel Temer, também é acusado de corrupção. O segundo mais votado na última eleição, senador Aécio Neves, está com o mandato suspenso pela Justiça e proibido de sair de casa à noite.

Algumas surpresas estão surgindo, como a posição do PT contra o afastamento de Aécio. Igualmente surpreendente foi uma declaração recente do prefeito de São Paulo, João Dória, contrário a uma eventual prisão do ex-presidente Lula, fato noticiado com destaque na mídia esquerdista. O portal brasil247 tratou do assunto com palavras de elogio ao líder tucano.

Dória também defendeu a permanência do senador Aécio Neves na presidência do PSDB. "Não se justifica agora talvez estabelecer um processo convulsivo na iminência de termos uma eleição pacífica e tranquila"– disse o prefeito, achando que prender Lula seria incendiar o país.    

A verde é que os políticos honestos não se destacam em pesquisas. Muitos deles nem admitem disputar a eleição presidencial. Fica então o eleitorado sujeito à “mesmice” de sempre. Até a reforma eleitoral está sendo feita de forma tímida e sem grandes novidades.

Festa do bode

Muito se falou na Festa do Bode, no município de Batalha, com pronunciamentos de deputados na Assembleia, mas em São João do Piauí um bode fez foi chifrar a mãe da secretária de Educação, Rejane Dias. A vítima, Ivone Amorim, sofreu fratura em seis costelas e teve que vir a Teresina para tratamento. O assunto foi destaque no portal GP!

Reação de Temer

Resultado de imagem para Temer

 Presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

Antiético, imoral, indecente e ilegal. Foi assim que o presidente Temer tratou o ex- procurador geral da República, Rodrigo Janot. Sua defesa disse o seguinte:“Aos mortos, deem-se sepulturas dignas, mas não se lhes permita, principalmente aos que não se houveram dignamente, que dirijam os destinos dos que lutam para ter respeitada sua dignidade em vida”. Percebe-se aí que Michel Temer supera o ex-presidente Lula em matéria de reação.

Trânsito piorado

O homem que molha as árvores nos canteiros das avenidas de Teresina escolhe o pior horário para ficar com seu carro-pipa. Ele acha pouco o drama do trânsito na Avenida Miguel Rosa, onde metade da pista foi ocupada pelas estações de ônibus em construção. É possível que a Prefeitura esteja evitando pagar hora extra a esse funcionário.

Internauta opina

Escreveu Lídia Brito, no facebook: “o governador Wellington Dias (PT) pediu para o povo do Piauí rezar pelas finanças. Logo em seguida, mostrando ser um discípulo aplicado, o secretário de Justiça Daniel Oliveira (PT) pediu para rezarem pelo sistema penitenciário piauiense. Agora só falta o secretário de Segurança Fábio Abreu (PTB) pedir que oremos por ele. A secretaria confirmou que Abreu tem recebido ameaças do PCC. A insegurança no Piauí chegou a níveis tão críticas que já chega até mesmo ao secretário”.

Ainda o menor

Continua repercutindo nacionalmente o episódio da criança que foi colocada na cela de um detento condenado por estupro. O que se noticia agora é que o menor já tinha dormido na penitenciária Major César, quando o pai esteve preso por estupro. O menor precisa de apoio das autoridades e da sociedade como um todo, pois teve a infelicidade de conviver apenas com criminosos. Mas isso não significa que ele venha a ser também um “fora da lei”.

Violência em São Pedro  

Resultado de imagem para João Madson

 Deputado João Madison (PMDB) (Foto: Reprodução)

O deputado João Madison (PMDB) requereu reforço policial para o município de São Pedro, onde a violência chegou a limites alarmantes. Ele disse que em apenas uma semana foram registrados quatro homicídios. Segundo João Madison, a população de São Pedro está amedrontada. Ele falou sobre o assassinato de um professor que voltava do colégio e foi morto por bandido que levou sua motocicleta.

Obra ameaçada  

Resultado de imagem para Deputado Rubem martins

 Deputado Rubem Martins (PSB) (Foto: Reprodução)

O deputado Rubem Martins (PSB) afirmou que a empresa responsável pela construção do novo hospital geral de Picos está retirando as vigas de ferro e outros materiais do canteiro de obras, devido à falta de pagamento. “Não existe nem esperança de que os pagamentos sejam feitos até dezembro”, disseRubem Martins afirmou que essa situação está sendo generalizada em todo o Estado e que tem informações de que em diversas obras de estradas no interior as empresas estão retirando as suas máquinas também devido a falta de pagamento.

 O humor de cada dia

Mulher estaciona o carro com a traseira colada em outro e sai para fazer suas compras no mercado. Ao retornar, percebeu que outro carro estava quase encostado na frente do seu. Reconhecendo que não tinha condições de sair, ela se dirige ao dono do carro de trás, que estava sentado ao volante, lendo um jornal.


- Uma “rezinha” pra mim, moço – disse ela em tom meio arrogante. E o cara respondeu de cara amarrada:


- Eu não sei rezar, minha senhora.


A mulher não teve outra saída a não ser “adoçar” as palavras e pedir que o cara desse espaço para ela sair

COMENTE!

03 de outubro de 2017

Lula, o incansável

É provável que ele se sinta ainda mais encorajado para ir às ruas e festejar o provável fim da Lava Jato.

Resultado de imagem para lula 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Pouca gente imaginou que o juiz Sérgio Moro viesse a se cansar primeiro que o ex-presidente Lula. Sendo ele mais novo, o normal seria ter maior resistência. Mas não. Moro quer descansar um pouco, enquanto Lula está agendando novas manifestações contra o governo.

Qualquer pessoa tem noção do que seja o trabalho de um juiz. Ele basicamente se prende aos processos. Lê muito, preside audiências, elabora perguntas, mas não precisa ficar viajando como um líder político que precisa subir em palanques e fazer pronunciamentos.

O ex-presidente Lula percorreu vários estados do Nordeste, pernoitando em cidades pequenas, após comícios e reuniões. Da mesma forma que o juiz ele teve que se debruçar sobre os processos a que responde, traçando estratégias com os advogados e até treinando sobre como ficar diante das câmeras.

Quando se disse cansado, o juiz Sérgio Moro certamente quis dizer saturado de tantos processos. Não seria cansaço físico propriamente dito. Mas o que ele disse foi exatamente o que não se esperava. Agora vamos aguardar a reação de Lula. É provável que ele se sinta ainda mais encorajado para ir às ruas e festejar o provável fim da Lava Jato.

Conceito de família

Resultado de imagem para deputado Francis Lopes 
 Deputado Francis Lopes (Foto: Reprodução)

O deputado Francis Lopes externou seus conceitos sobre família, em surpreendente discurso na tribuna da Assembleia. Ele disse que somente uma intervenção divina poderá salvar a família brasileira, em face de tantos episódios desagradáveis, como mães que levam crianças para tocar o corpo de homens nus. Ele chegou a perguntar pela CNBB, que não se manifesta sobre determinados fatos envolvendo as famílias. Por fim, o deputado defendeu que as igrejas orientem melhor as famílias brasileiras.

Ele quer mais

O ex-presidente Lula não ficou satisfeito com o resultado da última pesquisa eleitoral que o apontou com 35% de preferência. Ele acha que teria 40%, caso a pesquisa não considerasse um candidato virtual. Ele não revelou quem seria esse candidato. Lula afirmou que a pergunta sobre a vontade do eleitor sobre sua eventual prisão induziu a uma resposta negativa. Lula sempre tem facilidade para contestar tudo aquilo que venha em seu desfavor.

Prevenção a acidentes

Auditoria do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e levantamento do portal G1apontam que, entre 2012 e 2017, o governo federal bloqueou R$ 2,24 bilhões do orçamento destinado a programas de prevenção a acidentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O valor representa 95,21% dos R$ 2,36 bilhões arrecadados com esse objetivo. Esta notícia mostra o quanto o governo contribui para os elevados índices de acidentes de trânsito.

Petrobras

Enquanto o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, admite que a privatização da Petrobras deve acontecer, ainda sem data prevista, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério das Minas e Energia, Márcio Félix, descartou que tal privatização venha acontecer no governo Temer. De qualquer o assunto está no ar, para desgosto da população brasileira.

Convivência civilizada


Sob o título acima, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Piauienses, José Olímpio Castro, escreveu no facebook: “O senador Álvaro Dias diz que o seu partido, o Podemos, será oposição ao governo Wellington Dias (PT). Mas, como é possível isso, se o presidente do Podemos no Estado, radialista Silas Freire, é suplente de deputado federal no exercício do mandato, por conta de acordo com o governador petista? Além disso, Silas Freire emplacou um filho na equipe da administração estadual, Stanley Freire, coordenador de Piscicultura do Estado. O deputado vai fazer oposição, mas só deixa o governo em março, segundo informação do jornalista Pedro Alcântara. Os políticos chamam a isso de convivência civilizada entre oposição e governo. E o povo o que pensa disso”?

Bombeiros em Oeiras  

Resultado de imagem para deputado Mauro tapety 
 Deputado Mauro Tapety (PMDB) (Foto: Reprodução)

O deputado Mauro Tapety (PMDB) agradeceu aos seus pares pela aprovação de projeto de sua autoria criando uma Companhia do Corpo de Bombeiros na cidade de Oeiras. Ele disse que vai solicitar pessoalmente ao governador Wellington Dias que instale a referida Companhia, o mais rápido possível, pois a cidade não tem como enfrentar incêndios. A última vez em que sofreu incêndio teve que recorrer ao município de Picos – salientou.

Orquestra em Piracuruca  

Resultado de imagem para deputado Robert Rios 
  Deputado Robert Rios (PDT) (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios (PDT) agradeceu ao diretor do Serviço Social da Indústria, ex-ministro João Henrique Souza, por ele ter patrocinado uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina na cidade de Piracuruca. Segundo o deputado, foi a primeira vez que a população de sua cidade assistiu a um espetáculo tão importante. Ele pediu às populações dos próximos municípios a serem visitados pela orquestra que prestigiem as apresentações.

O humor de cada dia

O poeta piauiense Hermes Vieira gostava de fazer caçadas e de contar as aventuras vividas numa rede armada no mato. Ele contou que uma vez ficou na espera até o dia raiar e que somente aí foi que entrou uma caça, um veado, mas que ele não atirou. Foi quando desceu da árvore um colega que estava com a rede armada ao lado, revoltado por ter o colega deixado a caça ir embora. Hemes, que além de caçados era poeta, explicou porque deixou o veado comer a flor e ir embora tranquilamente: “eu estava compondo uma poesia. Não podia deixar passar a inspiração”.

COMENTE!

02 de outubro de 2017

As comemorações de Temer sobre os saques do PIS/Pasep

Na última vez em que se pronunciou, no dia 28 passado, o presidente disse o seguinte: “Já temos um calendário para essa regra [do PIS/Pasep].

Resultado de imagem para temer
  Presidente Michel Temer  Foto: Reprodução

As falas do presidente Temer, toda vez que é liberado o saque das contas do PIS/Pasep, parecem ser no sentido de melhorar a sua própria imagem perante a opinião pública. Pode ser também que ele festeje as projeções do aumento do consumo a partir de tais saques, por não ter nada de importante para anunciar.

Na última vez em que se pronunciou, no dia 28 passado, o presidente disse o seguinte: “Já temos um calendário para essa regra [do PIS/Pasep]. Se somarmos a essas medidas as contas inativas do fundo de garantia vamos chegar a quase R$ 60 bilhões injetados na economia neste período”.

Novos pronunciamentos poderão ser feitos, pois o saque antecipado de recursos das contas do PIS/Pasep para os idosos começa no dia 19 de outubro. A partir dessa data, poderão sacar os cotistas com mais de 70 anos. A partir de 17 de novembro serão disponibilizados os recursos para os aposentados. Em 14 de dezembro será a vez das mulheres a partir de 62 anos e os homens a partir de 65 anos realizarem os saques. E haja pronunciamentos.

O presidente devia discursar menos e tentar agradar outros segmentos. Poderia festejar os prêmios acumulados da Mega- Sena para o fim do ano, o que geralmente acontece. Se as manifestações do presidente não surtem efeito positivo nas pesquisas, que ele aprenda a se soltar um pouco mais, se possível contando piadas. O povo gosta.

Asfaltamento

Resultado de imagem para Firmino Filho
 Firminino Filho ( Foto: Reprodução)

Na última sexta-feira (29), o prefeito Firmino Filho assinou o financiamento de R$ 5 milhões com o Banco do Brasil, para realizar a compra de maquinário que incrementará a produção de asfalto. A medida chegou em  boa hora, pois o recapeamento feito atualmente é lento demais. Máquinas da Prefeitura estão há quase um mês recapeando a Avenida Henry Wall de Carvalho.

Energia mais cara

Os custos da energia elétrica irão além dos 27% de reajuste em vigor desde o último dia 28. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, anunciou que as contas de luz terão o segundo patamar da bandeira vermelha em outubro. Com a decisão, o consumidor terá um acréscimo de 3,50 a cada 100 quilowatt-hora (KWh).

Furto de rodas

O furto de rodas de automóveis já é moda em São Paulo. No aeroporto de Cumbica foram furtadas sete rodas em 18 dias. Deve ser muito desagradável para o proprietário constatar que seu carro está sem uma das rodas. Os bandidos furtam uma de cada vez, para não perder tempo. Em Teresina só furtaram, até o momento, pneus de socorro.

Ladrão que rouba ladrão

Existe um adágio popular que diz: ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”. Pode ter sido baseado nesse adágio que bandidos roubaram 25 cabeças de gado do ex-ministro  Geddel Vieira, na cidade de Maiquinique (BA). Os bandidos entraram na fazenda na madrugada do último dia 28, com um caminhão pronto para receber a carga. Em outra propriedade da família, homens trajados de índio fizeram uma invasão.

O fenômeno Lula

Mesmo condenado pela Justiça, o ex-presidente Lula não para de crescer nas pesquisas. Ele subiu cinco pontos na última pesquisa do Datafolha e teria dificuldades apenas com o juiz Sérgio Moro (empate técnico). Como o juiz não é candidato, Lula segue solto na buraqueira. E tem mais: se ele for preso e fizerem nova pesquisa, ainda assim será o preferido. O eleitorado do ex-presidente é como mãe. Quanto mais o filho se envolve em trapalhadas mais ela quer bem.

Apelo ao presidente

 Aporte Financeiro aos Municípios – AFM é o título de um movimento que está ganhando adeptos, a cada dia, e o que é mais importante: a ele se somam prefeitos municipais que acreditam no presidente Temer, com quem está sendo articulada uma audiência para a próxima terça-feira (03), às 15h, no Palácio do Planalto. Os prefeitos querem a liberação de recursos extraordinários para o pagamento de servidores. O curioso é que a audiência está sendo intermediada pelos senadores Raimundo Lira e Cássio Cunha Lima. Os daqui não aparecem.

Sinais de inverno

A população piauiense acredita nas experiências do campo sobre o inverno, como a flor do mandacaru, que este ano surgiu mais cedo. Da mesma forma, as chuvas no sul do país servem de base para o Nordeste. A grande mídia noticiou que seis estados tiveram chuvas fortes na última sexta-feira (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e aponta pesquisas que prevêem mais chuvas no mês de outubro, em todas as regiões. As chuvas registradas nos últimos dias interromperam uma longa estiagem que afetava boa parte dos estados brasileiros, e que fez com que setembro fosse o mês com maior número de queimadas.

O humor de cada dia

Rapaz apaixonado chega para a namorada e diz com voz pausada: eu posso não ter apartamentos de luxo, carrões do ano, sítios e aviões particulares, como o meu amigo Carlos Henrique, mas te amo muito. A namorada ouviu tudo, atentamente e em seguida falou: “se você me ama mesmo de verdade, dê um jeito de me apresentar a esse Carlos Henrique”!

COMENTE!

29 de setembro de 2017

Bancada governista fora de audiência

Somente os deputados Evaldo Gomes, Flora Izabel, Aluísio Martins e Cícero Magalhães participaram da audiência.

Resultado de imagem para Flora Isabel
  Deputada Flora Isabel (PT) (Foto: Reprodução)

A bancada de suplentes do governo na Assembleia não participou da audiência pública sobre a privatização da antiga Cepisa, requerida pela deputada Flora Izabel (PT). Talvez tenha evitado fazer um discurso contra privatizações, uma vez que apoiou a privatização da Agespisa. O deputado petista Aluísio Martins não se preocupou com isso. Ele disse, em rápido discurso, que energia e água não devem ser privatizadas.

Os trabalhadores presentes à audiência fizeram reparos à posição do governador Wellington Dias, que privatizou a Agespisa mas não quer a mesma coisa para a Cepisa. Eles acham que o governador quer é dinheiro da empresa energética, mas não entraram em detalhes.

A audiência teve muitos inscritos para falar, mas o tempo permitido a cada um foi de apenas cinco minutos. Todos extrapolaram o tempo e os quatro últimos falaram apenas dois minutos, por exigência do deputado Evaldo Gomes, que presidiu a audiência. Ele foi bastante rigoroso na cronometragem, alegando que a audiência teria que terminar antes do horário da sessão plenária.

Os oradores não pouparam o presidente Temer, que foi chamado de golpista e ilegítimo. Ele foi responsabilizado pela onda de privatizações que abrange não só a antiga Cepisa, mas também a Chesf, os Correios, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Somente os deputados Evaldo Gomes, Flora Izabel, Aluísio Martins e Cícero Magalhães participaram da audiência.

Reação a assalto

Embora a orientação da polícia seja para que as pessoas não reajam a assaltos, ultimamente foram registrados alguns casos em que as vítimas reagiram e se saíram bem. O caso mais recente aconteceu no bairro Alto Alegre, zona norte, no início da noite da última quinta-feira. Uma mulher foi morta a tiros e ao seu lado foi encontrado um revólver e uma bolsa com alguns celulares. Um policial militar está sendo apontado como a pessoa que foi assaltada e reagiu matando a assaltante.

Combate a queimadas

A Prefeitura de Teresina agiu a tempo de impedir as queimadas na zona urbana da cidade. Colocou à disposição da população o telefone 153, que já está funcionando. As ligações são gratuitas e o atendimento é feito das 7h à meia noite, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana o horário é das 7h às 22h. A queima, seja de resíduo sólido, mato ou qualquer outro material orgânico ou inorgânico é proibida pela Lei Municipal 5.073/2017. sancionada recentemente pelo prefeito Firmino Filho.

Novo bispo

A Diocese de Campo Maior, que envolve mais de trinta municípios, foi contemplada com a nomeação de um novo bispo, nomeado pelo Papa Francisco.  A Diocese estava vaga há mais de um ano, informou o deputado Aluísio Martins (PT), que deu a informação na sessão da última quinta-feira (28). O novo bispo é Francisco de Assis Gabriel, natural da cidade de Garanhuns, Pernambuco e sua posse está marcada para este sábado, a partir das 17 horas.

Veto irrita deputado  

Resultado de imagem para deputado Robert Rios
 Deputado Robert Rios (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios não gostou do veto governamental ao projeto de lei de sua autoria que previa a realização de processo seletivo para contratação de estagiários no serviço público estadual. Ele afirmou que apresentará requerimento pedindo que o Governo do Estado encaminhe à Assembleia Legislativa a relação de todos os estagiários que trabalham em todos os órgãos. “Vamos fazer uma investigação dessas contratações e entrar com ação na Justiça comum e no TRE denunciando os responsáveis por crime eleitoral”, acrescentou.

Energia mais cara

Entrou em vigor a partir da última  quinta-feira (28), o reajuste anual médio de 27,63% para a tarifa de energia elétrica, homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para os clientes da Eletrobras Distribuição Piauí. Pior notícia não poderia ser dada. A população não se lembrava desse presente de grego anual. Nenhuma atividade obteve lucro nesse percentual. Pior ainda é a situação dos assalariados. A distribuidora explica como são feitos os seus investimentos, mas os consumidores não querem saber. A eles só interessa saber onde arranjar o dinheiro para pagar a conta.

Mulher na política

Falou-se muito sobre a importância da mulher na política, até surgir uma pré-candidata a presidente da República sem qualquer militância política. Trata-se da ex-apresentadora do Fantástico, Valéria Monteiro. Em entrevista ao site da Veja ela disse o motivo de sua candidatura: “Diante das coisas que estão acontecendo e inundando o noticiário, eu me vi na obrigação de me colocar como uma via de reação. Nunca tive pretensão de carreira política antes, especialmente por entender que a política sempre foi determinada pelo poder econômico. Ou seja, sem dinheiro não se elege ninguém – pelo menos até agora. Mas, hoje em dia, a gente tem outras ferramentas, como a internet, que garantem um debate mais profundo”.

Árvores pintadas

Do humorista Albert Piauí, sobre a prática de pintar troncos de árvores: “é algo inútil, mas é antigo. Espalhou-se por todo o Brasil e não é barato. Exige equipe, material, além de estrutura que poderia servir para prestar serviços realmente úteis para a população. Como é que alguém pode achar que vai melhorar o tronco de uma árvore pintando de branco? No Paraná fazem também outra coisa inútil e ainda mais cara, que é caiar meios-fios”.

O humor de cada dia

Um filho da cidade de Floriano se encontrou com um velho conterrâneo, no Rio Janeiro, e logo começaram trocar idéias sobre as duas cidades. O que estava ausente de sua terra há mais de 20 anos queria saber de tudo, quando o outro abreviou o assunto: “em Floriano só quem tem prestígio é prostituta e jogador de futebol”. O outro se sentiu ofendido e reagiu: “olha, cara, veja o que diz. Minha mãe ainda mora lá”. Mais do que depressa o brincalhão respondeu: “e por sinal está jogando um bolão”. 

COMENTE!

28 de setembro de 2017

Prefeito dá bom exemplo no interior

O que não faz sentido é um suspeito responder a acusações no exercício de uma função pública, podendo usar a influência do cargo.

Alguém poderá dizer que o prefeito de Santa Filomena, Carlos Braga, se precipitou ao afastar o diretor da Unidade Mista de Saúde do município, Moisés de Souza Neri, só porque ele apareceu abraçado com maços de dinheiro numa postagem do Whatsapp, mas ele agiu corretamente. Sendo provada a inocência do diretor, o prefeito poderá recontratá-lo. O que não faz sentido é um suspeito responder a acusações no exercício de uma função pública, podendo usar a influência do cargo.

Talvez tenha sido por omissão dos últimos presidentes da República que muitos ministros se tornaram bandidos, alguns já cumprindo penas, outros tentando sobreviver. “No governo Itamar Franco (1992-1994), que assumiu a presidência do Brasil nas mesmas condições de Michel Temer (PMDB), também houve problemas com o homem de confiança do presidente” – noticiou o Jornal do Brasil.

E prossegue o jornal: “Henrique Hargreaves, ministro chefe da Casa Civil de 5 de outubro de 1992 a 1° de novembro de 1993 e de 8 de fevereiro de 1994 a 1° de janeiro de 1995, foi mencionado na CPI dos Anões do Orçamento como facilitador de negócios. Itamar Franco, então, chamou Hargreaves: "Meu governo não pode ser envolvido com denúncias contra você". Hargreaves respondeu: "Estou pedindo demissão para responder ao inquérito".

Alguém tem conhecimento de posições semelhantes dos presidentes Lula, Dilma e Temer sobre tantos acusados em suas equipes? Ou será que todos eles agiram sem deixar qualquer rastro? Que a decisão do prefeito de Santa Filomena sirva de exemplo para outros gestores municipais piauienses que possam ficar diante de semelhante situação.

Seca e incêndios

Combinando bem com a seca que assola o Estado, os incêndios florestais são agora a mais temível ameaça às populações, embora não haja registro de incêndio em nenhuma residência. A ameaça mais forte foi registrada em Monsenhor Gil, onde o prefeito da cidade decretou emergência. Reportagem da TV Rádio Clube mostrou o fogo se aproximando de uma residência. Pelo menos 10 municípios estão em estado de alerta. O município de Uruçuí se destaca com mais de 400 focos de incêndio.

Inimigo interno

É quase inacreditável que o PT esteja a favor do senador Aécio Neves, enquanto um vereador do partido em São Paulo esteja contrário. Trata-se de Mário Covas Filho, que considera a decisão do STF corajosa e independente. De quebra, Covas defendeu a permanência do senador no PSDB. Esse mau companheiro de Aécio é presidente municipal do PSDB. Filho de um grande vulto tucano, o ex-governador Mário Covas, o vereador dá um péssimo exemplo, logo na terra de outro grande nome tucano, o prefeito João Dórias.

Sindicalista sem água

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, José Olímpio, lançou seu protesto contra a empresa Águas de Teresina, em recente postagem no facebook. Diz ele: “Calor infernal e nada de água na torneira aqui onde moro, na Morada do Sol.A água, quando chega por volta da meia noite, é tão fraca que não sobe até a caixa d'água. E parece suco de tamarindo! Nada mudou com a empresa Águas de Teresina. Se mudou foi pra pior. Se continuar no ritmo atual, logo, logo, o povo vai exigir a volta da Agespisa”.

Constrangimento

É inacreditável que ainda não houvesse uma lei para punir severamente um homem que ejaculasse em passageiras femininas dentro de um transporte público. Mas o fato é verdadeiro e é destaque na grande mídia. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (27) duas propostas que têm o objetivo de punir casos como os que aconteceram recentemente, de homens que ejacularam em passageiras em transportes coletivos. Diz a notícia publicada no GP1: “Somente nesta semana, quatro casos semelhantes foram registrados em transportes públicos: um em Sorocaba, outro na  Zona Leste de São Paulo, outro na Zona Norte de São Pulo e um quarto no Rio de Janeiro. Uma das propostas cria o crime de constrangimento”.

Cargos comissionados  

Resultado de imagem para Deputado Evaldo Gomes 
 Deputado Evaldo Gomes (Foto: Reprodução)

O deputado Evaldo Gomes disse em aparte ao seu colega Cícero Magalhães que o governo Wellington Dias já demitiu quatro mil servidores comissionados, desde o início da atual gestão. A oposição diz que foram nomeadas muitas pessoas para as dez coordenadorias que o mesmo governo criou. Seria bom que a oposição desse o número de nomeados, para que se possa fazer a comparação.  

Audiência  

Resultado de imagem para Wellington Dias 
  Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

Sindicalistas que participaram de audiência pública sobre a privatização da antiga Cepisa criticaram o governador Wellington Dias, por ele estar se dizendo contra tal privatização, quando privatizou a Agespisa, recentemente. O deputado Aluísio Martins, da base do governo, disse na mesma audiência que água e energia não devem ser privatizadas. Estariam aí sendo usados dois pesos e duas medidas por parte do governo?
 
Prefeito de Corrente

Resultado de imagem para Gustavo Neiva 
  Deputado Gustavo Neiva (PSD) (Foto: Reprodução)

Os deputados Gustavo Neiva (PSD) e João Madison, líder do PMDB, parabenizaram o prefeito de Corrente, Gladson Murilo Ribeiro, por sua administração ter obtido 83% de aprovação em pesquisa de opinião pública. Gustavo Neiva disse que o prefeito, quando assumiu o cargo, adotou uma postura austera, realizando reformas estruturais que possibilitaram a redução de gastos e a melhoria dos serviços em todas as áreas, especialmente saúde e educação.

O humor de cada dia

Hóspede de um hotel encomenda a uma cafetina uma companhia feminina para passar a noite. Ele fez questão de dizer o tipo da mulher que desejava. Teria que ser uma “mulher de trinta”. Em menos de uma hora chega ao hotel uma idosa de 87 anos de idade, toda arrumada e sorridente. Surpreso, o hóspede liga para a cafetina: “que equívoco é esse? Eu lhe peço uma mulher de 30 e você me manda essa caduca? A cafetina, mais do que precavida, respondeu com convicção: “ela é de 30. Eu tenho comigo a certidão de nascimento dela. Posso lhe arranjar uma cópia”.


COMENTE!

27 de setembro de 2017

População não julga seus eleitos

Grande parte dos eleitores deixa bem claro que não condenaria todos os envolvidos em corrupção.

O povo elege seus preferidos na política mas não tem o prazer de julgá-los  no exercício dos respectivos cargos. Qualquer reparação só poderá ser feita em outra eleição. Seria importante que os eleitos fossem submetidos ao julgamento popular, na metade do mandato. No caso de reprovação devia assumir o segundo mais votado, em se tratando de executivo, e o primeiro suplente, quando se tratasse de legislador.

Avaliando-se os casos de políticos envolvidos em corrupção, vamos encontrar uma situação nada agradável para os eleitores. Dilma Rousseff foi afastada do cargo por impeachment. Seu principal opositor, o senador Aécio Neves, acaba de ser afastado do cargo por decisão da justiça e ainda não tem o direito de sair de casa à noite.

Grande parte dos eleitores deixa bem claro que não condenaria todos os envolvidos em corrupção. Está aí o ex-presidente Lula, respondendo a sete processos mas liderando nas pesquisas para o pleito de 2018, para o mesmo cargo. Lula seria o primeiro a ser absolvido pelo povo em todos os processos a que responde.

Não passa de ilusão a afirmativa de que ao povo cabe julgar os eleitos. Não existe esse julgamento. Esperar por uma segunda eleição é muito tempo. Cada eleitor gostaria de decidir contra ou a favor de seus eleitos, mas isso não é possível, infelizmente.

Erro de datas

Ainda repercute nas redes sociais o erro de datas nos recibos que o ex-presidente Lula apresentou em sua defesa perante a Lava Jato. Aparecem lá 31 de junho de 2014 e 31 de novembro 2015. Existem ainda dois recibos de quitação de aluguel em apenas um mês. Como nada do PT e do ex-presidente é errado, pode ser que o calendário é que tenha sido impresso com datas trocadas. Só seria erro se fosse 31 de fevereiro.

Vacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu duas datas da etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica. A vacinação contra a raiva vai imunizar cães e gatos das zonas norte e leste no dia 30 de setembro. Já os animais das zonas sul e sudeste poderão ser vacinados no dia 7 de outubro.

No próximo sábado, portanto, teremos 130 postos de vacinação nas zonas norte e leste. No dia 7 de outubro serão vacinados os cães e gatos das zonas sul e sudeste. Com base nestas informações, pode-se afirmar que aos animais não basta o carinho de seus donos.

Aterramento de lagoas  

Resultado de imagem para João de Deus Teresina 
 Deputado João de Deus (PT) (Foto: Reprodução)

O deputado João de Deus (PT) fez um longo pronunciamento sobre a crise no abastecimento de água no interior e na capital, mas sempre estabelecendo comparações entre o que acontecia há 15 anos e o que acontece nos dias atuais, com menos problemas agora. Ele lembrou até um plano do ex-governador Alberto Silva, de mandar aterrar todas as lagoas da capital. Só faltou citar um plano contrário ao de Alberto, de autoria do ex-prefeito Wall Ferraz, que era a interligação das lagoas da zona norte.

PT ao lado de Dirceu  

Resultado de imagem para José Dirceu 
 José Dirceu (Foto: Reprodução)

O Partido dos Trabalhadores classificou de aberração jurídica a ampliação da pena de José Dirceu para 30 anos. Ao contrário do tratamento que dá a Antônio Palocci, que só não foi expulso porque se antecipou com um pedido de desfiliação, o PT tem por Dirceu um grande carinho. O ex-guerrilheiro retribuiu o carinho do partido com posições de fidelidade. Ele divulgou em nota o seu contentamento pela absolvição do “companheiro” João Vaccari.

Prestígio de Aécio  

Resultado de imagem para Aécio 
 Senado Aécio Neves (Foto: Reprodução)
 
O Senado está avaliando a possibilidade de desobedecer a ordem do STF que suspendeu o mandato do senador Aécio Neves. A primeira medida seria submeter a comunicação do STF a votação e, daí, ser rejeitada. A primeira vez que o Senado agiu assim foi em dezembro do ano passado, quando da notificação de Renan Calheiros, na época presidente do poder. O senador Cássio Cunha Lima não vêm amparo constitucional na decisão do STF sobre Aécio.

Turismo sem segurança  

Resultado de imagem para Juliana Moraes Sousa
  Deputada Juliana Moraes Souza (PMDB)

A deputada Juliana Moraes Souza (PMDB) cobrou do governo maiores cuidados com a segurança em Cajueiro da Praia, pois lá não existe delegacia, mas tão somente dois policiais. Os boletins de ocorrência são feitos em Luís Correia. Ela criticou a construção de um aeroporto no município, quando se sabe que o de Parnaíba está entregue às baratas. O deputado Robert Rios apoiou a fala da colega, fornecendo dados alarmantes sobre a segurança no Piauí. Ele citou um levantamento que aponta o Piauí como o Estado que menos investe em segurança. O custo de uma pessoa para o governo é de R$ 18 reais por ano – disse ele.

Cidadania adiada

O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, comunicou o adiamento da entrega do título de cidadão piauiense ao governador do Maranhão, Flávio Dino, que deveria ocorrer na próxima segunda-feira. A nova data ainda não foi definida. Enquanto isso, foi aprovado título de cidadania para o médico Gilson Soares de Souza Filho, de autoria do deputado Dr. Pessoa, que reconheceu os serviços prestados do futuro piauiense, não ao Piauí, mas a todo o Brasil. No caso, o Piauí é Brasil – disse o autor, acrescentando que muitos piauienses foram alunos do homenageado

O humor de cada dia

Idosa chega na farmácia, querendo comprar um xarope para o marido que estava gripado, tossindo muito. Ela fez questão de dizer que lá no seu interior resolveria o problema com remédios caseiros. O farmacêutico quis saber se o marido da cliente era diabético, ao que ela respondeu prontamente: “Não, moço. Meu marido não é diabético. Ele é católico, apegado com Deus. Do diabo ele quer é distância”.

COMENTE!

25 de setembro de 2017

Esquerda preocupada com situação de Lula

Os partidos de esquerda que sempre estiveram ao lado de Lula já estão se articulando para disputar a eleição sem ele.

     
  Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Os partidos de esquerda que sempre estiveram ao lado de Lula já estão se articulando para disputar a eleição sem ele. A ideia seria investir na disputa “pulverizada”, com vários candidatos com a mesma ideologia. O PC do B, por exemplo, já se prepara para fechar outras composições eleitorais. O receio é esperar Lula indefinidamente.

O PDT faz seus cálculos para 2018, certo de que Lula será barrado pela Justiça. O partido aposta na candidatura de Ciro Gomes, independentemente de Lula ser candidato. A expectativa é que Ciro Gomes possa crescer nos redutos petistas.

Os socialistas, que tiveram Eduardo Campos e Marina Silva como candidatos em 2014, se preparam para tentar novamente outros voos. Eles esperam que a candidatura própria possa ajudá-los em relação aos palanques estaduais. A hora seria de aguardar um cenário de menos incertezas. No PSB não se pensa em excluir ninguém antes de falar com as forças políticas.

Quanto ao PT propriamente dito, sabe-se que uma ala do partido já admite estudar um nome para o lugar de Lula, pois não basta comemorar o resultado de pesquisa sobre o crescimento da rejeição ao Juiz Sérgio Moro, que não é candidato, enquanto aumenta a aceitação ao ex-presidente. Por mais que não queiram, os petistas sabem que uma das ameaças concretas ao ex-presidente é Jair Bolsonaro.

Encontro de astros

Resultado de imagem para governador e frank aguiar
  Foto(Reprodução)

Aquele encontro que não aconteceu em filme, entre o governador Wellington Dias e o cantor Frank Aguiar, apesar do incentivo financeiro do Estado, se consumou em palco na cidade de São Bernardo do Campo (SP), durante festa dos piauienses. Acompanhado ao teclado pelo cantor Aguiar, Wellington Dias interpretou música gospel. A palinha durou apenas 30 segundos, mas foi o bastante para Frank Aguiar se encher de orgulho. Havia muitos artistas piauienses presentes. O vídeo está “bombando” na internet.

Pedidos de oração

Resultado de imagem para secretario Daniel Oliveira 
 Secretário de Justiça Daniel Oliveira (Foto: Reprodução) 

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, prova que é um grande cristão, ao sugerir orações para solucionar o problema de tortura nos presídios. Apenas 15 minutos de paz religiosa seriam o suficiente. Um jornalista do portal Pauta Judicial disse na ocasião que já havia rezado, mas que o problema é de gestão. Sobre as denúncias, o secretário pediu que a questão seja tratada de forma institucional, via assessoria. Tem gente que não acredita em oração, porque “horas são e horas não são”.

Pesquisa

Pesquisa da Oxfam comparou a fortuna dos seis principais bilionários brasileiros (Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Hermmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim) com a dos 100 milhões mais pobres do país, sendo a mesma coisa. O grande erro da pesquisa foi ter escolhido bilionários supostamente trabalhadores, quando poderia ter elencado os seis mais envolvidos nos escândalos apurados pela Lava Jato.

Memória curta

Escreveu George Henrique Araújo Mendes, no facebook, sob o título memória curta: “é vantagem para o governante acreditar na memória curta do povo. Tudo passa mais rápido, dizem. Vendo a greve dos agentes penitenciários e suas conseqüências no sistema prisional, veio à memória o cursinho de curta duração que o Governador Dias e comitiva foram fazer no Canadá recentemente, onde foram aprender sei lá o quê por lá. O certo é que aqui a coisa pega fogo, literalmente: sub-remuneração de servidor, más condições de trabalho, insegurança interna, superlotação de detentos, serviços de péssima qualidade, violência pra ninguém botar defeito. Vamos aplicar os ensinamentos canadenses no Piauí”?

Maconha

Os viciados em maconha não estão nada preocupados com o uso da “erva” como medicamento, pois será utilizado apenas o subproduto. O principal continuará sendo usado como droga. Na verdade, o que a ciência descobriu já era conhecido das famílias interioranas no início do século passado. Tomava-se o chá de maconha contra dores de cólica. O plantio era feito nos canteiros, quando nem se sonhava em usar a maconha como droga. Em sua edição do último domingo o jornal Meio Norte trouxe ampla reportagem sobre o canabis. É esse o nome científico da maconha.

Flávio Dino em Teresina  

Resultado de imagem para Flávio Dino
 Governador do Moranhão Flávio Dino (Foto: Reprodução)

O governador do Maranhão, Flávio Dino, estará em Teresina no dia 12 de outubro próximo, para receber o título de cidadão piauiense. A informação foi prestada pelo presidente da Assembleia, Themístocles Filho, autor da homenagem. Os títulos entregues nos últimos dias não tiveram a presença maciça dos deputados. O que dizer dessas presenças, quando se sabe que 12 de outubro será feriado nacional?

Orações

Repercutiu na Assembleia o pedido de alguns secretários e do próprio governador Wellington Dias, para que os servidores públicos rezem para que não haja atraso no pagamento de seus salários. O deputado Robert Rios prometeu rezar, ele mesmo, mas para que o governador acorde para a real situação financeira do Estado. Ele disse que crise financeira se combate é diminuindo o tamanho do Estado.

O humor de cada dia

Idoso nordestino liga para um conhecido em São Paulo, querendo informações sobre um sobrinho que viajou para a capital paulista em busca de emprego. A resposta foi positiva. O rapaz estaria trabalhando. O velho quis saber o que ele fazia e a resposta foi esquisita; ele lava dinheiro. Isso foi o bastante para o idoso se preocupar e ao mesmo tempo lamentar. Mas a pessoa que deu a informação logo acalmou os nervos do amigo que estava na linha. “Não se preocupe com o seu sobrinho, pois ele lava dinheiro é em um açougue aqui de São Paulo. São aquelas cédulas que ficam sujas de sangue e precisam de uma limpeza antes de serem depositada

COMENTE!

21 de setembro de 2017

Parte de Teresina abastecida por carro-pipa

A notícia repercutida fora do Estado não diz claramente quem custeia os carros-pipa.

Repercutindo fora do Estado, graças à reprodução de matérias da TV Rádio Clube, pelo portal G1, a falta de água em Teresina coloca mal o governo Wellington Dias, uma vez que a privatização da Agespisa foi feita sob protesto da oposição na Assembleia. Soou muito mal nos ouvidos dos telespectadores a notícia de que o bairro Redonda, na zona sudeste da capital, mais precisamente o condomínio Bosque Residencial, vem sendo abastecidas através de carros-pipa, há 60 dias.

A notícia repercutida fora do Estado não diz claramente quem custeia os carros-pipa. Em relação ao bairro São Pedro, a matéria diz que foram os moradores de um condomínio que contrataram esses carros. Os moradores afirmam que o abastecimento é precário, pois o carro só passa de dois em dois dias. A preocupação aumenta na medida em que se aproxima o período mais quente do ano, outubro e novembro.

A direção da empresa Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água na capital, garante que todos esses problemas serão resolvidos. “Nós estamos implantando ao lado da ponte do Tancredo Neves uma grande estação de bombeamento de água que vai aumentar de um milhão de litros de água para quase dois milhões”, explicou Cleyton Bezerra, gerente de operações da empresa responsável pelo abastecimento.

O gerente afirmou que em relação às demais áreas da cidade a empresa está trabalhando para garantir o abastecimento e que, em parte, a falta d'água é provocada pelo alto consumo nesta época do ano. Ele disponibilizou o telefone para reclamações, 0800-223-2000.

Silêncio de Maia    

Resultado de imagem para Rodrigo Maia
  Rodrigo Maia (Foto: Reprodução)

A Câmara Federal estará diante de mais uma chance para mostrar que gosta ou não gosta do presidente Temer. Com prazo curto para julgar mais uma denúncia contra o chefe da nação (o mês de outubro), cada deputado terá que ser objetivo sobre o preço do seu voto. O presidente Rodrigo Maia já anunciou que não vai se posicionar, pois pretende ficar bem distante. Ele considera que da outra vez sua opinião foi mal interpretada pelo Palácio do Planalto.

Praça Saraiva

Estudo feito pela secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) constatou que a Praça Saraiva tem três pontos a menos de temperatura que os demais logradouros da cidade. Também, pudera: de todas as praças da cidade ela é a que tem a melhor arborização. É pena que o bom clima não seja desfrutado, pois a referida praça é a menos frequentada, apesar de ser ponto final de ônibus.

Trânsito lento

As estações de passageiros que a Prefeitura de Teresina está construindo fez o trânsito ficar lento na Avenida Miguel Rosa. O estreitamento das pistas provoca engarrafamentos em determinados horários. Tais construções impedem a adoção de faixa exclusiva para ônibus. Estima-se que a situação do trânsito será pior quando as estações estiverem funcionando. A movimentação de passageiros exigirá maiores cuidados por parte dos condutores.

Língua solta  

Resultado de imagem para Zé Filho
 Ex-governador Zé Filho (Foto: Reprodução)

O ex-governador Zé Filho, atualmente sem partido, não poupou de críticas seu ex-companheiro de chapa na última eleição estadual, o ex-prefeito Sílvio Mendes. Para ele, o ex-prefeito é preguiçoso. Não o ajudou em nada. Com a mesma facilidade o ex-governador critica o prefeito Firmino Filho, que para ele não tem coragem de disputar o governo estadual. Zé Filho afirmou que votaria até no PT, menos em um candidato como Firmino. A reação de Zé Filho foi motivada por declaração de Sílvio Mendes, de que teria arrependimento de ter sido candidato a vice do mesmo.

Observação

Internautas do facebook estão criticando a grande mídia por ela silenciar diante das ameaças do MST, enquanto faz alarde sobre manifestação do General Mourão. Acontece que as declarações dos chefes do MST já estão surradas, enquanto nada do que é anunciado acontece. É preciso reconhecer que quem mais alardeia sobre a fala do general é a mídia esquerdista.

TV Antares

Servidores da TV Antares estiveram na Assembleia na última quinta-feira (21), buscando apoio para o Plano de Cargos, Carreira e Salários que esperam seja enviado pelo Governo do Estado. Ao todo são 39 servidores que aguardam o benefício. São servidores administrativos, cinegrafistas, operadores de áudio, locutores e técnicos que há dez anos aguardam o plano. A visita dos servidores foi também a propósito do dia do radialista. Eles têm o apoio do Sindicato da categoria.

Dia do radialista  

Resultado de imagem para Dr pessoa e Robert Rios
 Deputado Robert Rios  (Foto: Reprodução)        Dr. Pessoa ( Foto: Reprodução)

Os deputados Dr. Pessoa, Robert Rios e Francis Lopes se solidarizaram com os radialistas, pelo seu dia comemorado ontem (21). Dr. Pessoa disse que o rádio não tem substituto. Robert lembrou os radialistas Deoclécio Dantas e Carlos Augusto, que foram deputados estaduais, enquanto Francis Lopes confessou que se não fosse cantor seria radialista. O presidente Themístocles Filho afirmou que o rádio continua bem ouvido, entre 5h da manhã e 2h da tarde e que as emissoras AM de todo o país estão mudando para FM

O humor de cada dia

Houve uma época em que as famílias de Teresina eram abastecidas de leite por vendedores que adquiriam o produto nas vacarias de Timon e saiam oferecendo pelas ruas da capital, com galões amarrados em garupas de bicicletas. Havia a suspeita de que o produto era misturado com água, mas não havia fiscalização. Dizia-se que dois desses vendedores atravessavam o rio numa canoa, quando um deles se saiu com esta para o colega: “já imaginou se toda essa água do rio fosse leite”? O outro, para espanto do canoeiro, respondeu: “você é louco, colega? Onde era que a gente ia encontrar água para misturar com tanto leite”

COMENTE!

20 de setembro de 2017

Esquerda acha que Judiciário dá resposta a pesquisa

O portal brasil247 não vê isso como coincidência, mas sim uma coisa proposital.

A mídia esquerdista tenta convencer a população brasileira de que toda vez que sai uma pesquisa apontando o ex-presidente Lula em primeiro lugar para 2018 sai também uma decisão judicial contra o petista. O portal brasil247 não vê isso como coincidência, mas sim uma coisa proposital.

Diz o portal que no mesmo dia em que pesquisa CNT/MDA apontou o ex-presidente Lula eleito presidente pela terceira vez, se as eleições fossem hoje, o Poder Judiciário deu sua resposta: a Justiça Federal em Brasília aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho por corrupção passiva em um dos processos da Operação Zelotes.

Como poderia ter sido uma resposta do Poder Judiciário, se a pesquisa e a aceitação da denúncia contra Lula saíram em um mesmo dia? O portal diz que com a decisão, proferida pelo juiz federal Vallisney de Oliveira, os acusados se tornam réus no processo; de acordo com a denúncia, Lula, Carvalho e mais cinco investigados são acusados de beneficiar montadoras de veículos por meio da edição de medidas provisórias que vêm desde o governo FHC; pela pesquisa, Lula venceria todos os adversários.

Estuprador vai a Júri

Até que não demorou tanto o julgamento de um réu envolvido em estupro no município de Castelo, Adão José Silva Sousa é acusado de ser o mentor do estupro coletivo ocorrido no município, onde quatro adolescentes foram vítimas e uma delas acabou morrendo. Ele irá a júri popular após dois anos e quatro meses do crime. O estupro coletivo em Castelo aconteceu no dia 27 de maio de 2015 e chocou todo o país. O criminoso foi pronunciado pelo juiz da comarca de Castelo do Piauí, Leonardo Brasileiro, em quatro crimes: porte ilegal de arma de fogo, estupro, homicídio e corrupção de menores.

Cura gay

Mais uma polêmica sobre a cura gay. Desta vez surge um pastor evangélico afirmando que o homossexualismo não tem cura. Ele fez pregações, criou uma ONG para o tratamento de jovens gays, mas acabou jogando a toalha. Sérgio Viula é o nome do pastor, que agora desdiz tudo o que pregou. Ele é destaque em matéria no site da Veja e certamente será questionado por outros pregadores que ainda acreditam na cura gay.

Nome de presídio

Ainda sobre o polêmico presídio de Campo Maior, que foi denominado Nelson Mandela, através de Projeto de Lei de autoria do deputado Aluísio Martins (PT), mas que a população criticou nas redes sociais, o humorista Albert Piauí está sugerindo que o novo nome seja Che Guevara. O blog aqui sugere que seja Fidié. Resta saber quem vai mudar o nome, se o autor do anterior ou a Secretaria de Justiça, através de portaria.

Esquerda militarista

Não é todo dia que se encontra um esquerdista defendendo regime militar para o Brasil. Mas ele existe, segundo informa o portal brasil247. Trata-se do embaixador Moniz Bandeira, que pede uma intervenção militar para derrubar o que ele chama de golpe representado por Michel Temer. Segundo o portal, o intelectual esquerdista entende que importante é impedir que o patrimônio nacional – Eletrobras, Eletronuclear, Petrobras, Pré – sal e bancos nacionais sejam dilapidados, entregues aos gringos, juntamente com a Amazônia.

Assaltantes presos

A polícia (Greco) está de parabéns por ter prendido um grupo de assaltantes de banco na zona sul de Teresina. Eles assaltaram a agência da Caixa Econômica da Avenida Barão de Gurgueia e já se preparavam para novos assaltos. O Grupamento de Repressão ao Crime Organizado deu nome aos bois. Diego Henrique da Silva, Warlon Tierry de Souza Pinto, Darlene de Oliveira Lopes Miranda de Aguiar, Júlio César Ferreira Filho, Cássio Magno Melo Duarte, Antônio Silva Filho (vulgo Nego Teixeira) e Cláudio Silvano de Oliveira Lopes são os acusados. A atuação mais recente do grupo teria sido no Maranhão.

Nasce um jornal

Com 20 páginas e tamanho tabloide, nasce mais um jornal no Piauí. Trata-se do Jornal da Confederação (Sistema Confederação Valenciana de Notícias) e que tem como jornalista responsável o combativo Paulo Chaves, filho de José Veira Chaves. O grupo tem como presidente Fanka Lima Verde. A manchete principal da publicação é sobre os 255 anos de Valença, cidade que, segundo o jornal, estaria mergulhada em crise política. Os dois principais destaques políticos da primeira edição do Jornal da Confederação são o senador João Vicente Claudino e o ex-governador Freitas Neto.

Clima quente

O clima esquentou entre os deputados João de Deus (PT) e Robert Rios (PDT), por conta de pronunciamento deste último sobre manifestações de militares defendendo golpe. A discussão acirrada foi no espaço de dois minutos. Robert não defendeu golpe militar e nem o petista se referiu diretamente a ele. Tudo correu por conta da interpretação de cada um. João de Deus abominou por completo a ideá de golpe, enquanto Robert aproveitou para desclassificar o tipo de democracia posta em prática pelo PT, Inclusive no Piauí, onde o Executivo enche a Assembleia de suplentes para se tornar maioria.

O humor de cada dia

Homem chega para o Delegado da Família, disposto a denunciar uma cafetina por ela ter lhe arranjado uma companhia em desacordo com a solicitação. Ele solicitou uma mulher boa de cama, mas a fulana passou a noite dormindo, inclusive deixando de chamá-lo no horário combinado, resultando daí o prejuízo de uma passagem de avião. Ele perdeu o vôo. O delegado explicou para o queixoso que era natural uma mulher boa de cama dormir até mais tarde. A queixa não foi aceita.

COMENTE!

19 de setembro de 2017

Não se pode mais ficar na porta de casa

Ontem foi o bairro Bela Vista que perdeu seu ente querido. Amanhã poderá ser qualquer outro bairro, próximo ou distante do centro

Resultado de imagem para severino lima da silva 
  Foto; Reprodução

Severino Lima da Silva, 77 anos, sentado na porta de casa com uma flauta na mão. Não poderia haver maior demonstração de paz e crença na felicidade. Como esse senhor que foi abatido a tiros por assaltantes existem muitos em Teresina, pois não é fácil para qualquer pessoa ficar confinada dentro de casa.

Ontem foi o bairro Bela Vista que perdeu seu ente querido. Amanhã poderá ser qualquer outro bairro, próximo ou distante do centro. Um motociclista levando alguém na garupa, seja homem ou mulher, gera suspeita, mas ninguém tem o dom de adivinhar. O cidadão comum não carrega maldade.

No caso do senhor Severino o que mais intriga é a covardia dos assaltantes, pois ele não reagiu ao assalto. Apenas se assustou. Sua flauta jamais poderia ser confundida com uma arma. Se fosse desconfiar de qualquer motociclista o cidadão na porta de casa dispararia sua arma no primeiro que apontasse.

O pior de tudo é que a prática criminosa dos assaltantes não pode ser evitada preventivamente. Não há polícia que dê conta de fiscalizar bairros inteiros. Muitas famílias já deixaram o hábito salutar de ficar na calçada de casa contemplando os movimentos da rua. Outras não conseguem essa proeza.

Advertências

Antes do golpe de 1964 houve advertências por parte de militares insatisfeitos com a situação da época, que era de entrega do país à esquerda. Agora é a corrupção que está gerando as mesmas advertências. A mais recente, feita por um general da ativa, Antônio Hamilton Mourão, já causou pronunciamento do senador Lindberg Farias (PT), que parece não entender que o que se passa hoje no país é da conta de todo mundo. Possivelmente o general será punido, mas se a coisa não mudar outros virão a público.

Dilma para o Senado  

Imagem relacionada 
 Ex-presidente Dilma (Foto: Reprodução)

Andaram dizendo que a ex-presidente Dilma poderia disputar o Senado pelo Estado do Piauí. Nada mais estranho. Só que a mídia esquerdista aponta outro caminho. A ex-presidente estaria liderando nas pesquisas, com 12%, em Minas Gerais. A torcida da ex-presidente vibra com a possibilidade de ela vir a derrotar, mais uma vez, o senador Aécio Neves. Outro concorrente de Dilma seria Zezé Perrela (SD-MG). Dilma não é aquela “santidade” que os petistas apregoam, mas seus concorrentes aparecem mais nos escândalos, tando Aécio quanto Perrela.

Arrastão na Vila Paris

Emanuel Ferreira de Lima foi preso em flagrante quando realizava um arrastão na Vila Paris, zona leste de Teresina. Ele agia com um comparsa que escapou da polícia e portava quatro celulares e duas pistolas. Com cara de “abestado” ele foi exibido no portal GP1, mas logo estará solto. Como esse tipo de notícia não tem reprise, logo a população se esquecerá do marginal e ele voltará a agir. Quem pode garantir que ele ficará preso ao menos durante uma semana?

Preparando o servidor  

Resultado de imagem para wellington dias 
  Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

Qual seria o comportamento do governador Wellington Dias, no caso de o Estado vir a atrasar o pagamento do funcionalismo? Será que ele prosseguiria com suas articulações para ser candidato à reeleição? A pretexto de não conceder reajuste a categorias que estão prestes a entrar em greve o governo já mandou o seu recado, por intermédio da pessoa mais indicada, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles. A oposição acha que o governo está preparando o espírito do servidor para o pior. O Estado está com dificuldades para o pagamento do funcionalismo.

Furto de em energia

Existe um motivo pelo qual o cidadão de bem deve colaborar com a polícia no sentido de prender os ladrões de energia. É que a Eletrobras vai cobrar do consumidor em geral os valores da energia furtada. Somente no ano passado a Eletrobras recuperou cerca de R$ 50 milhões de energia furtada. Na última segunda-feira a polícia detectou um furto de energia em um restaurante da zona norte, cujo nome não foi divulgado, bem como o do proprietário As ligações clandestinas são mais comuns em estabelecimentos comerciais e condomínios habitacionais.

85 anos da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Piauí, distribuiu um livreto com fotografias e um pouco da história de cada um de seus 25 presidentes durante a sessão solene da Assembleia em sua homenagem pelos 85 anos completados em agosto último. Apenas uma mulher, Fides Angélica, presidiu a OAB - PI. A sessão solene foi requerida pelo deputado Luciano Nunes (PSDB.

Penitenciária

Que a penitenciária de Campo Maior deixará de ser chamada Nelson Mandela, disso ninguém mais tem dúvida. Resta saber que novo nome ela receberá. O autor da primeira denominação, deputado Aluísio Martins (PT), estaria ouvindo sugestões dos colegas para o novo batismo. Não seria o caso de se homenagear o Fidié, aquele que comandou as tropas portuguesas em Campo Maior?

O humor de cada dia

A cidade de Fartura teve um prefeito chamado Jurdam, um jovem artista da música e do humor que entrou cedo para a política. Uma vez ele foi a Brasília para tentar conseguir recursos em um ministério. Depois dele chegou o prefeito de Caridade, com o mesmo objetivo. O ministro deu prioridade ao que chegou por último, devido ao nome de sua cidade, mas o Jurdam não reclamou. Esperou ser atendido, para contar a diferença entre sua cidade e a do colega. Jurdam tratou de explicar que apesar do nome sua cidade era mais pobre que a do colega. Ele disse ao ministro que o nome Fartura era porque lá fartava tudo, desde o alimento à água de beber.

COMENTE!

18 de setembro de 2017

Secretário não deu nome a presídio

Em vídeo postado nas redes sociais o secretário afirma, de viva voz, que colocou o nome na penitenciária de forma equivocada

                                    Secretário de Justiça Daniel Oliveira (Foto: Reprodução)

 O presídio Nelson Mandela, no município de Campo Maior, continuará com esse nome, até que a Assembleia Legislativa decida mudá-lo, por ela mesma ou por solicitação do Executivo. Conversei com vários deputados e todos me disseram que uma lei não se anula a toque de caixa, como pretendeu o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

Em vídeo postado nas redes sociais o secretário afirma, de viva voz, que colocou o nome na penitenciária de forma equivocada. Chega mesmo a pedir desculpas e sustenta que da parte do governo o nome já não existe. Mas até ontem não havia chegado qualquer proposta do governador à casa legislativa do Estado nesse sentido.

O nome dado à penitenciária de Campo Maior, de autoria do deputado Aluísio Martins (PT), teve toda uma conotação ideológica e não recebeu nenhuma manifestação de insatisfação popular. Foi numa época em que o PT estava numa boa. Somente por último, com a notícia de transferência de presos para o referido presídio, foi que os internautas se manifestaram contrários.

O secretário de Justiça pode até ter mandado pintar um letreiro do presídio ou colocar uma placa com o nome de Mandela e por último retirá-la, mas ele não tem autoridade para tornar sem efeito o que os deputados aprovaram. Na época em que o plenário discutia o projeto de Aluísio Martins, outro Martins (Rubem) votou contra, por entender que o presídio devia ter o nome de um piauiense.

Professor corajoso

Em artigo assinado no jornal Diário do Povo, o professor José Maria Vasconcelos mexeu com um tema polêmico e complicado, o homossexualismo. Em nenhum momento ele foi desrespeitoso com os homossexuais, mas, mesmo assim, recebeu insultos através do facebook, onde o texto, corajosamente, foi postado. A certa altura do seu fabuloso texto, José Maria diz o seguinte: “o universo gay amplia-se, rapidamente, graças aos meios de comunicação, mais interessados no debate a favor do que no respeito às diferenças. Novelistas afirmam que apenas retratam o cotidiano urbano. Mentira. O mundo artístico de maioria gay tenta disseminar a ideologia de gênero, com apanágio de vítimas do preconceito”.

Todos iguais 

A última edição da revista Veja trata o presidente Temer como qualquer um dos políticos envolvidos em escândalos. Quem leu a referida publicação não tem mais dúvidas de que o presidente pode ter sido chefe de quadrilha no PMDB. O Partido dos Trabalhadores estaria com a faca e o queijo na mão para prosseguir com o seu discurso de golpe contra Dilma Rousseff, não fosse a situação em que se encontra o ex-presidente Lula. Tem-se a impressão de que hoje é o sujo falando do mal lavado.

Feira Agropecuária 

Resultado de imagem para Marden Menezes 
 Deputado Marden Menezes (PSDB) (Foto: Wilson Filho)

O deputado Marden Menezes (PSDB) registrou da tribuna a realização da Feira Agropecuária de Piripiri, agora em novo parque construído com apoio da iniciativa privada. Ele disse que o parque antigo estava desativado há vários anos, causando estagnação na atividade agropecuária. Marden agradeceu aos colegas que prestigiaram o evento, bem como ao Governo do Estado, que levou expressiva comitiva ao município, e ao prefeito Luiz Menezes, seu pai.

Preparando o servidor 

Resultado de imagem para Deputado Gustavo Neiva 
 Deputado Gustavo Neiva (Foto: Reprodução)

O deputado Gustavo Neiva acusou o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, de estar preparando o espírito do funcionalismo público para um eventual atraso no pagamento de seus vencimentos. Ele considerou recente entrevista do secretário a uma emissora de televisão como justificativa para que o governo não conceda reajuste aos policiais. O deputado disse que na hora de nomear pessoas para cargos comissionados em órgãos recém-criados o governo não tem falta de recursos.

Homenagem à OAB 

Resultado de imagem para Deputado Luciano Nunes 
 Deputado Luciano Nunes (PSDB) (Foto: Reprodução)

O deputado Luciano Nunes (PSDB) lembrou aos seus colegas que haverá sessão solene, nesta terça-feira (19), em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí. Ele é o autor do requerimento. A OAB está comemorando seus 85 anos, transcorridos em agosto último. Ao lembrar os colegas sobre a homenagem, Luciano Nunes buscou evitar que a sessão venha a contar com poucos presentes, como já aconteceu nos últimos meses.

Caminhada policial 


Resultado de imagem para Robert Rios 
 Deputado Robert Rios (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios chamou a atenção do governo para a possibilidade de os policiais militares entrarem em greve nos próximos dias. Para ele, isso seria um desastre, neste momento em que a população já se sente insegura com tanta violência. O deputado fez o alerta ao tempo em que registrou uma marcha dos PMs, da Assembleia para o Palácio de Karnak. Robert não vê justificativa para o governo não atender às reivindicações dos policiais, pois sempre tem dinheiro para criar novos cargos e secretarias.

PSDB fica com Temer

Segundo noticia o portal Brasil247, o presidente Temer conta com o apoio do PSDB. O partido estaria preparado

para fincar de vez sua âncora no governo Michel Temer junto com seu "quadrilhão", como definiu o inquérito da Polícia Federal; tucanos estão garantindo a Temer que vão trabalhar para rejeitar a nova denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o peemedebista; Temer é acusado de liderar organização criminosa e de obstruir a Justiça. Para retribuir a proteção do PSDB, Temer está afirmando que vai manter no cargo o ministro tucano Antonio Imbassahy. É o que diz o brasil247

O humor de cada dia

Cliente chega com o carro numa oficina e já vai dizendo que o mesmo estava com problema nas marchas, pois só estava andando na segunda. O mecânico responde: “pois aproveite e rode o restante do dia, pois amanhã já é terça”. A brincadeira fez com que os dois se olhassem de forma amigável. Mas o dono do carro falou de outro problema relacionado com o diferencial. Aí vem o troco. O mecânico perguntou se carro roncava e o cliente respondeu que não sabia, pois ele fica sempre na garagem, enquanto ele dorme no quarto.


COMENTE!

15 de setembro de 2017

Mais uma nota de Michel Temer

O Palácio do Planalto divulgou uma nota, afirmando que a denúncia do procurador é recheada de absurdos

Resultado de imagem para Michel Temer
 Presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

A quantidade de acontecimentos políticos esta semana foi tamanha que as pessoas que trabalham precisaram esperar um fim de semana para poder acompanhar tudo pelas redes sociais. Finalmente chega o sábado, trazendo a principal novidade, mais uma denúncia contra o presidente Michel Temer. Mal se tinha acompanhado o depoimento de Lula perante o Juiz Sérgio Moro, quando surge mais esse fato, denúncia do procurador Rodrigo Janot contra o presidente.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota, afirmando que a denúncia do procurador é recheada de absurdos. Segundo a nota, Rodrigo Janot continua em suas marcha irresponsável, mas o procurador não quis se manifestar. Aí vem o outro lado, que é exatamente o PT, hoje vivendo um dos piores momentos de seu principal líder, o ex-presidente Lula.

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP) emitiu uma nota em nome da bancada da legenda, afirmando que a denúncia contra Temer comprova que o governo precisa ser afastado o quanto antes, para o bem do povo brasileiro. Em sua nota, Zarattini observa que o futuro do Brasil está em jogo e que a bancada do seu partido conclama o povo para sair às ruas, junto a sindicatos e igrejas, pelo afastamento de Temer.

Esperava-se que o presidente Michel Temer não precisasse mais emitir nota oficial. Bastaria comemorar a prisão de Joesley Batista e seu sócio Ricardo Saud, já agora por tempo indefinido. Enquanto o mundo do crime político continua agitado, é adiada a reforma política. Será que o povo está entendendo isso?

Confissão

Resultado de imagem para delegado barreta
 Delegado Barêtta (Foto: Reprodução)

Finalmente a polícia prendeu o assassino do advogado Ozires de Castro Machado, morto a bala no conjunto Saci. O delegado Bareta havia prometido prender o criminoso, que se chama Neném. A causa do homicídio foi uma tentativa de roubar o celular da vítima. O relato do delegado é de que o criminoso ficou na praça com um comparsa, esperando aparecer a pessoa mais fácil de ser assaltada.

Greve de policiais    

Resultado de imagem para desembargador Edvaldo Moura
 Desembargador Edvaldo Moura (Foto: Reprodução)

O desembargador Edvaldo Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou que o Sindicato dos Agentes Penitenciários retome o atendimento administrativo, operacional e externo nas unidades prisionais, garantindo a permanência de pelo menos 60% dos agentes em serviço. A greve tinha iniciado na última segunda-feira (11), e desde então os policiais não estava recebendo presos nas unidades prisionais. As visitas de familiares foram suspensas, e os advogados chegaram a ser impedidos de visitarem seus clientes.

Gastos com acidentes

Resultado de imagem para Dr. Benjamim pessoa
 Dr. Benjamim Pessoa Vale (Foto: Reprodução)

O Estado do Piauí gastou 2016, cerca de R$ 1,6 bilhão com acidentes de trânsito, o que representa 4,26% do PIB . A informação foi passada pelo diretor da Associação Reabilitar e renomado neurocirurgião do Estado, Benjamim Pessoa Vale, durante sessão solene realizada na ALEPI na manhã da última quinta-feira (14). A sessão foi alusiva à 'Semana Neuro em Ação', evento de iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Além do dado sobre os gastos, Benjamim Pessoa destacou o número de acidentes desse ano. “O trânsito fez 150 mortes em 2016, e neste ano, de janeiro a agosto, já fez 156, disse.

Mandela em presídio

O nome de Nelson Mandela em uma cadeia de Campo Maior está repercutindo nas redes sociais. Os internautas acham que o grande líder merecia uma homenagem melhor. Faz sentido. Se ele passou quase a vida toda preso, seu nome devia ter sido dado a algo que fosse sinônimo de liberdade. Segundo registro no Google, o deputado Aluísio Martins (PT) é o autor do projeto que deu nome ao presídio.

Ministros permanecerão

 O Palácio do Planalto já bateu o martelo: os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), denunciados pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, não serão afastados. Antes, o presidente havia dito que ministros denunciados seriam afastados e os que se tornassem réus seriam demitidos. As coisas mudam conforme o sopro dos ventos.

Medo da morte

Já tive oportunidade de estranhar aqui, que ainda não tivesse ocorrido assassinatos contra delatores desse mundo criminoso em que se transformou o Brasil. Pois o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, representante da JBS, está preocupado com a transferência de dois de seus clientes, o empresário Joesley Batista e o lobista Ricardo Saud. Enquanto Joesley foi para São Paulo o outro foi para uma ala da Papuda, onde estão seis personagens que ele delatou.

 Assassino chorão

O assassino do advogado Ozires de Castro Machado, conhecido como Neném, chorou copiosamente perante um repórter da Rádio Jornal Meio Norte, causando indignação no comunicador. Não era pra menos. Na hora de matar ele teve coração de pedra, já que a vítima não reagiu, apenas tentou escapar do ataque, para não entregar seu celular. Além de chorão o bandido é mentiroso, pois disse que o carro que usava era emprestado.                                          

O humor de cada dia

Cliente entra na loja de discos querendo comprar um CD de Roberto Carlos que tivesse a música “Frango na Primavera”. O vendedor ficou surpreso. Não tinha a menor idéia sobre o pedido do cliente e acabou respondendo que nunca nem tinha ouvido falar no referido sucesso. O cliente insistiu: é “Frango na Primavera”. Todo dia eu ouço o vizinho tocar essa música. Foi aí que o vendedor pediu a ele que cantasse um pouquinho, pra ver se havia algum sentido. E o cliente solta a voz: ”meu frango olhando a primavera, que bonito que ele era, com as frangas no quintal”!!!

COMENTE!

14 de setembro de 2017

A resistência de Lula para o debate

Lula não admitiu, em nenhum momento, estar mentindo.

Imagem relacionada 
 Es-presidente Lula ( Foto: Reprodução)

Uma coisa é preciso ser reconhecida no ex-presidente Lula: sua capacidade de resistência para ficar mais de duas horas de frente para um Juiz e ainda ter disposição para discursar em um evento que era realizado numa praça em Curitiba.

Lula não admitiu, em nenhum momento, estar mentindo. Preferiu chamar de mentiroso seu ex-ministro Antônio Palocci, que uma semana antes havia prestado depoimento no mesmo processo. Além de mentiroso, Palocci seria um homem frio e calculista.

Mas o juiz Sérgio Moro não permitiu que Lula fizesse discurso de campanha eleitoral e acabou sendo questionado em sua imparcialidade pelo depoente. “A minha convicção foi de que o senhor foi culpado. O senhor apresente suas razões no tribunal” – finalizou o Juiz.

O povo terá oportunidade de se manifestar sobre mais esse depoimento de Lula. As redes sociais estão aí. Além do mais, as casas legislativas deverão se ocupar do tema por uma semana ou mais. O que não faltará é petista para dizer que Lula é inocente, e que estão apenas impedir sua candidatura em 2018.

Acidente

Um acidente envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta assustou os moradores da Avenida Maranhão, na manhã desta quinta-feira (14). O carro derrubou um poste da Eletrobras e a moto, esta ocupada por um casal. Os ocupantes dos dois veículos tiveram ferimentos leves. A polícia teve que intervir para que os populares não levassem os produtos da caminhonete,frutas que seriam levadas para o Mercado Central.

Tornozeleira

O cara ser preso e ainda ter que pagar a tornozeleira quando estiver em liberdade condicional não é fácil. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (13) o projeto que obriga o preso a pagar a tornozeleira eletrônica.
O projeto, apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), altera a Lei de Execução Penal e também autoriza os custos do monitoramento eletrônico serem descontados da remuneração do trabalho do preso. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o custo médio mensal de uma tornozeleira eletrônica está em torno de R$ 300.

Morte de cigano

Repercutiu no site da Globo (G1), a morte do cigano Jardel Pereira da Silva, que tem o meu pseudônimo, Cazé. O crime aconteceu na cidade de Flores e os autores já teriam sido identificados pela Polícia Militar de Pernambuco. Houve troca de tiros, tudo por conta de uma cobrança dos supostos policiais ao cigano, por ele não ter pago um veículo. O desentendimento foi na residência da própria vítima.

Trânsito em Teresina

Em sessão solene realizada na Assembleia, nesta quinta-feira (14), o diretor do Detran, Arão Martins, afirmou que Teresina tem um dos mais altos índices com acidentes de motocicleta e que os mais frequentes com automóveis são causados pelo uso do celular. Na mesma solenidade, o médico Itamar Costa defendeu que as motocicletas sejam fabricadas com capacidade para desenvolverem apenas 60 quilômetros por hora. Ele considera absurdo que uma motocicleta marque 200 quilômetros no velocímetro.

Robert não perdoa Viviane


O deputado Robert Rios voltou a criticar a senhora Viviane Moura, atualmente encarregada das privatizações no Estado. Ele chegou a pedir ao presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, que vá ao governador Wellington Dias e peça a exoneração de Viviane. Entre as acusações que faz, Robert disse que ela trabalhou na empresa Egea e que foi por isso que a mesma ganhou a licitação da Agespisa.

Concentração

O deputado Rubem Martins informou que na próxima segunda-feira, a partir das 7h30, as associações de policiais militares vão fazer uma caminhada saindo da avenida Marechal Castelo Branco até a praça da Liberdade, nas proximidades do Palácio de Karnak. A concentração será em frente a Assembleia Legislativa.

“A caminhada será em honra aos policiais mortos, pela vida e em defesa da sociedade. Só este ano foram quatro PMs assassinados”, disse ele, acrescentando que a violência não pode continuar dominando os cidadãos de bem e que é preciso fortalecer as instituições para que o combate ao crime seja mais eficaz.

Crise no Estado

O deputado Gustavo Neiva (PSB) disse em aparte ao seu colega Robert Rios que a situação financeira do Estado é mais grave no interior, onde a população se queixa de tudo. Ele considerou o governo culpado pela situação do abastecimento de água na capital, que está pior depois da privatização. Para o deputado, a empresa que ganhou a licitação ficou responsável apenas pela capital, onde o lucro é maior.

O humor de cada dia

Mulher sai de casa para denunciar o próprio marido, por abuso sexual. Na delegacia ela foi direta ao assunto. O delegado estranhou e quis saber como se dava o abuso, se era por estupro, e ela respondeu que mais antes fosse. Intrigado com o fato, o delegado insiste para que ela entrasse em detalhes, para que ele pudesse adotar as providências. Foi aí que a mulher esclareceu: “seu delegado, toda tardinha eu tomo meu banho, me perfumo, visto minha camisola, passo me esfregando nele e ele não dá a menor importância”. O delegado entendeu e arrematou. “É abuso mesmo. Não quer mais. Trate logo de arranjar outro”.





COMENTE!

13 de setembro de 2017

Mais uma acusação contra o presidente

A investigação, aberta a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai apurar possíveis crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva.

Resultado de imagem para Lula
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

 O Brasil nunca tinha vivido uma situação como esta, de acusações contra o presidente da República. Além das graves acusações, o país vive a grande facilidade de comunicação que as redes sociais oferecem, permitindo que a população se manifeste sobre cada notícia.

O que pesa sobre os ombros do presidente Michel Temer é o suposto favorecimento à empresa de terminais portuários Rodrimar, por meio do Decreto dos Portos. A defesa do peemedebista afirma que os autos estão “contaminados por inverdades”.

A investigação, aberta a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai apurar possíveis crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva.

Vejamos o que diz a defesa do presidente: “as alegações aduzidas nos presentes autos, no que diz respeito ao sr. presidente da República, estão contaminadas por inverdades e distorções maliciosas da realidade, visando o enfraquecimento de seu governo, a instabilidade das instituições e da própria sociedade brasileira”.

Diz ainda a defesa de Temer que “para a surpresa do sr. presidente, seu nome foi, mais uma vez, envolvido em alegações falaciosas e descabidas”. “É absolutamente impertinente a conclusão de que informações foram veiculadas à terceiros, objetivando a captação de recursos ilícitos para seu proveito por parte de funcionários de seu próprio governo”.

A verdade é que nenhum acusado fica em silêncio. O ex-presidente Lula nunca parou de cobrar provas nas acusações que tem sofrido. Lula consegue viver debaixo de várias acusações, mas vive em permanente campanha para retornar ao poder. Da mesma forma, Michel Temer vai tocando o seu governo, certo de que concluirá o mandato. Mas a população sabe em quem acreditar e espera apenas a próxima eleição para poder se manifestar.

Estiagem

O número de municípios piauienses afetados pela seca é de 61. A situação de emergência foi reconhecida em portaria publicada na edição da última terça-feira do Diário Oficial da União, pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. Com o reconhecimento, o governo estadual poderá receber recursos federais para o enfrentamento da crise. Os agricultores esperam ter acesso a programas como Bolsa Safra e Bolsa Estiagem, além de facilidades para quitar dívidas junto aos bancos públicos.

Fraude

O refrão do PT sobre o ex-presidente Lula agora é: eleição sem ele é fraude. Antes já foi dito que sem Lula a eleição seria ilegítima. Resta saber se o povo ainda acredita nisso. Afinal, o ex-presidente é visto pelos seus seguidores como sinônimo de honestidade, mesmo quando está prestando depoimento em processo da Lava Jato. O que não se pode negar é a resistência do ex-presidente, que enfrenta tudo como se fosse um jovem de 18 anos.

Refrigerante

Resultado de imagem para Luciano nunes
 Deputado Luciano Nunes (PSDB) (Foto: Reprodução)

O deputado Luciano Nunes (PSDB) abraçou uma causa complicada. Ele quer proibir a venda de refrigerantes nas escolas públicas e privadas. O projeto que trata do assunto já foi apresentado. O deputado levou em consideração o risco relacionado ao excesso de consumo de bebidas açucaradas. O que vai acontecer é o seguinte: o aluno vai sair da sala de aula sedento por um guaraná ou coca-cola e quando chegar no primeiro bar consumirá o dobro daquilo que o deputado proibiu.

Perda de UTIs  

Resultado de imagem para Dr. Pessoa
  Deputado Dr. Pessoa (PSD) (Foto: Reprodução)

O deputado Dr. Pessoa (PSD) afirmou que a cidade de Teresina está perdendo UTI's por incompetência dos gestores. Para ele, o Piauí necessita de pelo menos 800 leitos especiais, segundo as normas do Ministério da Saúde, mas além desse número nunca ter sido alcançado agora as autoridades estão reduzindo ainda mais as existentes. Em resposta, o deputado Firmino Paulo (PSDB) afirmou que as UTI's da Maternidade Ciamca, às quais o seu colega se referia, não estão sendo fechadas, mas apenas transferidas para a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Que buraco grande e largo

O título acima é criação do jornalista Efrém Ribeiro, que ainda não perdeu o hábito de ser mais autêntico que os outros em suas reportagens. No facebook ele aparece sentado dentro de um buraco numa rua de calçamento, com os seguintes dizeres: “Há dois anos este buraco existe na rua Netuno, no bairro Satélite, na zona Leste de Teresina. Isso deixa os motoristas, motociclistas e moradores revoltados e eu com a calça suja”.

Cigarro eletrônico

Discute-se agora os prováveis malefícios do cigarro eletrônico. Especialistas se dividem, uns afirmando que ele pode causar o câncer, outros dizendo que não. As imagens que aparecem na televisão se parecem com as baforadas dos maconheiros nas praças. A prática desse vício moderno ainda não chegou a Teresina. Até o momento, quem mais aparece nas reportagens são os jovens. Talvez o cigarro de fumo bruto, enrolado na palha de milho, fosse menos prejudicial.

Suicídios

Na sessão solene que a Assembleia realizou sobre o combate ao suicídio, ficou-se sabendo que três pessoas se suicidaram, recentemente, duas nas cidades de Santa Rita e Socorro, em um mesmo dia (12.08.2003) e outra em Canto do Buriti. As informações foram prestadas pelos deputados Francis Lopes e Dr. Hélio. O Piauí é o oitavo estado com maior número de Suicídios e Teresina é primeiro lugar entre as capitais.

O humor de cada dia

Homem chega em casa de madrugada, sob efeito de bebida alcoólica. Ao entrar no quarto encontra a esposa sentada na cama, com um terço na mão, certamente rezando para que ele chegasse em paz, já que a noite era de muita chuva e trovoada. Mas o homem só tinha uma coisa na cabeça. A desconfiança de que a mulher o traia. Assim, ele apontou para a cama e disse, em tom autoritário: “eu nunca mais quero ver esta colcha pelo avesso. Isso gera suspeita. A mulher reage, em tom melancólico: “a colcha está pelo avesso porque tu nunca mais deixaste o dinheiro do sabão”.

COMENTE!

12 de setembro de 2017

O rádio nos dias atuais

As emissoras de rádio transmitiam os jogos de futebol com equipes bem treinadas e mantinham programas esportivos em horários certos

Antigamente de fazia rádio com certa dificuldade, principalmente os noticiários. A única fonte mais acessível para as notícias nacionais era o próprio rádio, e para isso cada emissora tinha o seu rádio escuta. Para o noticiário local utilizava-se basicamente o telefone. Os programas noticiosos eram apresentados geralmente ao meio dia e à noite, após a Voz do Brasil.

As emissoras de rádio transmitiam os jogos de futebol com equipes bem treinadas e mantinham programas esportivos em horários certos. Os programas esportivos eram os donos da maior audiência. As emissoras chegavam a cobrir os treinos de cada clube, antecipando informações sobre a contratação de novos atletas.

A música no rádio não era apenas gravações. Havia programas ao vivo, tanto em estúdio como nas praças públicas. Os programas de auditório movimentavam a juventude, sempre aos domingos. Era através desses programas que surgiam os novos artistas. Artistas que vinham de fora participavam de tais programas, antecipando seus sucessos.

Atualmente o rádio é feito basicamente com a utilização da Internet. Não há horário específico para os noticiários. Cada locutor noticia e comenta os fatos políticos. A participação do ouvinte não é feita apenas pelo telefone. O celular transmite fotografias, o que torna mais acreditada a informação. Diferentemente dos jornais impressos, o rádio não sofre prejuízo com a internet.

Cantor pede ditadura

Resultado de imagem para zeze di camargo

 Zezé Di Camargo (Foto: Reprodução)

Em entrevista à jornalista Leda Nagle, o cantor sertanejo Zezé di Camargo defendeu a volta dos militares ao poder. Ele foi alertado sobre as mortes, torturas e desaparecimentos políticos e sua reação foi esta:"Mas não chegou a ser tão sangrenta, tão violenta, como a gente vive até hoje, no mundo de hoje". O pior é que não é apenas o cantor que sente saudade da ditadura. Diariamente se ouve, através do rádio, pessoas simples defendendo a volta dos militares.

futuro sem papel

O jornalista Chico Viana previu o isolamento total da comunicação impressa, ao falar na tribuna da Assembleia durante a sessão em homenagem ao dia da imprensa. Ele disse que nos Estados Unidos até o papel já está fora de uso. Ele estima que no futuro qualquer leitura será feita numa tela. Viana é um dos veteranos da imprensa no Piauí, conhecedor da história do jornalismo impresso. Ele destacou os papéis que tiveram o coronel Octávio Miranda e o jornalista Hélder Feitosa na comunicação impressa.

Plano de Cargos

O presidente do Sindicato dos Radialistas, Valdeck Moraes, pediu aos deputados o máximo de empenho para a aprovação do Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Fundação Antares. Ele disse que são 35 funcionários efetivos. O pedido de Valdeck foi feito em seu discurso na sessão que homenageou os jornalistas.

Violência no Saci

O conjunto Saci foi abalado por mais um ato de violência. O advogado Ozires de Castro Machado Neto foi baleado na cabeça, na noite da última segunda-feira (11/09) numa tentativa de assalto próximo a praça do bairro. Ozires faleceu no dia seguinte, após ter sido levado ao HUT. Dois homens abordaram o advogado. Ele tentou escapar, mas seu carro estancou em cima de uma calçada oposta à sua residência.

Sonho da esquerdista

A mídia esquerdista ainda sonha com a queda de Michel Temer. O portal brasil247, um dos mais identificados com a esquerda, noticiou que o Palácio do Planalto divulgou nota, na terça-feira (12), em que afirma que “facínoras roubam do país a verdade”, um dia depois de um relatório da Polícia Federal concluir que Michel Temer comanda a quadrilha do PMDB na Câmara dos Deputados e recebeu R$ 31,5 milhões em propinas. Concluiu o portal, em matéria de capa: “dentro de 48 horas, Temer deverá ser denunciado por Rodrigo Janot, por organização criminosa e obstrução judicial; no chamado "quadrilhão" do PMDB, três integrantes já estão presos: Eduardo Cunha, Henrique Alves e Geddel Vieira Lima – este, que era braço direito de Temer, mantinha R$ 51 milhões escondidos num bunker’.

João Henrique em campanha

Resultado de imagem para João henrique sousa
 João Henrique Souza (Foto: Reprodução)

O ex-ministro João Henrique Souza, atual presidente do Conselho Nacional do Sesi, pretende percorrer 15 das maiores cidades piauienses, em sua campanha para que o PMDB tenha candidato próprio ao governo do Estado. Na sexta-feira ele estará com sua caravana em Campo Maior, para um encontro em um hotel da cidade. Resta saber se o PMDB dará a João Henrique a mesma importância que deu a Lula em sua recente visita ao Piauí.

Passe livre

Foi adiada para a próxima semana a votação do novo projeto de lei do passe livre intermunicipal para os idosos na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Piauí. O presidente da Comissão e autor do projeto, deputado Marden Menezes (PSDB) lamentou o adiamento. “Nós respeitamos o pedido de vistas sobre o projeto que regulamenta o passe livre intermunicipal para os idosos do Piauí, mas com isso, tivemos mais um adiamento na votação da matéria e só quem sai penalizada é a população idosa, que não deveria ter que esperar mais para que esse direito tenha o seu efetivo cumprimento”,

O humor de cada dia

Matuto foi para a cidade, levando um garotinho de seis anos para tratamento médico. Hospedou-se na casa de um amigo e todos os dias levava o garoto para debaixo de uma árvore no quintal, onde permanecia por dez minutos. Um vizinho ficou curioso com o fato e foi até o matuto: “você poderia me dizer o motivo de estar levando esse garoto para debaixo daquela árvore, todos os dias? Eu gostaria de saber se é promessa ou penitência. O matuto sorriu e respondeu: “não senhor. Eu levo exe minino pro quintal porque me dixerum que todo dia eu tinha que levá ele ao pé de ata”. Ele queria dizer pediatra.

COMENTE!

11 de setembro de 2017

Semana começa com novos fatos

Eles agora se darão ao trabalho apenas de acompanhar os fatos através da mídia e a opinarem pelas redes sociais.

 A semana começa com fatos novos, como a mudança no comando da Polícia Federal, confirmada em entrevista do ministro da Justiça, Torquato Jardim, na segunda-feira. O ministro confirmou que tentará anular as provas da JBS.

A prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud, no domingo, já havia aquecido o noticiário da grande mídia. Nesse episódio, mais uma vez se destaca o ministro Rodrigo Janot, que fez o pedido a Edson Fachin. Joesley e Saud já devem ter sido transferidos de São Paulo para Brasília.

Já na quarta-feira, espera-se mais um depoimento do ex-presidente Lula, perante o Juiz Sérgio Moro. Será um interrogatório presencial. Moro havia sugerido que o depoimento fosse uma videoconferência, para economizar recursos, mas os advogados do ex-presidente contestaram.

O processo contra Lula envolve suposto pagamento de propina feito pela Odebrecht em favor de Lula decorrente de contratos da Petrobras com a empreiteira. O ex-presidente é acusado de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.

Lula acabava de retornar de um giro pelo Nordeste, reunindo seguidores em várias capitais e pequenas cidades, o que levou seus admiradores a se deslocarem de um local para outro e participarem de almoços e jantares. Eles agora se darão ao trabalho apenas de acompanhar os fatos através da mídia e a opinarem pelas redes sociais.

Proteção aos prédios

    Lei municipal vai proteger os prédios da ação danosa dos pichadores. Mas o dano maior é quando alguém manda demolir um prédio para transformar o terreno em estacionamento rotativo de automóveis. Isso acontece em Teresina, sem que a Prefeitura tivesse, até hoje, manifestado alguma preocupação. Eis aí um tema bom para os vereadores discutirem na tribuna.

Era só o que faltava

Pagar o alto preço da energia já era um castigo para o consumidor. Mas agora vem o pior: o governo acaba de autorizar, segundo a grande mídia, a cobrança do prejuízo na conta do consumidor honesto. Há um adágio popular que diz o seguinte: “quem rouba do ladrão tem cem anos de perdão”. Que adágio merece um governo que cobra dos honestos os prejuízos causados pelos que furtam? O castigo não é para todos os Estados, mas o Piauí é um dos contemplados.

Preço do xixi


Está sendo noticiado, nas redes sociais, que fazer xixi na Rodoviária Estadual custa um real. Eis aí uma das consequências da privatização. No mercado do Parque Piauí o custo é só a metade, R$ 50 centavos. Resta saber qual dos dois oferece piores condições de higiene. Devia ser proibida a cobrança, já que o aparelho sanitário é uma exigência para o funcionamento de qualquer estabelecimento.

Novo livro

O advogado Celso Barros Coelho está com mais um livro na praça, Perfis Paralelos – Juristas. Celso justifica a sua obra no fato de que é importante conhecer o pensamento e as ideias de cada autor, informando-se a respeito da contribuição que deram à ciência do Direito. O novo livro de Celso Barros representa o perfil intelectual de alguns juristas em várias áreas de atuação com o propósito de melhor serem estudados e conhecidos das gerações atuais.

Legitimidade
 
Resultado de imagem para fLÁVIO dINO 
 Flávio Dino (Foto: Reprodução)

Surge mais um político de esquerda para dizer que sem Lula a eleição de 2018 não terá legitimidade. Trata-se do governador do Maranhão, Flávio Dino. Antes de afirmar esse absurdo o governador criticou o prefeito de São Paulo, João Dória, e direitista Jair Bolsonaro. O governador do Maranhão precisa entender que Lula não é uma lei que, deixando de existir, possa tornar uma eleição ilegítima.

Aniversário de Castelo 

Resultado de imagem para João de Deus teresina 
 Deputado estadual João de Deus (PT)

O deputado João de Deus (PT) registrou da tribuna o aniversário da cidade de Castelo, que completará 255 anos no dia 13 do corrente. Ele disse que Castelo tem hoje como principal atração turística o Cânnion do Poti, que já começa a ser visitado por turistas de outros Estados. João de Deus falou sobre o melhoramento da estrada, feito pelo governo Wellington Dias e pela melhora na rede elétrica, feita pela Eletrobras.

Dia da imprensa 


Resultado de imagem para Henrique rabelo teresina 
 Deputado Henrique Rebelo (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene pelo dia da imprensa, nesta terça-feira, atendendo requerimento do deputado Henrique Rebelo (PT). Na ocasião, os jornalistas homenagearão Hélder Feitosa, pelos 30 anos de seu falecimento (dia 28 de julho). O jornalista Chico Viana está encarregado de selecionar os colegas que falarão sobre Hélder Feitosa. Hélder era cearense e foi fundador e diretor do jornal O Estado, tendo sido assassinado em sua residência.

O humor de cada dia


O que já se disse sobre o casamento:

- O casamento é tão ruim que deu origem à sogra

- Se casamento fosse pecado a convivência seria a penitência

- Casamento no cartório é caminho ao purgatório.

- Casamento no Clero é caminho ao cemitério.

- Casamento na fogueira é fogo a vida inteira

- Namorou por correspondência, casou por procuração e o único filho que teve foi por inseminação artificial.

- Casei-me pra ter mulher

Comida e roupa lavada

Hoje tenho tudo isso

E não pago empregada.

COMENTE!

08 de setembro de 2017

A delação de Antônio Palloci

É a velha história da caça e do caçador, cada um com o seu dia.

Resultado de imagem para antonio palocci
 Ex-ministro Antônio Palloci (Foto: Reprodução)

Quando alguém se sente poderoso, controlador de tudo, geralmente aparece alguém, dentro de casa, para o apunhalar pelas costas. Foi o que aconteceu com o ex-presidente Lula. Ele não esperava a delação do ex-ministro Antônio Palloci, que “rasgou o baralho” e promete dizer mais.

A imprensa já tinha divulgado que o ex-ministro pretendia contar de quem partiu a ordem para a quebra do sigilo bancário do caseiro Piauiense, Francenildo, mas acabou delatando gente mais graúda, sobre assunto mais importante.

O episódio envolvendo o caseiro piauiense levou à saída de Palocci do Ministério da Fazenda, na época. Ele foi acusado, de acordo com a notícia, de ter participado de festas em 2006 com prostitutas na casa, que teria sido alugada por assessores seus bem próximos. Na época, a oposição afirmava que lá havia encontros com empresários para que fossem feitos lobbys” – publicou a Folha.

Está agora o PT no lugar de Francenildo, sujeito a quebra de sigilo bancário e outros inconvenientes. O caseiro deve estar contente com tudo isso, pois não teve, na época em que foi humilhado, a solidariedade de quem hoje está na delação do ex-ministro. É a velha história da caça e do caçador, cada um com o seu dia.

Campanha

Resultado de imagem para Firmino Filho
 Prefeito Firmino Filho (Foto: Reprodução)

Um suposto eleitor enganado do prefeito Firmino Filho está com uma campanha contra ele na internet. Um vídeo apresenta um fundo musical que diz assim: ”você pagou com traição, a quem tanto lhe deu a mão”. Em outro vídeo o fundo musical é com a música pistoleiro do amor. Certamente o prefeito não irá se preocupar com isso. O tempo se encarrega dar a resposta.
Água retida

Donos de sítios estão barrando os pequenos riachos de águas escassas, deixando os moradores mais pobres sem o precioso líquido. As denúncias estão sendo feitas através do rádio. Isso é uma pequena amostra do que poderá acontecer de mais grave no futuro. O fim da humanidade será de lutas por um pingo d´água.

Insegurança no Angelim

O bairro Angelim é um dos mais inseguros para a população. Em apenas dois meses foram registrados 60 boletins de ocorrência. O local preferido pelos assaltantes é uma ladeira que separa o bairro do vizinho Mário Covas. Além de assaltarem as pessoas, os bandidos matam os cães envenenados.

Reforma em convento

O Convento São Benedito, na Avenida Frei Serafim, deverá passar por reforma. Uma campanha está sendo feita para a arrecadação de fundos. Haverá um sorteio de bens, no dia 4 de outubro. O Frei Francisco Lopes está comandando a campanha que ele espera venha a ser bem sucedida. O prédio tem uma boa estrutura, mas há bastante tempo não passa por uma reforma.

Consolo ao PT

Amigos do PT estão consolando os delatados do partido, por Antônio Palloci, de que Geddel Vieira se prepara para delatar o presidente Temer. Assim, a festa no Planalto com a capotagem de Joesley Batista e Rodrigo Janot estaria transformada em velório. Segundo a colunista Tereza Cruvinel, do portal brasil247, "Temer e Geddel são unha e carne. Sua carta de demissão foi dirigida ao 'fraterno amigo' que ajudou a colocar no cargo com o golpe de 2016.  Seus apadrinhados continuam no governo e no Palácio. Ele tem muito a contar sobre tudo o que fizeram juntos nestes anos todos”.

Ironia do destino?

Marcos Vinícios Santo Silva, de 26 anos, foi assassinado em um bar chamado “Subindo o Céu”, na zona norte. Ele recebeu um tiro no pescoço, foi socorrido, mas morreu já dentro do hospital, o HUT. A polícia diz que não há registros policiais contra ele. Tratava-se de um trabalhador. O suspeito ainda não foi preso. Espera-se que ele esteja subindo para o inferno. Matéria do portal 180graus diz que o assassino é um policial.

Formula 1 na BR-343

A Polícia Rodoviária Federal registrou velocidades acima de 170 quilômetros por hora na BR-343, no feriado de 7 de Setembro. Esse tipo de registro assusta qualquer pessoa normal que trafegue por aquela BR, uma das mais movimentadas, já que leva ao litoral piauiense. Esse tipo de condutor não devia ser punido apenas com multa, mas com a cassação da habilitação, para o bem de todos.

O humor de cada dia

Homem chega em casa e encontra a mulher com outro no quarto. Certifica-se de tudo, esvazia um dos pneus do carro do “pé de pano”, pra ele não fugir e em seguida empurra a janela com o cano do revolver, um 38 novinho. O estranho apelou pra tudo, ajoelhando-se e pedindo pelo amor de Deus que o marido da mulher não o matasse. De forma fria, o marido explica: “tu achas que eu vou dar 20 mil nessa arma e te deixar sair em paz”? Reage o “pé de pano”: pois eu lhe dou 30 mil no revólver. Em tom de paz responde o marido: está fechado o negócio. De quebra, ele ainda ajudou a trocar o pneus do carro que ele havia esvaziado.

COMENTE!

Agência da Caixa na Barão de Gurgueia

As paredes e o forro de gesso ficaram esfarelados pelo chão, mostrando que explosivos de alto poder foram utilizados.

Quem trafegou pela Avenida Barão de Gurgueia na última quarta-feira ficou estarrecido com o estrago na agência da Caixa Econômica Federal, em frente o supermercado Bom Preço. As paredes e o forro de gesso ficaram esfarelados pelo chão, mostrando que explosivos de alto poder foram utilizados.

Populares residentes nas imediações foram ver de perto o estrago na agência da Caixa, cada um achando que o bando que assaltou a agência é comandado de fora para dentro do Estado. O que ninguém entendeu foi a destruição do prédio. Não é atrás de dinheiro que os assaltantes invadem os bancos?

Pela quantidade de agências bancárias assaltadas em todo o Estado, percebe-se que o aparelho policial não tem estrutura para combater os grupos criminosos. Eles agem quase que simultaneamente, na capital e no interior, causando prejuízos financeiros e deixando as populações de pequenas cidades sem atendimento.

O estado em que ficou a agência da Caixa na Avenida Barão de Gurgueia deixou a população assustada. A vida de um segurança de banco não vale nada hoje em dia. E o pior é que existem assaltos a clientes que vão depositar ou sacar dinheiro. A ação policial não inibe os bandidos. Eles estão cada vez mais audaciosos.

Viaturas do SAMU

A TV rádio Clube publicou interessante matéria sobre as viaturas do SAMU, que estariam sem a devida manutenção. As pessoas que necessitam do atendimento de urgência temem acidentes, uma vez que as portas de tais viaturas são amarradas com barbantes. A direção do SAMU informou que estão sendo adquiridas cinco novas viaturas, duas ainda este mês e três para mês de outubro.

Transporte escolar

Requerimento do deputado Gustavo Neiva (PSB), lido e aprovado na manhã da última quarta-feira (6), pede a regularização do transporte escolar no município de Redenção do Gurgueia.  O documento é dirigido à secretária de Estado da Educação, Rejane Dias. Gustavo já fez vários pronunciamentos sobre possíveis irregularidades no transporte escolar, mas desta vez ele tratou do assunto de forma mais moderada.

Uso da máquina em visita de Lula

O deputado Robert Rios não está sozinho no combate ao uso da máquina do Estado durante a visita do ex-presidente Lula, sobretudo com carros alugados. Seu colega Rubem Martins se associou à luta, acrescentando um dado: ele disse que ouviu a voz de uma jornalista do Cerimonial do Karnak, noticiando, empolgada, a visita do ex-presidente a uma cidade do interior.

Seca em Curimatá

O deputado Gustavo Neiva (PSB), se solidarizou com a população da cidade de Curimatá, ao denunciar a falta de pagamento dos carros pipas que estão abastecendo a cidade.

“Hoje quero me solidarizar com a população de Curimatá, que está atravessando um momento de extrema dificuldade. Queremos aqui apelar para a sensibilidade do Governo do Estado. Eu e o deputado Luciano Nunes já encaminhamos ao Governo um requerimento solicitando a execução de um projeto que já está elaborado na Secretaria de Defesa Civil, para a construção da adutora da barragem Algodões II” – disse Gustavo.

Feriado

Boa parte do comércio funcionou no 7 de Setembro, mas a clientela era escassa. O teresinense já se acostumou a viajar nos feriados longos. O local de maior aglomeração, exceto a avenida onde foi feito o desfile, era o terminal rodoviário. Nas paradas de ônibus o número de passageiros era pequeno, daí a justificativa para tão poucos carros em circulação.

Museu do vaqueiro

A obra do Museu do Vaqueiro, no município de União, foi iniciada em 2009, no governo anterior de Wellington Dias, mas até o momento não foi concluída, afirmou o deputado Luciano Nunes (PSDB). Ele disse que esteve recentemente em União, onde a comunidade cobra do governador providências imediatas. Luciano Nunes cobrou também a reforma da estrutura física da Unidade Escolar Filinto Rego, um dos ginásios mais tradicionais, fundado em 1957 e que já formou muitos filhos de União.

Reabilitação

A construção de um Centro Especializado em Reabilitação, na cidade de Floriano, foi solicitada pelo deputado Dr. Hélio PR), através de requerimento aprovado na última quarta-feira. O requerente disse que na cidade de Parnaíba o ritmo de construção do Centro de Reabilitação está acentuado. Ele disse também que sua reivindicação é no sentido de garantir assistência às pessoas com deficiência, o mais próximo possível de suas residências.

O humor de cada dia

Velhinha do interior veio à capital para tratamento de saúde, hospedando-se na casa de uma filha casada. Sem nunca ter visto um telefone ela foi orientada sobre como atender as ligações. “A gente se despe da pessoa que liga com um beijo” – explicou a filha. Na primeira ligação que atendeu, a velhinha não se esqueceu da despedida. Era um senhor que esteve na linha, querendo a confirmação de endereço. A velhinha se despediu do senhor do jeito que a filha ensinou: “um beijo”, disse ele em voz alta. E quando o cara disse, outro, ela reagiu com força: “outro não, seu metido. É só esse, e olhe lá”.

COMENTE!

06 de setembro de 2017

Mais uma denúncia que resultará em nada

Já são muitas as denúncias engavetadas, cujos acusados estão espalitando os dentes.

Resultado de imagem para Rodrigo Janot
Rodrigo Janot (Foto: Reprodução)

A denúncia do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, contra o ex-presidente Lula, Dilma Rousseff, Palocci, Mantega, Gleisi, Edinho e Paulo Bernardo, dificilmente será apurada. Ela se perderá no espaço, assim que o procurador deixar o cargo, ainda neste mês de setembro. Já são muitas as denúncias engavetadas, cujos acusados estão espalitando os dentes.

Para a opinião pública as denúncias são importantes e servem para comentários os mais variados nas redes sociais. Discute-se o papel dos membros do Poder Judiciário como se discute futebol, mas muitos dos acusados acham que tais denúncias não influirão no resultado das urnas em 2018.

Contando-se o tempo decorrido, de 2002 até aqui, quem pode garantir que a apuração dos fatos não durará o mesmo tempo? A verdade é que muitos dos denunciados não se intimidam. O ex-presidente Lula teve prisão decretada, mas parece que isso fez foi encorajá-lo para percorrer o Nordeste, em campanha eleitoral antecipada.

Não se pode comparar a denúncia de um Procurador da República com as delações de um empresário qualquer. Rodrigo Janot é acusado pelo ex-presidente Lula de ter feito sua denúncia no dia em que ele encerrou sua peregrinação pelo Nordeste, como se pretendesse ofuscar o resultado das visitas. De qualquer forma, foi bom que o Procurador fizesse a denúncia, mesmo que ela venha a dar em nada.

Independência continua

Ainda não acabou de vez a liberdade de imprensa no Piauí. O jornal Diário do Povo divulga interessante matéria sobre o engenheiro que foi espancado pela turma do PT durante jantar oferecido a Lula em Teresina. Uma testemunha procurou o jornal e contou tudo. Com medo de represália, essa testemunha preferiu o anonimato. Seu depoimento será prestado no inquérito que apura o caso. Imagine-se um espancamento desse contra um membro do PT. Teria sido notícia até no exterior.

Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas está convidando a categoria para o X Encontro de Jornalistas, a realizar-se no Auditório Jornalista Deoclécio Dantas, no SESC, localizado na Avenida Campos Sales – 1111, nos dias 15 e 16 do corrente. O evento será abrilhantado pela participação de representantes da Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ e da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Faz pare da programação o relançamento do livro História da Imprensa do Piauí, de Celso Pinheiro Filho, em edição ampliada e autorizada.

Agentes penitenciários

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), afirma que desde março vem tentando uma audiência com o governo do Estado, mas até agora não houve resposta do Executivo. Por essa razão e outras mais a categoria entrará em greve na próxima segunda-feira. Para o presidente do sindicato, José Roberto da Silva, o governo desrespeita a categoria.

A fala de Dudu

Resultado de imagem para Vereador Dudu 
  Vereador Dudu (Foto: Reprodução)

O vereador Edilberto Borges (Dudu), do PT, escolheu o deputado Robert Rios e o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa) para severas críticas, por eles terem criticado o ex-presidente Lula. Ele disse que os dois são irresponsáveis. Acusou diretamente o deputado Robert de viver em seu gabinete e participando de farras. Robert já deu a resposta ao vereador. Falta ainda a manifestação de Mão Santa.

Cesta Básica

O noticiário da grande mídia nacional aponta diminuição da cesta básica em 21 capitais. Enquanto isso, anuncia-se um aumento de 12% no preço do gás de cozinha. Se diminui o preço da cesta básica, logicamente que as famílias vão cozinhar mais, consumindo mais o gás de cozinha. As duas coisas que mais “queimam” o bolso da população são o gás de cozinha e o combustível automobilístico. Este último reajustado recentemente.

Multas

Resultado de imagem para Mauro Tapety 
 Deputado Mauro Tapety (PMDB)

O deputado Mauro Tapety (PMDB) pediu ao presidente da Casa, Themístocles Filho, para interceder junto à Prefeitura, de modo evitar multas por estacionamento aos servidores da Assembleia em volta da Casa. O presidente informou que a justificativa para as multas são os estacionamentos no lado esquerdo da rua, que impedem a passagem de veículos maiores. Mas ele prometeu solicitar um estudo para resolver o problema.

Carros de aluguel

O deputado Robert Rios disse que tem fotografias de veículos de aluguel sendo usados para transportar membros do governo ao interior do Estado, durante a recente visita do ex-presidente Lula. Ele prometeu apurar o fato, para depois encaminhar denúncia à Justiça. Ele disse acreditar que os carros foram locados com direito a abstecimento.

O humor de cada dia

O poeta Hermes Vieira adorava uma caçada e um dia me contou uma que quase não acreditei. Ele disse que saiu para o mato com um colega e que ambos armaram suas redes próximos um do outro. O dia amanheceu e ninguém matou nada. O colega de Hermes, contudo, percebeu que um veado entrou na espera dele, comeu a flor e saiu tranqüilo. Depois de indagar porque o poeta deixou a caça ir embora, o colega de Hermes ouviu esta desculpa: “eu não podia atirar no veado, pois estava compondo uma poesia e não podia deixar passar a inspiração”.

COMENTE!

05 de setembro de 2017

O adeus de Lula a Guaribas

Lula se referiu a Guaribas como alguém que pretendesse pagar uma dívida.

Resultado de imagem para Lula
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Só houve um motivo para que o município de Guaribas não tivesse participado da recepção ao ex-presidente Lula na cidade de Picos. Mágoa da população e das autoridades por não ter o ex-presidente incluído a cidade entre aquelas que o receberiam em sua visita ao Piauí. Resta saber qual foi o motivo pelo qual Lula não incluiu Guaribas entre as cidades a serem por ele visitadas. Entre esses motivos está a falta de estrada e de aeroporto.

Lula se referiu a Guaribas como alguém que pretendesse pagar uma dívida. Queixou-se ao governador Wellington Dias por ele não o ter levado à cidade símbolo do Fome Zero. A queixa não pareceu verdadeira, pois o ex-presidente já havia desperdiçado uma chante de conhecer a cidade símbolo do Fome Zero, quando ainda estava no poder. Mandou alguns de seus ministros, evitando o desconforto de uma viagem de carro, por estrada de chão.

A única chance que Lula tem de conhecer Guaribas é voltar ao poder. Assim mesmo, terá que convencer a população do sofrido município de que os benefícios a serem levados, na nova gestão, serão pra valer. Estrada asfaltada, aeroporto, escolas, saneamento básico, enfim, tudo será feito em tempo recorde.

 Requerimento

 O presidente da Confederação Brasileira de Karatê Budô, Francisco de Lima, requereu ao presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, a convocação de uma audiência pública em que o presidente da Fundação dos Esportes do Piauí – FUNDESPI, Paulo César de Souza Martins, possa dar explicações sobre o que o motivou a liberar R$ 50 mil reais para um atleta da modalidade de tênis que ocupa a posição número 226 a nível nacional, enquanto existem atletas bem mais colocados na mesma modalidade.

Ministro do STF é criticado

Resultado de imagem para Gilmar Mendes
  Gilmar Mendes (Foto: Reprodução)

 As redes sociais registram diariamente críticas ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pela maneira como ele trata os próprios colegas. O portal Brasil 247 publicou o texto abaixo sobre o assunto: “em novos disparos contra o procurador-geral da República, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse que Rodrigo Janot, "mais uma vez, deu curso à sua estratégia de delinquente e fez uma chantagem com o Supremo Tribunal Federal" ao anunciar em coletiva de imprensa que há conversas no áudio da JBS que cita integrantes do STF em um contexto que pode indicar indícios de irregularidades; para Gilmar, a gravação pode ter citações aos ministros, mas nenhuma prova sobre algo que os comprometa; em entrevista ao site Poder360, Gilmar acha que "os órgãos de investigação no Brasil terão de ser recompostos a partir desses fatos" assim como revistos os papéis do Ministério Público e da Polícia Federal”

  Merlong sobre Robert

Resultado de imagem para Merlong
 Secretário de Governo, Merlong Solano (Foto: Reprodução)

 O secretário de Governo, Merlong Solano, disse em entrevista ao portal GP1 que o deputado Robert Rios está fora da política e age no sentido de voltar. Em pleno exercício de um mandato parlamentar Robert não está fora da política. No máximo ele poderá não concorrer à próxima eleição. A reação do secretário foi devido a pronunciamento do deputado sobre a visita de Lula ao Piauí.

 Tererê visita a AL

Resultado de imagem para Terere teresina
 Ex-deputado Tererê (Foto: Reprodução)

O ex-deputado Deusimar Brito (Tererê) visitou o plenário da Assembleia, onde foi bem recebido pelos ex-colegas de Casa. A este blog ele declarou que faz oposição ao atual prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, para não perder a sua tradição. Sua próxima campanha política será para retornar à Assembleia, da qual sente muita saudade.

Cidadania

A sessão de entrega do título de cidadão piauiense ao Coronel do Exército engenheiro Alessandro da Silva, foi bastante movimentada e prestigiada pelos seus colegas de farda. O deputado Themístocles Filho foi o autor da homenagem. “Sinto-me honrado e também com a sensação de fazer justiça com o trabalho realizado pelo Coronel Alessandro no Piauí. O conheci durante a apresentação do início das obras do trecho piauiense da BR 222, importante rodovia que integrará o Piauí, Cerará, Maranhão e Pará, disse o presidente Themístocles.

Comissão

O deputado Marden Menezes (PSDB) informou ao presidente da Casa, Themístocles Filho, que a Comissão de Infraestrutura deixou de se reunir três vezes consecutivas, por falta de quorum. A próxima reunião foi marcada para a próxima segunda-feira. Não havendo quorum, mais uma vez, a comissão será reformada, prometeu o presidente Themístocles.

Analfabeto

Discursando no último dia de sua peregrinação pelo Nordeste, no Estado do Maranhão, o presidente Lula chamou o presidente Temer de analfabeto. Só que foi analfabeto político. "coisa mais triste é quando o governo decide governar baseado em números, palpites e esquece do povo" – disse Lula. Para ele,"num país do tamanho do Brasil o governo que passa o ano falando que vai cortar, cortar é no mínimo analfabeto político, ou econômico", disparou o ex-presidente. ao falar sobre o porto do Maranhão e exportações, Lula disse que "agora estamos perdendo até o pré-sal"

O humor de cada dia

 O governador Alberto Silva construiu um navio para navegar nas águas escassas do rio Parnaíba, enfrentando imensas dificuldades. Na primeira data sobre a chegada da embarcação a Teresina ela não chegou. Mas a propaganda era grande e numa segunda data o fato se consumou. Havia imensa multidão na beira do cais, ao lado do Mercado Central. Um batalhão da Polícia Militar foi deslocado para o local. Dizem que o comandante do batalhão estava ansioso para ver o navio apontar debaixo da ponte metálica e assim ele se emocionou e gritou em voz alta: a barca!!! Os policiais pensaram que era para abarcar e a borracha cantou na pele da multidão.

COMENTE!

04 de setembro de 2017

Paixão por Lula fabrica equivocados

Há várias possibilidades de Lula não ser candidato.

Resultado de imagem para Lula 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

A paixão pelo ex-presidente Lula pode tornar uma pessoa lúcida, inteligente, em um equivocado sem concorrente. Foi o que aconteceu com o fundador do instituto Vox Populi, Marcos Coimbra. Ele disse que sem Lula a eleição de 2018 seria ilegítima. O portal brasil247 publicou o equívoco do Coimbra.

Há várias possibilidades de Lula não ser candidato. Doença grave, inelegibilidade, prisão, morte ou a própria desistência em favor de outro nome do partido. O que isso teria a ver com a ilegitimidade do pleito? Nesse caso, as pesquisas do Vox Populi também se tornariam ilegítimas?

Coimbra não acredita que o embate PT versus PSDB venha a se repetir. Para ele, o principal adversário de Lula será Jair Bolsonaro. Mas isso não tem nada a ver com uma suposta ilegitimidade do pleito. Pelo que sabemos, a Justiça Eleitoral está aí para manter essa legitimidade, com ou sem a participação de Lula.

Já disseram isso, milhões de vezes, com o mandato do presidente Temer. Ele seria ilegítimo. Mas como, se de acordo com a lei é o vice que assume o lugar do titular do cargo? Diga-se tudo de Temer, que ele persegue os pobres, que suas ações administrativas são mesquinhas, mas nunca que seu mandato é ilegítimo.

Dudu, o pacificador

Resultado de imagem para vereador Dudu 
  Vereador Dudu (Foto: Reprodução )

O vereador Dudu (PT) está pregando o diálogo com aqueles que no passado atacaram o partido e depois se arrependeram. Trata-se dos que foram a favor da cassação de Dilma Rousseff e que hoje estão decepcionados com o presidente Temer. O vereador tem razão, mas certamente encontrará reação dentro de seu partido. Também não será fácil enfrentar a concorrência de outras siglas que estão “pescando” os arrependidos.

Semáforos

O balão da Avenida Maranhão, na esquina da Eletrobras, está precisando de semáforos, pois os carros que trafegam no sentido norte sul tomam conta da pista por tempo às vezes superior a dez minutos. Desde que colocou seis semáforos no referido balão, todos focados para o leito do rio, a STRANS parece ter ficado traumatizada. Na época, o erro na instalação dos semáforos causou até mesmo transmissões ao vivo de duas TVs.

Garganta

A voz rouca do ex-presidente Lula quase não se fez ouvir na cidade de Altos. Ele mesmo reconheceu que devia falar pausadamente, para não ficar sem voz. Lula sabe que já se submeteu a delicado tratamento, mas parece não seguir qualquer orientação médica. O desejo de falar ao povo brasileiro parece ser maior que qualquer outro. Imaginem o que significa a pessoa sair do sol e entrar em local refrigerado, sem contar que a poeira invade todos os ambientes. Lula não mede esforços para difundir seus ideais. Ele parece ter nascido para ser assim.

Gasolina

A grande mídia não divulgou, mas a Petrobras anunciou novo reajuste nos preços da gasolina nas refinarias, com alta de 3,3% a partir de terça-feira, após reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços da companhia. O portal brasil247 informou que o reajuste é em decorrência dos impactos do furacão Harvey, que paralisou a operação de refinarias nos Estados Unidos e levou a uma disparada dos preços de referência da gasolina na semana passada.

PMDB dividido  

Resultado de imagem para Marcelo Castro 
 Marcelo Castro (Foto: Reprodução)

O deputado federal Marcelo Castro rasgou elogios ao ex-presidente Lula, durante a entrega do diploma de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal, ao ilustre visitante. Significa que o presidente Michel Temer não está influindo nas posições do partido. Outros nomes do partido prestigiaram Lula em sua visita a Teresina, menos o grupo liderado pelo ex-ministro João Henrique Souza.

Visita de Lula repercute na AL

A visita do ex-presidente ula ao Piauí repercutiu na Assembleia, em discursos dos deputados Robert Rios e Cícero Magalhães. O primeiro criticou a grande quantidade de veículos alugados para transportar membros do governo e do PT. Ele disse que os petistas agrediram um homem que sofreu fraturas e corre o risco de perder um olho. Cícero Magalhães elogiou a capacidade de Lula para abraçar a população e agradecer pela boa recepção.

Pesquisa

Resultado de imagem para Dr. Pessoa 
 Dr. Pessoa (Foto: Reprodução)

Não considero que o deputado Dr. Pessoa tenha superado o ex-presidente Lula em matéria de aceitação popular em Teresina, pelo fato de o deputado ser postulante ao governo do Estado e o outro à presidência da República. Que os dois sejam pesquisados para presidente ou para governador, ou então que sejam submetidos a um aglomerado de pessoas. O mais aplaudido seria realmente o mais popular. O instituto DataPovo fez uma pesquisa nada convincente.

O humor de cada dia

Esta quem me contou foi o humorista piauiense de Picos, Ivonildo do Nordeste. Bancário se aposentou e passou a ter uma vida de muitos problemas financeiros. Chegou mesmo a entrar em depressão, pois o bancário que ele tinha sido deixou de existir. Virou pessoa comum na sociedade. Em um final de tarde chega à porta do bancário um esmoler, que já foi gritando, em voz alta: “uma esmola”! Responde o bancário, também em voz alta: “coloque debaixo da porta”!

COMENTE!

Guaribas sendo lembrada por Lula

A cobrança que Lula fez a Wellington Dias sobre Guaribas devia estar sendo feita pela oposição.

Resultado de imagem para Lula 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Quem diria que o ex-presidente Lula viesse a manifestar o desejo de visitar o município de Guaribas, aquele que serviu de base para o lançamento do programa Fome Zero. Pois foi exatamente esse o desejo de Lula, cobrando do governador Wellington Dias o compromisso de levá-lo ao município que foi manchete em quase todos os veículos de comunicação do país, e que depois caiu em esquecimento total.

Lula disse que está começando a ficar preocupado, pois o governador do Piauí nunca o levou a Guaribas. Ora, na ocasião em que deveria ter visitado Guaribas, Lula não se interessou. Somente alguns de seus ministros foram conhecer o território ‘abençoado’ que hoje não aparece nem mesmo em programas de carros-pipa.

Guaribas teve programas do governo Wellington Dias anunciados, mas não se sabe como estão esses programas. A cidade saiu da mídia como um criminoso sai da cadeia, sob absoluto silêncio. Seria o caso de Lula se ajoelhar e pedir perdão aos habitantes do município, chamando para si mesmo a culpa de nunca ter ido àquele recanto de pobreza.

O governador Wellington Dias está no dever de trazer a público dados positivos sobre Guaribas, de modo a contentar não apenas o ex-presidente Lula, mas também a população do restante do Estado. Existe um pecado na oposição piauiense, que é silenciar diante de determinadas situações. A cobrança que Lula fez a Wellington Dias sobre Guaribas devia estar sendo feita pela oposição.

Uber sem motorista

Resultado de imagem para Uber
 Foto: Reprodução

A propaganda do Uber na Internet deixa bem claro que o novo sistema de transporte está com dificuldade para encontrar condutores. Vejam este trecho: “você pode dirigir e ganhar tanto quanto você quiser. Quanto mais você dirigir, mais você ganhará. Além disso, você será pago semanalmente e seus preços são depositados automaticamente”. Possuir o carro parece não ser difícil para o Uber. Quem diria!!!

Estação danificada

No bairro Tabuleta existe uma dessas novas estações de ônibus com o teto danificado. Segundo passageiros de uma parada em frente, foi uma carreta que passou e “arregaçou” o teto de zinco. Mas os responsáveis pela obra já colocaram uma pequena grade, para evitar que os caminhões passem bem próximos. Com isso, a rua ficou ainda mais estreita.

Pequenas obras

A prefeitura de Teresina está realizando pequenas obras de reparos em esgotos a céu aberto. A parada final de ônibus no conjunto Saci foi contemplada. Assim, são muitos os locais que estão recebendo tais obras. O que a população queria mesmo era o esgotamento sanitário prometido e nunca cumprido. Por enquanto, “esgotamento” só mesmo o da paciência da população, que já se cansou de esperar.

Regina e Hasselmann

Resultado de imagem para jornalista joice hasselmann
 Jornalista Joice Hasselmann (Foto: Reprodução)

A jornalista Joice Hasselmann não mede palavras para ofender a senadora piauiense Regina Souza, quando devia procurar conhecer melhor a representante petista no Senado. Regina foi acusada de ter forçado lágrimas na tribuna, coisa que ninguém acredita. Um vídeo de Hasselmann foi divulgado no portal GP1, onde ela chama Regina de mentirosa e se queixa de parte da imprensa piauiense, que estaria sendo paga pelo PT para divulgar as matérias da senadora. Para defender Regina, nenhum veículo de comunicação da capital precisa ser remunerado, pois todos conhecem a vida de uma mulher que venceu na vida por méritos próprios.

Mandacaru

Noticiei aqui que há flores nos pés de mandacaru e logo a meteorologia previu chuvas. De fato, andou chovendo em alguns pontos da cidade, embora tenham sido chuvas finas. O fato é que se o mandacaru floresceu um pouco cedo, mais cedo poderemos ter inverno este ano. O homem do campo acredita em certos sinais de chuva, e esse do mandacaru é animador. Aguardemos.

Paredões

Os paredões de som  que tanto incomodam os moradores do conjunto Saci voltaram a fazer barulho, de sexta-feira a domingo. A proibição da nova Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente durou pouco. Juntando-se ao barulho dos motoqueiros que fazem seus shows na madrugada, esse tipo de som não tem nenhuma explicação lógica. Pior que o barulho é a natureza do repertório. Eles tocam até músicas pornográficas

Bandidos em Picos

 Bandidos invadem a Prefeitura de Picos e explodem um caixa eletrônico localizado no prédio da Prefeitura. A cidade estava silenciosa após a visita do ex-presidente Lula e os bandidos agiram na madrugada de sábado. No momento do assalto somente o vigia se encontrava no prédio. Em dezembro próximo completará um ano de outro assalto no mesmo local. A polícia informou que os bandidos estavam armados e fugiram em um automóvel Gol.

O humor de cada dia

Sanfoneiro do interior maranhense era famoso por não aprender as músicas da moda, mas um dia ele deu uma resposta positiva. Foi o primeiro a comprar um rádio a pilha em seu modesto povoado. E fez questão de avisar, sobretudo aos estudantes, que no próximo período de férias tocaria as músicas mais recentes. Os estudantes chegaram no período certo e logo a comunidade promoveu um baile. E lá estava o sanfoneiro, gerando expectativa. Até à meia noite ele continuou tocando as músicas de sempre. Mas teve um estudante que foi a ele e fez a cobrança: “cadê as músicas novas que você aprendeu no rádio”? O sanfoneiro não vacilou: “meu povo, a decisão agora está em sua mão. No dia seis vamos dizer que não”. Era a propaganda do plebiscito do governo João Goulart, que ele só aprendeu porque saia no rádio, de cinco em cinco minutos.

COMENTE!

30 de agosto de 2017

A visita de Lula ao Piauí

Lula faz questão de aparecer com traje nordestino, como se fosse um cantor da região, Luiz Gonzaga, por exemplo.

Resultado de imagem para LULA 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

 O mundo petista está em festa, enquanto aguarda a chegada a Teresina do ex-presidente Lula, nesta sexta-feira, primeiro de setembro. Os muros estão repletos de propaganda impressa, com o visual do visitante marcado pelo chapéu de vaqueiro. Lula faz questão de aparecer com traje nordestino, como se fosse um cantor da região, Luiz Gonzaga, por exemplo.

Enquanto o ex-presidente aposta numa recepção vibrante, seus adversários torcem para que somente os petistas se desloquem até o aeroporto. Que não seja, jamais, uma recepção como a que teve a miss Brasil piauiense, Monalysa Alcântara.

Com uma parte do PMDB aliada ao governo do PT no Piauí, não seria surpresa que deputados e lideranças outras do partido fizessem parte da recepção. O governador Wellington Dias ficaria satisfeito e o partido teria como provar que é governista aqui no Estado.

A curiosidade se estende ao Partido Progressista. Será que o senador Ciro Nogueira vai aceitar o convite de Lula para um jantar, conforme informou o deputado Júlio Arcoverde? O deputado Robert Rios tem dúvidas sobre a recepção de Ciro ao ex-presidente. No mais, só nos resta aguardar.

A ponte do meio 

Resultado de imagem para Ponte do meio Teresina 
 Ponte do Meio (Foto: Reprodução)

Inaugurada recentemente, a chamada Ponte do Meio sobre o rio Poti não desafogou nada. A avenida Frei Serafim continua da mesma largura, recebendo a mesma quantidade de veículos. Foi marcada uma faixa somente para os ônibus, mas não adiantou nada. Tanto os ônibus saem de sua faixa como os automóveis a invadem. Quem sai da Agespisa, por exemplo, tem que andar pela faixa dos ônibus, até encontrar uma brecha para sair pela esquerda.

Nervosismo 


Resultado de imagem para Temer 
 Presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

O presidente Temer estaria nervoso, ao gravar um vídeo que foi postado na véspera de sua viagem à China. O presidente se queixou de que haveria gente querendo semear a desordem nas instituições, embora sem citar nomes. Mas ele garantiu que tem força necessária para resistir. Na verdade,Temer é mesmo resistente, sem a menor vontade de deixar o cargo.

Visita  

Resultado de imagem para Ex- governador Wilson Martins 
 Ex-governador Wilson Martins (Foto: Reprodução)

O ex-governador Wilson Martins fez uma visita de cortesia ao plenário da Assembleia e em seguida foi com o deputado Themístocles Filho para o gabinete da presidência. Adversários partidários, Themístocles no PMDB e Wilson no PSB, os dois conversaram a portas frechadas. A cordialidade do visitante com os deputados em plenário era de quem disputará algum cargo eletivo em 2018.

Evasão escolar

A evasão escolar foi tema de debate na Assembléia, quando o deputado Dr. Hélio (PR) falou dos bons resultados do programa que trata do assunto. Ele declarou que hoje os pais são informados, com brevidade, se o se os filhos foram ou não para a escola. O deputado João de Deus (PT) disse que esteve com o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, e ele informou que fez experiência numa escola municipal, com bom resultado. João de Deus prometeu levar o autor do projeto para uma conversa com os colegas.

Novos bandolins  

Resultado de imagem para Deputado Mauro Tapety 
 Deputado Mauro Tapety (PMDB) (Foto: Reprodução)

O deputado Mauro Tapety (PMDB) disse que ficou impressionado com o sucesso do grupo musical “Novos Bandolins” em Brasília, por ocasião da homenagem da Câmara Federal à cidade de Oeiras pelos seus 300 anos de emancipação. Ele disse que o grupo infantil foi bastante aplaudido. Em Oeiras existe o tradicional grupo Bandolins de Oeiras.

Piracuruca

Falando no espaço de dois minutos, o deputado Robert convidou os colegas da casa e o público em geral que defende o meio ambiente para prestigiarem a audiência pública sobre a preservação do rio Piracuruca, que será realizada naquela cidade a partir das 17h desta quinta-feira(30). “A audiência, que tem como objetivo debater a triste e preocupante situação em que se encontra o rio Piracuruca, será realizada no auditório do Museu do Zé Brito”, disse Robert.

COMENTE!

A luta de Jôve pela saúde de sua mãe

Mãe e filha saíram ilesas

                                                cats.jpg 
                                                 Radialista Jôve Oliveira (Foto: Reprodução)

A radialista Jôve Oliveira sofreu um acidente automobilístico, na entrada de Teresina (BR - 343), quando vinha de sua cidade, Piripiri, trazendo a mãe para uma consulta médica. Ela mesma dirigia o seu veículo, uma caminhonete, quando foi atingida por uma carreta que trafegava no mesmo sentido. Mãe e filha saíram ilesas.

A luta de Jôve pela saúde de sua mãe é conhecida. Ela apresentava, na Rádio Jornal Meio Norte, o programa Diálogo Franco, na parte da tarde, vindo e voltando diariamente de sua cidade, para não faltar com a assistência à sua mãe. Temendo exatamente sofrer acidente, ela pagava um motorista para trazê-la, todos os dias.

Quando a saúde de sua mãe exigia maiores cuidados, Jôve Oliveira não pensou duas vezes: deixou o programa e ficou definitivamente em Piripiri. Espera-se que ela não acredite em destino e prossiga com a mesma determinação. Poderia ter sido pior, mas o acidente não dificultou o tratamento da mãe de Jôve.

Em Teresina todos torcem para que o tratamento da mãe da radialista seja bem sucedido, e que ela não necessite vir mais vezes com ela a Teresina, dirigindo seu próprio veículo. O trânsito na BR que liga Teresina a Piripiri é bastante perigoso. Jôve Oliveira teve sorte por não ter se ferido com sua mãe.

Os saguis do Poti

Na densa mata que separa a Avenida Marechal Castelo Branco do rio Poti, em frente a Assembleia Legislativa, surgiram vários saguis, macaquinhos engraçados que atraem curiosos. Uma senhora que vende flores na área informou que já tentaram levar os saguis, mas eles atacam em grupo quando alguém se aproxima. Está na hora do Meio Ambiente acompanhar a vida desses bichinhos.

Violência

A vida é cada vez mais banalizada em Teresina. Um crime ocorrido entre o Parque Piauí e o Promorar, na última segunda-feira, mostrou o quando os bandidos são impiedosos. Foi um casal que pagou com a vida, atingido por disparos de motoqueiros que o seguiram. Consta que o homem já era envolvido com o crime, mas sua companheira não. Era uma frentista que há pouco tempo havia se juntado com o sujeito. Ela ainda foi socorrida, mas acabou morrendo. Pagou pelo que não devia.

Greve nos ônibus

Motoristas de ônibus não descartam a possibilidade de entrarem em greve durante o mês de setembro. Será em protesto contra os assaltos que vêm ocorrendo ultimamente. Somente no mês de agosto foram 12 assaltos. A categoria considera os proprietários dos ônibus pouco preocupados. Afinal, eles descontam dos trocadores o prejuízo de cada assalto.

Desafio 

Resultado de imagem para robert rios 
 Deputado Robert Rios (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios desafiou o senador Ciro Nogueira a recepcionar o ex-presidente Lula, quando de sua visita a Teresina. O desafio foi causado por crítica do senador à bancada da oposição na Assembleia, de que a mesma seria vazia. O deputado Júlio Arcoverde reagiu praticamente acreditando na recepção de Ciro a Lula, pois ele já recebeu convite para jantar com o ex-presidente. O que o deputado Robert Rios mais combate no senador Ciro Nogueira é o fato de ele ser aliado do PT no Piauí e seguidor de Temer em Brasília.

Padre Velhaco 

Resultado de imagem para Deputada Bele 
 Deputada Belê Medeiros (Foto: Reprodução)

A deputada Belê Medeiros acusou o prefeito de Picos, Valmir de Lima, do PT, de recolher a contribuição previdenciária dos servidores municipais, enquanto atrasa os repasses para o Fundo Previdenciário. Ela disse que a situação é muito séria, pois estão também atrasados os parcelamentos da dívida ao Fundo.

Homenagem

Resultado de imagem para Mauro Tapety e Bá Filho 
 Deputado Mauro Tapety (Foto: Reprodução)


Os deputados Mauro Tapety e B. Sá Filho viajaram a Brasília, representando a Assembleia Legislativa na homenagem da Câmara Municipal aos 300 anos do município de Oeiras. O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, justificou a ausência dos dois parlamentares, durante votação de vetos do governador na sessão de terça-feira (29).

Culpa por eventual sucesso de Lula

Resultado de imagem para Michel Temer 
 Presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer não passou a limpo as acusações da oposição aos governos petistas, preferindo governar ao seu estilo. Agora não tem como rebater às investidas do PT. A população se manifesta nas redes sociais contra os erros de Lula e Dilma, mas em número bem menor do que seria no caso de o atual presidente ter ajustado contas com a antecessora. Da boca de Michel não saiu uma só acusação contra Dilma Rousseff. E agora?

O humor de cada dia

Agricultor tinha uma vendinha na esquina de casa, entregue à esposa, enquanto ele dava o duro no roçado. Somente aos sábados ele chegava mais cedo. E foi em um desses sábados que ele teve a surpresa: ao se aproximar de casa avistou um estranho de rosco colado no da esposa. Em voz alta ele perguntou: “meu bem, o que é que esse cretino está dizendo ao seu ouvido”? A mulher foi criativa: “ele está oferecendo 500 reais por esse nosso cavalo velho que está debaixo do pé de caju”. O agricultor falou ainda mais alto: “pois feche o negócio”. O pé de pano não teve outra saída.

COMENTE!

28 de agosto de 2017

Ônibus deficientes

O passageiro pode não distinguir uma deficiência da outra, mas é quem paga por tudo.

                                    Foto: Reprodução

A frota de ônibus urbanos de Teresina deixa muito a desejar. São ônibus velhos, barulhentos, trafegando por ruas esburacadas e conduzidos por motoristas que há anos não passam por uma reciclagem. Há momentos em que a deficiência não é apenas do ônibus. O passageiro pode não distinguir uma deficiência da outra, mas é quem paga por tudo.
Não se pode afirmar que os sopapos dos ônibus na passagem de uma marcha pra outra seja problema de embreagem. Pode ser falta de habilidade do condutor, mas o fato é que um passageiro que esteja procurando uma cadeira para se sentar, uma mãe que leve o filho no braço ou um idoso podem cair. Nas curvas fechadas o passageiro precisa estar bem fisicamente, para se segurar nas poltronas.

A esperança dos usuários de ônibus é de que o prefeito Firmino Filho determine a renovação da frota, para que a mesma faça jus às modernas paradas que estão sendo construídas. Que o ar refrigerado não seja apenas nas paradas, mas também nos próprios ônibus. A cidade de Timon – MA está melhor em matéria de transporte coletivo, inclusive com passagem mais barata.

Existem bairros em Teresina em que um mesmo ônibus atua em duas linhas, alternadamente, pois a empresa não possui ônibus de reserva. A manutenção desses ônibus é precária, segundo relatam os motoristas. Com passagens a R$ 3.30 reais a situação dos transportes devia ser melhor. Os passageiros acreditam que o prefeito consiga melhorar os transportes, pois do contrário de nada valerá o investimento nas luxuosas paradas.

Eduardo Cunha incomodado 

Resultado de imagem para Eduardo Cunha 
 Eduardo Cunha (Foto: Reprodução)

O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está impaciente com sua própria situação de preso. Sem conseguir avançar com sua delação premiada, apesar de ser uma peça central no esquema de corrupção do PMDB, o ex-presidente atacou o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo; ele acusa o ministro de obstruir pedidos de liberdade e beneficiar executivos da JBS; "Alguém ligado a mim saiu carregando alguma mala monitorada? .Se até quem carregou a mala foi solto, por que continuo preso?" - indagou.

Tarifa energética

Quando um jogador de futebol vai cobrar um pênalti é natural que dê alguns passos para trás. O mesmo poderá ocorrer no caso da energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de setembro será amarela. Com a melhora das condições hidrológicas, a cobrança aos consumidores ficará mais barata, e a bandeira vermelha vai deixar de vigorar no próximo mês. Isso não passa de leve consolo, pois o que se espera é uma elevação de 17% no preço da energia, como resultado da privatização da Eletrobras.

Mandacaru I

O mandacaru é um cacto que costuma florescer de outubro pra novembro, prenunciando chuva. Diz o cantor Luiz Gonzaga que “mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no sertão”… Pois bem: a julgar por essa sabedoria popular, teremos chuvas no mês de setembro, pois os pés de mandacaru estão florados. A verdade é que o mandacaru não deixa de frutificar por falta de chuva. Com ele é assim: florou, choveu.

Mandacaru II

No mundo, existem mais de duas mil espécies de cactos catalogadas. Só no Brasil, são mais de 300 tipos. Os cactos reproduzem-se tanto por sementes quanto por estacas. Precisam de sol, ventilação e pouquíssima umidade. A exceção fica por conta dos mini cactos (aqueles que encontramos até em supermercados, em pequenos vasinhos) que, em geral, têm menos de três anos.

Lula acusa procuradores 

Resultado de imagem para Lula 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Lula está apontando culpados pela morte de sua mulher, Marisa Letícia. Em entrevista a uma rádio de Currais Novos (RN), o ex-presidente Lula acusou os procuradores da operação Lava Jato de culpa nos episódios que levaram à morte da ex-primeira-dama. "Acho que o Brasil não foi injusto com ela, mas esses meninos da Lava Jato têm responsabilidade na morte dela", disse Lula; "Se eles (Lava Jato) estão acostumados a mexer com político corrupto que enfiam o rabo no meio das pernas e ficam quietos,comigo terão que provar", acrescentou.

Efeitos da crise

Quem quiser sentir os efeitos da crise econômica do Brasil basta passar meia hora nos arredores do mercado público do Parque Piauí aos domingos. Há sempre um vendedor a mais de pequenos produtos. Os alimentícios são os que saem mais. O mais comum é o vendedor voltar pra casa sem apurar nada.

Durma-se com esta 

Imagem relacionada 
 Jornalista Efrém Ribeiro (Foto: Reprodução)

O jornalista Efrém Ribeiro, um dos mais frequentes em todos os eventos da capital, disse no facebook que foi espancado no empurra-empurra entre jornalistas durante o desembarque da miss Brasil Monalysa Alcântara. Até aí, nenhuma novidade. Acontece que ele disse não ter sentido o espancamento. Ficou sabendo porque os amigos lhe informaram. Ou esse espancamento foi feito com plumas ou a atenção do Efrém ao desembarque da miss foi anestésica.

O humor de cada dia


Mulher esperava o ônibus na parada, quando surge, ao longe, aquele que ela julgava ser o seu. Aí ela pergunta a um senhor que estava ao lado: aquilo que vem acolá é o shopping? O cara respondeu que era um ônibus. Ela quis saber se o tal ônibus era do shopping. O cara disse que não. Era da Transcol. Por ironia do destino, os dois pegaram o mesmo ônibus e se sentaram na mesma poltrona. Foi quando o sujeito quis saber para onde ela ia. A resposta foi vingativa: estou indo pra São Paulo.

COMENTE!

27 de agosto de 2017

Uber e taxistas

Os vereadores contrários ao Uber se dizem pressionados pelos taxistas

As cidades onde o aplicativo Uber ainda não funciona já estudam a possibilidade de barrar o serviço, enquanto não há lei federal que decida sobre o tema. Projetos de vereadores para proibir o Uber já foram apresentados em Curitiba (PR) ,Salvador (BA), Recife (PE), Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM) e Vitória (ES).

Após críticas da população, alguns dos resistentes voltaram atrás e dizem que querem apenas “regulamentar” o serviço, submetendo-o ao controle dos municípios e a uma tributação específica. Os vereadores contrários ao Uber se dizem pressionados pelos taxistas.

Em Teresina os taxistas prometem reações mais fortes, a exemplo do que acontece em São Luis do Maranhão. Eles se consideram  plenamente regulamentados, com registros na Prefeitura, sinalização nos próprios veículos, com os preços de seus serviços devidamente autorizados e taxímetros conferidos anualmente.

O taxista trabalha devidamente identificado, exposto a assaltos, o que já foi mais frequente no passado, quando os bandidos sequestravam e matavam quase que um taxista por semana. Eles não acreditam que a clandestinidade do Uber venha a durar muito tempo.

Miss regressa triunfante

A miss Brasil Monalysa Alcântara votou a Teresina triunfante, desfilando em carro aberto, do aeroporto ao Palácio de Karnak, onde foi recebida pelo governador, a vice-governadora Margarete Coelho, vários auxiliares e a senadora Regina Souza. Coube à vice-governadora fazer a saudação à miss Monalysa, que agradeceu emocionada. Ela disse que o Piauí é maior que qualquer coisa ruim que digam por aí.

Dr. Pessoa no rádio  

Resultado de imagem para Dr. Pessoa 
 Dr; Pessoa (PSD) (Foto: Reprodução)

O deputado Dr. Pessoa (PSD) participou do programa Diálogo Franco, na Rádio Jornal Meio Norte, onde foi submetido aos ouvintes em ligações telefônicas. Ele se queixou do não andamento dos processos que moveu contra o atual prefeito e negou que esteja deixando o seu partido. Ele se manifestou sobre a disputa do Uber com os taxistas, mas não disse o que faria se tivesse sido eleito.

João Henrique em ação 

Resultado de imagem para João Hemrique de Sousa 
 João Henrique de Sousa (Foto: Reprodução)

O ex-ministro e presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), João Henrique Sousa, iniciou em São Raimundo Nonato a segunda etapa da Caravana Piauí em Movimento. É a 11ª cidade visitada pela caravana. Ele pretende disputar o governo do Estado e só está perdendo para o ex-presidente Lula. Fica difícil para o PMDB criticar a campanha antecipada do ex-presidente petista. 

Beleza superficial

A beleza de Teresina que tanto exaltamos no aniversário da cidade só existe nas fotografias aéreas. Andando a pé pelo centro da cidade o que vemos são prédios deteriorados, estacionamentos abertos para automóveis em excesso e muito entulho sobre calçadas de prédios inabitados.

Ônibus de Timon

A passagem de ônibus em Timon não só é mais barata que a de Teresina como o preço é estampado no para brisa dos veículos (R$ 3 reais). Nas redes sociais algumas pessoas questionam o motivo da diferença de preço, mas a verdade é que os próprios ônibus de Timon são mais conservados. Vamos ver como a coisa vai ficar, depois que o prefeito Firmino Filho colocar em uso as paradas de luxo que estão sendo construídos.

Cidadania

Esfriou a idéia de concessão do título de cidadão teresinense ao prefeito de São Paulo, João Dória. Espalharam nas redes sociais que o prefeito Firmino Filho insistiria por esse título, de modo a compensar a recusa da Câmara Municipal, mas isso não foi confirmado. O que teremos é a entrega do título de cidadão piauiense ao governador do Maranhão, Flávio Dino.

Strans

A Strans perde a moral por completo quando sai multando proprietários de carros em alguns pontos da cidade, enquanto deixa que mais de uma dezena de outros veículos fiquem estacionados sobre a calçada do Colégio das Irmãs, no centro da cidade. Na Assembleia Legislativa proprietários de veículos são multados apenas porque estacionam do lado esquerdo da rua. No centro comercial existe todo tipo de estacionamento que escapam aos olhos da Etrans.

O humor de cada dia

O deputado Tomaz Teixeira era líder do governo Alberto Silva na Assembleia, quando resolveu levar para o plenário uma máquina chamada de “arranca toco”. Era uma máquina inventada pelo então governador, mas que ninguém nunca tinha visto.

O arranca toco foi levado par a Assembleia em um transporte de carroceria aberta e retirado por seis homens. Ele tinha semelhança com um engenho de moer cana.Além de exibir a máquina, Tomaz fez um discurso inflamado, desfiando os críticos do evento.

Terminada a sessão da Assembleia, o também deputado Marcelo Castro se dirigiu ao colega Tomaz Teixeira, com a seguinte sugestão:” amigo, o arranca toco é inútil, pois  se ele necessita de um trator para levá-lo até a roça do lavrador, esse trator pode perfeitamente arrancar os tocos”

COMENTE!

24 de agosto de 2017

Deixem a miss Brasil em paz

Nada poderia ser pior para Monalysa do que ser eleita rainha dos negros

Resultado de imagem para ,Miss Monalisa 2017
 Monalysa Alcântara, miss Brasil (Foto: Reprodução)

 Aumentam as manifestações sobre a nova miss Brasil, Monalysa Alcântara. De um lado os preconceituosos, usando as redes sociais para os mais absurdos comentários. De outro lado os aproveitadores de plantão, todos defendendo a moça em tom ideológico. Se ela não tomar cuidado acabará sendo refém da esquerda, aquela que sempre tirou proveito de situações semelhantes.

Somente a miss Brasil e seus patrocinadores poderão dar um basta nos aproveitadores. Caso contrário, ela acabará sendo lançada candidata a presidenta da República ou vice de um candidato esquerdista. O discurso dessa gente é comprometedor. Já disseram até que a miss foi quebradeira de coco.

Nada poderia ser pior para Monalysa do que ser eleita rainha dos negros. Ela jamais lucraria com isso. O concurso foi de beleza, e não de cor. Os torcedores de última hora deviam deixar a miss à vontade. Afinal, ela disse ter sofrido preconceito, mas não usou isso para ser eleita. Não consta que, antes de ser candidata, ela tivesse liderado qualquer movimento em defesa dessa ou daquela corrente ideológica.

A nossa miss ganhou o concurso por mérito próprio. Antes de ser miss Brasil ela foi miss Piauí e não recebeu elogios de deputados federais e nem de senadores. Ninguém a elogiou e nem combateu nas redes sociais, talvez por acharem que ela não alçaria voou mais alto. Agora é tarde. Deixem a miss em paz.

Dilma faz previsão

Resultado de imagem para Dilma Rousseff 
 Ex- presidente  Dilma Rouseff (Foto: Reprodução)

A presidente Dilma está prevendo aumento nas contas de luz, enquanto o presidente Michel Temer pretende arrecadar R$ 20 bilhões com a privatização da Eletrobras. Não foi por acaso que as ações da Eletrobras dispararam. A ex-presidente está prevendo o óbvio. Os consumidores nem precisam ser alertados, pois não há o que fazer, se não forçar um pouco mais de economia no seu salário.

Lula solteiro

Resultado de imagem para Lula 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Em viagem de pré-campanha à cidade de Penedo, em Alagoas, o ex-presidente Lula ouviu de um eleitor que “o senhor atrai mais atenção das mulheres que Renan Filho”. O governador do estado acompanhou Lula ao longo da última segunda (22). Lula respondeu em tom de brincadeira que “enquanto o governador é casado, ele está viúvo e, portanto, na ativa”. Foi o que noticiou o portal brasil247, sem lembrar que Lula devia recorrer à sua ex-amante, Rosemary Noronha.

Gargalhada

A apresentadora Jôve Oliveira está fazendo falta no programa Diálogo Franco, da Rádio Jornal Meio Norte. A moça indicada para substituí-la está sendo atropelada por um grupo de “machos” que passam o tempo sorrindo, mas sem aquela gargalhada simpática de Jôve.

Morte no mercado

Ultimamente têm sido encontrados muitos corpos humanos em matagais, mas nesta quarta-feira (23) a surpresa foi no mercado da Vermelha. Um homem identificado como Valdinei Pedrosa foi encontrado morto, às seis horas da manhã. A suspeita é de que ele teria sofrido um infarto.

Leitura 

Resultado de imagem para Robert Rios 
 Deputado Robert Rios (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios de vez em quando exite a leitura, na íntegra, de projetos de lei em tramitação na Assembleia. Hoje (23), a incumbência coube ao deputado João Madison, que chegou a pedir suspensão da sessão, por cinco minutos, para que ele pudesse passar a vista no texto. Não foi atendido, mas se saiu bem.

Protesto

O deputado Aluísio Martins (PT) protestou contra decisão de uma juíza que negou a retirada, do Youtube, de texto de uma blogueira ofendendo a senadora Regina Souza, chamando-a, entre outras coisas, de anta e analfabeta. Aluísio tem razão, pois o que foi dito contra a senadora piauiense é injusto. Ela é uma professora com especialização. Aí cabe uma observação: Regina não estaria sendo discriminada, por ser piauiense?

Matéria polêmica

Resultado de imagem para Wellington Dias 
 Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

Um reajuste que o governador Wellington Dias está concedendo a auditores fiscais da Fazenda causou indignação no debutado Robert Rios. Ele disse que votava a favor porque não é contra nenhum aumento, mas defendeu que o governador contemplasse os demais servidores do Estado.

O humor de cada dia

Marido vivia em pânico pela notícia de que estaria sendo traído pela esposa. Passou a chegar mais tarde em casa, exatamente para ver se flagrava o concorrente. Pessoalmente ele nunca percebeu nada, mas se preparou para o pior. Comprou até um revólver 38. Numa certa madrugada ele chegou em casa sob efeito de bebida. Ao entrar no quarto encontrou a santa esposa sentada na cama com um terço na mão, talvez rezando em favor do maridão. Mas ele não vacilou: “olha, bem, eu nunca mais quero ver esta colcha pelo avesso”. A mulher interrompeu a oração e respondeu: “ela está pelo avesso porque tu nunca mais deixaste o dinheiro do sabão”.

COMENTE!

21 de agosto de 2017

Aécio é criticado por vereador em São Paulo

A vantagem que o senador leva é que a reação do vereador não encontrou respaldo em outras lideranças tucanas

Resultado de imagem para Presidente Temer 
 O presidente Temer (Foto: Reprodução)

O presidente Temer está acumulando insatisfações de seus aliados, o que poderá gerar uma crise profunda em seu governo. A insatisfação mais recente é de uma ala do PSDB, que não gostou de encontro do presidente com o senador Aécio Neves.

Temer se reúne com quem bem entende, achando que pode sanar toda e qualquer insatisfação. A nota do PSDB paulistano, emitida no último domingo, pelo vereador Mário Covas Neto, presidente do diretório nacional da sigla, afirmou que a presença de Aécio em reuniões com Temer causava desconforto e embaraços.

Não resta dúvida que a nota é mais dura contra Aécio Neves, quando diz que o senador precisa provar sua inocência, para depois retornar ao partido. A nota diz ainda que o único que pode falar em nome do PSDB é o presidente em exercício, o senador Tasso Jereissati (CE)

O presidente Temer sabe muito bem do desgaste sofrido por Aécio Neves, e que ele não é a pessoa mais indicada para reforçar articulações do governo com o PSDB. A vantagem que o senador leva é que a reação do vereador não encontrou respaldo em outras lideranças tucanas.

Em entrevista ao Estado de São Paulo, Pedro Tobias, presidente estadual do PSDB, defendeu que Aécio tem o direito de participar de encontros com Temer, como senador e como cidadão. Ele achou lamentável a nota do presidente municipal do partido.

Festival

O jornalista e poeta Pedro Mendes Ribeiro obteve mais um êxito na sua tarefa de apresentar o Festival de Violeiros de Teresina. Ele conseguiu atrair elevado número de repentistas, explorando várias modalidades do repente. O público gostou mais das pelejas. Um fato curioso no festival: os tradicionais folhetos de cordel foram praticamente substituídos por CDs e DVDs.

Silêncio noturno

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente conseguiu baixar o volume dos paredões de som que incomodavam os moradores do conjunto Saci. A noite do último sábado foi tranquila. Os aparelhos funcionavam a meio volume. Só falta agora a delegacia impor o silêncio numa casa noturna que funciona debaixo da ponte que liga Teresina a Timon, causando incômodo nos moradores de uma favela próxima.

Revivendo o passado

O deputado Cícero Magalhães (PT), reviveu os velhos tempos de presidente do Sindicato dos Comerciários de Teresina, ao discursar em protesto contra a medida do governo Temera favor da abertura aos domingos dos supermercados. Ele disse que a medida não vai gerar nenhum emprego, mas tão somente prejudicar a classe trabalhadora.

Médico sem faltas 

Resultado de imagem para Dr. Pessoa 
 Dr. Pessoa (Foto: Reprodução)

O deputado Dr.Pessoa (PSD) disse em aparte ao colega Robert Rios que os congressistas brasileiros são piores que os abutres, pois esses ao menos limpam a sujeira nas ruas. Criticando as faltas cometidas pelos parlamentares ele citou o seu exemplo de médico que teve apenas duas faltas, quando esteve com dengue.

Críticas ao PT 


Resultado de imagem para Robert Rios 
 Deputado Robert Rios (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios (PDT) questionou as críticas do colega Cícero Magalhães (PT) ao governo Temer, pois aqui no Piauí os principais aliados do presidente estão também aliados com o governador Wellington Dias, que são o senador Ciro Nogueira e o deputado federal Júlio César de Carvalho Lima. Robert disse que o governador chamou o presidente de “companheiro” durante um encontro que os dois tiveram.

Miss badalada 

Resultado de imagem para Monalisa alcantara miss 2017 
 Miss Brasil 2017 Monalysa Alcântara (Foto: Reprodução)

A candidata do estado do Piauí, Monalysa Alcântara, é a pessoa mais badalada nas redes sociais. Ela foi a vencedora do concurso Miss Brasil 2017, realizado na noite do último sábado (19) no Teatro Vermelhos, em Ilhabela, litoral de São Paulo. A nova Miss Brasil tem 18 anos e é estudante de administração. Ela venceu outras 26 candidatas e irá representar o país no Miss Universo. Monalysa é a terceira negra a vencer o concurso.

Qualidade de Maia

“Acho que a Câmara já julgou os fatos que estão no pedido de impeachment na denúncia. Se a gente ficar remoendo o mesmo assunto, a gente só vai gerar instabilidade no Brasil”, disse o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), antes de participar de um evento sobre reforma política.Rodrigo Maia tem uma boa qualidade. Sendo o sucessor natural de Temer, ele não demonstra interesse que o presidente caia.

O humor de cada dia

Loura burra assiste a apresentação de uma orquestra de cordas, e quando sai do teatro é abordada por um repórter de rádio que fazia uma enquete.

- Você assistiu a orquestra?

- Assisti e gostei muito

- Qual foi a parte que mais lhe chamou a atenção?

- Foi aquela em que os músicos, todos com mal de parkinson, tocavam corretamente, sem sair do ritmo.

O repórter ficou algum tempo sem entender, mas depois caiu na real. A loura não sabia que o músico sacode o pulso para obter vibração das cordas.

COMENTE!

19 de agosto de 2017

Dinheiro achado

Muita gente não sabe quem é Vaccarezza. Ele é ex-líder dos governos petistas de Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff na Câmara.

No instante em que o trabalhador brasileiro se aborrece com retirada de R$ 10 reais de seu salário, como está sendo anunciado pelo governo temer, um influente político do PT não consegue explicar como apareceu em sua residência a importância de R$ 122 mil reais.

Esse assunto ganhou destaque na grande mídia a partir de entrevista coletiva do delegado Filipi Hille Pace, que acusou o ex-deputado Cândido Vaccarezza não  explicar o dinheiro apreendido em sua casa. Ele vai tentar explicar, disse o delegado da força – tarefa da Lava – Jato.

Muita gente não sabe quem é Vaccarezza. Ele é ex-líder dos governos petistas de Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff na Câmara. Foi preso em São Pulo e é investigado pelo recebimento de 500 mil dólares em propina

Mas o ex-presidente Lula e o PT parecem pouco preocupados com esse tipo de notícia. Em suas andanças pelo país, Lula vai dizer que isso é perseguição, com o objetivo de impedir sua volta ao poder em 2018.

Lula sem título

Resultado de imagem para lula 
Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Lula não se deu por vencido no caso do título de Doutor Honoris Causa. A Justiça proibiu que ele recebesse a homenagem, mas ele a dedicou aos negros e negras que conseguiram estudar em universidades. Ele aproveitou sua estada na Bahia para se comparar ao jogador Neymar. Só se for em matéria de dinheiro.

Blitz reforçada

Enquanto faltam viaturas nas delegacias de polícia, para combater a criminalidade, sobram carros-reboque no Detran. No início desta semana uma blitz realizada na Avenida Maranhão, próxima ao conjunto Saci, tinha à sua disposição quatro caminhões para levar carros que estivessem irregulares.

Cobrança da Agespisa

Um ouvinte de rádio denunciou, por telefone, uma cobrança inédita da Agespisa. A empresa cobrou uma conta de 2007. O morador ficou assustado. Com toda essa eficiência, a Agespisa devia trabalhar para a empresa Águas de Teresina. Não é todo dia que se encontra um cobrador tão eficiente.

Jôve se despede

A apresentadora de rádio Jôve Oliveira se despediu da rádio Jornal Meio Norte, onde trabalhava há seis meses. Ela deixou a emissora para cuidar da saúde de sua mãe, na cidade de Piripiri. Jôve fazia seu programa, Diálogo Franco, com certo sacrifício, pois vinha e voltava, todos os dias, de carro, de sua cidade,a 160 quilômetros da capital. Os ouvintes sugeriram que ela seja homenageada com o título de cidadã teresinense.

Ainda o João Dória

Resultado de imagem para João Doria 
 Doria (Foto: Reprodução)

Circula na cidade a informação de que o prefeito Firmino Filho vai insistir para que o prefeito de São Pulo, João Dória, ganhe o título de cidadão teresinense. Na Assembléia Legislativa estaria havendo uma articulação para que o prefeito paulista tenha o título de cidadão piauiense. O que faltou poderá sobrar. É isso?

Nova delegacia

Agora não é mais Delegacia do Silêncio, e sim Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que já começou a atuar, com rondas noturnas semanais, para impedir abusos sonoros, sem contar com as ações de proteção ao meio ambiente. Eu costumo dizer que a Delegacia do Silêncio não deu certo por causa do nome, pois ela silenciava diante de todos os abusos.

Lava Jato ganha filme

Quem quiser ver uma coisa deixar de existir, crie um filme sobre ela. É o que poderá acontecer com a operação Lava Jato. Uma superprodução sobre a referida operação já teve cenas vazadas para o jornal O Globo, segundo noticia o portal brasil247.O filme será lançado no dia da Pátria.

O humor de cada dia

Matuto chega na casa do patrão puxando uma égua que ele pretendia vender por R$ 500 reais. Ele expôs a necessidade que tinha de pegar em dinheiro, para fazer um tratamento na esposa, mas o patrão achou o preço multo alto. O matuto justificou o preço informando que a égua já estava quase prenhe. “Foi aí que o patrão sugeriu: pois volte com ela, acabe de emprenhá-la e traga depois que eu compro”.

 

COMENTE!

16 de agosto de 2017

Teresina cantada em verso e prosa

O clima festivo da cidade, pelo seu aniversário, não foi o suficiente para que os ouvintes de rádio falassem apenas das festas.

Resultado de imagem para Imagens de Teresina 
Teresina (Foto: Reprodução)

Teresina já foi cantada de várias formas, sempre com exaltação de sua beleza. Não é toda cidade que tem um verde como Teresina, distante do litoral, mas banhada por dois rios. Quero destacar aqui os versos de uma canção que não chegou a ser gravada, de autoria do saudoso poeta Hermes Vieira.

Cidade verde/o teu nome em tudo vejo/no contorno das figueiras/no farfalho das palmeiras/em suave e doce harpejo/na imponência destas matas/no frescor destas mangueiras/destas flóreas laranjeiras/ que tu amas e idolatras/ e em que nas manhãs amenas/ e nas noites bem serenas/tu te enfeitas e te extratas.

Estribilho

Foi Saraiva quem te deu/ este berço de esplendor/Coelho Neto deu-te um nome/de esperança vida e amor/hoje orgulho de teus filhos/que te adoram com fervor.

Assim como Hermes Vieiras outros tantos poetas cantaram a beleza de Teresina, como A. Tito Filho, Torquato Neto e Cinéas Santos. Na canção popular temos aí o Zé Rodrigues e o Aurélio Melo sendo cantados em gravação de Dominguinhos. A palavra final fica com os nossos repentistas, que anualmente homenageia a cidade no Festival de Violeiros, comandados por Pedro Mendes Ribeiro.

Buraqueira

O clima festivo da cidade, pelo seu aniversário, não foi o suficiente para que os ouvintes de rádio falassem apenas das festas. Houve muitas reclamações contra a buraqueira de determinadas vias. Na Visconde da Parnaíba, em frente a um condomínio de luxo existe o maior de todos os buracos, disse um ouvinte pelo telefone. Curioso é que a Avenida foi recapeada, não faz muito.

Cidadania a José Dória  

Resultado de imagem para João Doria e firmino 
 Prefeito Firmino Filho e João Dória 

O prefeito Firmino Filho não gostou da reprovação, pela Câmara Municipal, do projeto de lei que concedia o título de cidadão teresinense ao prefeito de São Paulo, José Dória. Ele achou que a decisão foi deselegante. Mas sabe-se que pelo menos dois vereadores da base aliada do prefeito também votaram contra.

Bandidos em ação

Os bandidos não respeitaram a data comemorativa ao aniversário de Teresina. Eles arrombaram uma creche municipal no Vale do Gavião, de onde levaram todos os equipamentos. Até  a merenda das crianças os bandidos comeram e ainda saíram derramando pela calçada. Na missa pelo aniversário de Teresina o prefeito Firmino Filho e o governador Wellington Dias comungaram de um mesmo pensamento, o combate à criminalidade.

Propaganda 

A empresa Águas de Teresina aproveitou o aniversário da cidade para intensificar sua propaganda. Mas havia pelo menos três birros sem água na quarta-feira. Os ouvintes de rádio reclamaram. A promessa da empresa é cuidada primeiro do abastecimento, deixando o saneamento básico mais para a frente.

Lula é premiado

Resultado de imagem para Lula 
 Ex-presidnete Lula (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Lula foi premido com uma pesquisa que aponta aumento no número de pobres no Brasil. Teria sido acima de um milhão. Como ele é o candidato dos pobres, nada melhor. Por outro lado, fala-se também no aumento do numero de pobres que perderam o Bolsa Família.

Ladrão de Pneus

Surgiu um ladrão de pneus de socorro na cidade. Ele teria sido preso pelo furto de três socorros, na Avenida Raul Lopes. O cara usa chaves especiais. No dia em que ele for solto certamente passará a furtar o próprio pneu em uso, utilizando “macacos” especiais. Já me roubaram um pneu de socorro e eu só notei quando precisei do mesmo. Foi um vexame.

O humor de cada dia

Zé da Prata andava com sua viola nas costas pelos bairros da Zona sul de Teresina, quando avistou um vendedor de frutas, no bairro Vermelha. Ele se dirigiu então ao vendedor e pediu que o mesmo lhe desse um pequi. O vendedor se recusou. Zé da Prata então fez a seguinte rima: Teresina,Teresina/capital do Piauí/terra de moça bonita/ e cabra bom no fuzi/mas arredado meia légua/tem cabra fie duma égua/que me sonega um pequi.

COMENTE!

Temer vai vencendo

Já não organiza manifestações de protesto em parte nenhuma do país.

Resultado de imagem para Michel Temer 
 Presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer tem vencido todos os embaraços que a oposição colocou em seu caminho, não havendo mais o risco de ele perder o cargo. Sem dar bolas para as manifestações, o presidente viu esses movimentos se esvaziarem aos poucos, como se ele tivesse melhorado o seu estilo de governar.

Não foi o presidente que melhorou, e sim a oposição que fracassou. Hoje, apenas as redes sociais continuam questionando Michel Temer, mas sem possibilidade de afastá-lo do cargo. Até o PT baixou as armas. Já não organiza manifestações de protesto em parte nenhuma do país.

O malefício mais recente do presidente Temer não está causando indignação na oposição, nem mesmo na esquerda. É o congelamento dos salários dos servidores públicos. Esse congelamento será seguido pelos estados e municípios, causando enorme prejuízo a quem trabalha no serviço público.

Assim como não há mais pressão da oposição e da esquerda, o presidente também não tem mais defesa, nem mesmo do seu partido, o PMDB. No Piauí os deputados estaduais foram cobrados pelo oposicionista Robert Rios. Eles estariam fazendo corpo mole, cuidando apenas de acertos políticos com o governo do PT.

Estacionamento

O espaço cultural que o governador Wellington Dias inaugurou debaixo da ponte JK tem um inconveniente. Não há espaço para estacionamento de veículos, pois fica na margem da avenida Marechal Castelo Branco, uma das mais movimentadas de Teresina. Um pequeno estacionamento que já existia, do outro lado das pistas, só comporta 20 carros.

Bolo gigante

O bolo de aniversário de Teresina terá 8 metros de comprimento e pesará 165kg, a idade que Teresina completa em 2017. O prefeito Firmino Filho faz uma homenagem às mulheres da capital”.A programação do dia 16 de agosto começa às 9h, com uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. Já às 11h haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Teresina. Quanto ao bolo, basta que cada convidado coma 250 gramas para matar a fome de aproximadamente 600 pessoas.

Lula escoltado 

Resultado de imagem para Lula
 Ex-presidnete Lula (Foto: Reprodução)

A mídia lulista vem divulgando com insistência a modalidade de proteção que o ex-presidente Lula adotou em suas viagens, a escolta. “O ex-presidente busca um antídoto contra a caçada judicial a que vem sendo submetido. Por isso, a caravana de Lula pelo Nordeste do país terá um papel crucial contra a perseguição a Lula promovida por parte do Judiciário”, noticia o portal brasil247. Resta saber quem paga a alimentação e hospedagem da escolta.

Juiz adverte

Resultado de imagem para Juiz Sergio Moro 
 Juíz Sérgio Moro (Foto: Reprodução)

O juiz Sérgio Moro custa a falar, mas quando abre a boca diz o que o país precisa ouvir. Ele disse que o momento não é de vacilações, ao fazer críticas à proposta de reforma política em discussão no Congresso, como a criação do fundo bilionário para financiar campanhas com verba pública e a implementação do sistema conhecido como “distritão”.

Sem discurso

A Assembleia Legislativa não teve discurso sobre o aniversário de Teresina. A sessão de hoje (15) só teve fala no tempo de dois minutos,mas sem referência aos 165 anos da capital. Apenas o deputado Robert Rios se expressou a um jornalista que queria ouvir sua opinião. Ele disse que Teresina é uma cidade linda, de população ordeira e pacata, mas que está sofrendo com a insegurança.

Mais ouvido

O radialista Bartolomeu Almeida anda contente com uma pesquisa que apontou o seu programa na rádio Teresina FM como o mais ouvido da cidade. Ele prometeu me arranjar a pesquisa completa. Eu soube que a emissora mais ouvida é a Meio Norte.

Pedofilia

Cerca de 350 agentes da Polícia Federal estão cumprindo nesta terça-feira três mandados de prisão preventiva, dois de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para depor) e 71 de busca e apreensão em 51 municípios de 14 estados para desbaratar uma rede de exploração sexual de crianças e compartilhamento de pornografia infantil na internet. É o que informa o site da Veja. Na relação dos Estados encontra-se o Piauí.

O humor de cada dia


O psiquiatra Clidenor de Freiras Santos fez um teste com três internos do sanatório Meduna, usando um pé de manga. Vamos brincar de manga, disse ele aos internos, que apresentavam visíveis sinais de melhora. Ele numerou os três, como se os mesmos fossem mangas e ordenou que eles subissem na mangueira. Quando os três internos se encontravam no último galho da árvore, Clidenor falou em voz alta: cai aí a manga número um. O cara desceu rolando e ele suspendeu a alta. Cai a manga número dois. O interno desceu rolando igualmente o outro e foi levado para a sala de choque elétrico. Clidenor encheu o peito de ar e gritou mais alto: cai a manga número três. O interno respondeu depressa: Tá verde. Esse ganhou alta, imediatamente.

COMENTE!

14 de agosto de 2017

Salve Rainha

A denominação Salve Rainha foi em homenagem a um jovem que morreu acidentado no trânsito

Resultado de imagem para wellington dias 
 Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

O governador Wellington Dias inaugurou hoje (24) o espaço cultural Salve Rainha, na Avenida Marechal Castelo Branco, debaixo da ponte sobre o rio Poti. Consequentemente, foi inaugurada a terceira ponte que dá acesso à Frei Serafim. O evento contou com as presenças do Prefeito Firmino Filho, do senador Ciro Nogueira, do deputado federal Assis Carvalhos, vários deputados estaduais e vereadores.

A denominação Salve Rainha foi em homenagem a um jovem que morreu acidentado no trânsito. Ele fazia parte de um grupo com o nome dado à Avenida. Os familiares estavam presentes. Em sua fala, o governador relacionou outras obras que estão em fase de conclusão. Ele falou dos bons resultados em outras obras, as que são feitas em parceria com a Prefeitura.

O espaço Salve Rainha é dividido em três partes, uma na margem da Avenida Marechal Castelo Branco, outro em plano inferior e o terceiro bem abaixo, já margeando o rio Poti. Nesse último existe uma rampa dando acesso ao rio, para futuras conexões com a correnteza. O lazer aquático poderá se tornar uma prática.

STRANS

A Constituição assegura a todos os brasileiros o direito de ir e vir. Mas a STRANS em Teresina está tirando o direito da volta, ao trancar os retornos. Existe avenida sem nenhum retorno à esquerda. Enquanto isso, a sinalização é mal feita. Na Avenida Maranhão, na esquina da Eletrobras, a rótula continua sem semáforos, desde que foi feito um serviço errado e os meios de comunicação deram em cima. A STRANS retirou os sinais e nunca mais voltou ao local.

Show evangélico

Os evangélicos promoveram um culto animado por banda musical ao vivo, na Praça da Integração, no Parque Piauí, na noite do último domingo. Um acordeonista do Ceará, acompanhado por teclado, bateria e baixo intercalava com boa música as pregações. O Parque Piauí, nos arredores do mercado, é palco de pregações evangélicas e de distribuição de farta literatura cristã.

Melhorias no metrô

Os trens velhos do metrô serão retirados dos trilhos. O líder do governo, deputado João de Deus (PT), afirmou que o governador Wellington Dias encomendou três carros leves sobre trilhos, que vão dar nova vida ao transporte ferroviário na capital. Cada carro tem capacidade para 600 passageiros. Se Alberto Silva fosse vivo, com certeza ele faria alguma consideração.

PMDB ausente

Resultado de imagem para joão madson 
 Deputado João Madison(Foto: Reprodução)

O deputado João Madison justificou a ausência do PMDB na inauguração do espaço cultural Salve Rainha, debaixo da ponte JK. Ele disse que o partido realizava importante reunião no momento. O deputado Robert Rios acha que o PMDB estava conspirando. Existem outras especulações, como aquela de que o PMDB evitou se encontrar com o deputado federal Assis Carvalho, ao contrário do senador Ciro Nogueira, que ficou ao lado do deputado petista. Assis vive provocando o senador nas redes sociais.

Paradas de ônibus

O deputado João de Deus disse que ainda não entendeu a sofisticação das novas paradas de ônibus que a Prefeitura está construindo nos canteiros das avenidas. Ele entende que o conforto do ar refrigerado só se justifica se o passageiro demorar. Nesse caso, melhor seria os ônibus chegarem com rapidez. Em discurso na tribuna, João de Deus afirmou que a avenida Frei Serafim terá também as paradas de ônibus sobre o canteiro.

Semáforo

Os moradores do Saci ainda esperam a colocação de semáforos na entrada do conjunto, onde existem a parada final dos ônibus, um posto de gasolina, um trailer e uma farmácia. A associação dos moradores vem lutando por isso há mais de um ano. Prometeram uma obra maior, uma rótula, que talvez ainda nem tenha projeto.

Dória é alvo da esquerda

 
 Prefeito de São Paulo, João Dória (Foto: Edilson Dantas)

O prefeito de São Paulo, João Dória, virou alvo do portal esquerdista brasil247. Ele está sendo atacado pelas viagens que tem feito, tratando da sucessão. Vejamos o texto abaixo: Apertem os cintos, o prefeito sumiu! Com a cidade de São Paulo cheia de buracos, o prefeito João Dória (PSDB) desistiu de governar e se lançou de vez em sua campanha presidencial; nesta segunda-feira, 14, ele chega à capital do Tocantins para se reunir com o prefeito Carlos Amastha (PSB) e participará de encontro estadual do PSDB, onde fará palestra sobre "gestão pública pautada pela ética e pela eficiência"; Dória já traiu seu padrinho Geraldo Alckmin e tenta dominar o PSDB em seu projeto pessoal de poder; desde que assumiu a prefeitura, o tucano já passou 30% do tempo viajando.

O humor de cada dia

Rapaz arranjou uma namorada e logo marcou com ela para irem ao cinema. Para saber o status financeiro dele ela ligou no início da tarde, perguntando qual era o tipo de carro que ele possuía. A resposta foi satisfatória. É uma Ranger, disse ele, todo contente.

A moça tratou de se arrumar de acordo com o carrão do namorado. Vestiu a melhor roupa que tinha, o melhor calçado e se sentou na porta, no horário marcado, 17 horas. Poucos minutos depois o namorado mete a cara na rua, dirigindo uma velha belina que caia aos pedaços.

Ao ver aquela disparidade, a moça indagou: vem cá, essa é a tua Ranger? Com voz carinhosa o cara respondeu: benzinho, você precisa ver a rangedeira dela no calçamento.

COMENTE!

11 de agosto de 2017

Reforma apressada

Fala-se muito em “distritão”, que ninguém nem sabe o que significa.

Resultado de imagem para Marcelo Castro 
Deputado Marcelo Castro (Foto: Reprodução)

O legislador federal teve tempo de sobra para aprovar uma reforma eleitoral profunda, capaz de impor mais seriedade ao sistema, mas preferiu deixar tudo para a última hora. Agora discute mudanças que a população não entende e nem terá tempo para oferecer sugestões. Fala-se muito em “distritão”, que ninguém nem sabe o que significa.

Todos nós lembramos que o deputado federal Marcelo Castro chegou a percorrer o país em busca de subsídios para a tal reforma política, mas que não logrou êxito. Surgiram desavenças que acabaram afastando o parlamentar da sua missão e acabaram colocando uma pedra em cima, para somente agora voltarem com o assunto.

Com Marcelo Castro a reforma seria participativa. Eu mesmo cheguei a oferecer minha sugestão, que era mandato de cinco anos, para todos os casos, sem reeleição e com um referendo na metade do mandato, para saber se o eleito continuaria ou se parava. No caso de parar assumiria o segundo mais votado.

Marcelo Castro anda meio ausente do noticiário, mas seria bom que ele externasse sua posição sobre o que está sendo discutido. Em todo caso, só nos resta aguardar o final da discussão sobre o “distritão”, já que a reforma terá que ser votada até setembro próximo.

Aniversário

Resultado de imagem para Teresina 
Foto: Reprodução

Teresina está comemorando mais um aniversário de fundação, mas com participação tímida da população. É como se as atrações anunciadas não fossem do agrado de todos. Hoje em dia, a população já não entra de corpo inteiro nos eventos oficiais, temendo que eles possam beneficiar eleitoralmente esse ou aquele partido político.

Laranja

A laranja é uma das frutas mais caras no momento. Em alguns comércios ela é vendida a um real por unidade. De alto consumo, essa fruta tem mil e uma utilidades, como a que segue: “na hora do banho, o óleo essencial de laranja, misturado à água da banheira, faz exalar o cheiro cítrico da fruta, dando a sensação de alegria e prazer de viver.

Pássaros e jogos de azar

Continua a comercialização de pássaros nos mercados de Teresina. A fiscalização recolhe gaiolas, solta as aves, mas não adianta.É como o jogo de azar.No mercado do Parque Piauí essas duas práticas desafiam a tudo e a todos. Os fabricantes de gaiolas em madeira e arame têm clientela segura.

Lavatório de carros

O rio Parnaíba continua sendo lavatório de automóveis, cuja água servida é despejada na mata ciliar. Essa prática prolifera na Avenida Maranhão, da esquina da Eletrobrás até o conjunto Saci. E tem mais um detalhe: a clientela é formada por pessoas de boas condições financeiras, que podem perfeitamente pagar atendimento em um posto de lavagem.

João Dória

Resultado de imagem para Temer e João Dória 
 João Dória e presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

O site da Veja deu destaque para uma notícia relacionada a Temer e João Dória. Diz o texto: “o presidente Michel Temer (PMDB) e o DEM cresceram os olhos para cima do prefeito de São Paulo, João Doria, e passaram a articular nos bastidores para tirá-lo do PSDB. Ambos tentam seduzir o tucano com a oferta de lançá-lo candidato à Presidência da República nas eleições de 2018. Segundo o jornal Estado de S.Paulo, Temer disse ao prefeito que “as portas do PMDB estão abertas” para que ele dispute o Planalto”. Não resta dúvida de que o presidente Temer é um homem de coragem.

Reintegração de posse

Reintegração de posse foi o nome que o juiz Alberto Alonso aplicou no caso da desocupação do plenário da Câmara de São Paulo, por ele determinada, Cerca de 70 manifestantes ocuparam a Câmara e agora têm um prazo de cinco dias para deixar o espaço. Com dois dias da ocupação, o tempo passa a ser de 7 dias, o que já representa uma vitória para o PT e o PSOL, incentivadores da invasão.

O humor de cada dia

Sanfoneiro do interior onde eu nasci (Milhães-Ma) tinha dificuldade para aprender as músicas da moda. Assim, seu repertório era arcaico e os dançarinos sempre reclamavam. Mas veio o milagre do rádio a pilha e ele espalhou na comunidade que iria renovar seu repertório. Chegou o período das férias escolares, e no primeiro baile que o sanfoneiro foi animar as músicas eram as mesmas de sempre. À meia noite os dançarinos cobraram as tais músicas novas do sanfoneiro, e ele logo atendeu: “meu povo a decisão agora está em sua mão, no dia seis, vamos dizer que não. Não e não”. Era a propaganda do plebiscito, que ele só aprendeu porque tocava de dez em dez minutos.

COMENTE!

10 de agosto de 2017

PP decidirá a eleição estadual

O governador Wellington Dias tem se saído bem na sua estratégia de não radicalizar contra o governo Temer

Resultado de imagem para Ciro Nogueira 
 Senado Ciro Nogueira (Foto: Reprodução)

Como se não bastassem as farpas do deputado João Madison no ex-ministro João Henrique Souza, surge agora um fato novo que tornará ainda mais dividido o PMDB do Piauí. É a orientação nacional do partido, para que haja candidato próprio ao governo, em todos os estados.

A tese atinge também o governo do PT no Piauí, pois sem o apoio do PMDB o governador Wellington Dias tem poucas chances de ser reeleito. Por outro lado, os radicais petistas afugentam o senador Ciro Nogueira da coligação governista. Afinado com o governo federal, Ciro estará mais para PMDB do que para PT.

O governador Wellington Dias tem se saído bem na sua estratégia de não radicalizar contra o governo Temer. Escapou incólume de qualquer desgaste no episódio da votação do pedido de investigação contra o presidente Temer, mas não terá como evitar que o seu partido prossiga ofendendo o senador Ciro Nogueira, fiel de balança capaz de mudar o jogo.

Muita coisa ainda pode mudar daqui até meado de 2018, mas as pedras básicas da construção serão as mesmas. A posição da direção nacional do PMDB poderá melhorar os índices de aceitação de João Henrique Souza. Em qualquer cenário, o PP de Ciro Nogueira será o fiel de balança.

Música piauiense

O sanfoneiro Dominguinhos prometeu, numa de suas visitas a Teresina, gravar a música que leva o nome da cidade, de autoria de Zé Rodrigues. A promessa foi cumprida e a canção está sendo tocada com frequência neste aniversário da cidade, com o saudoso astro da música nordestina. Dominguinhos fez uma introdução que tornou a composição ainda mais melodiosa.

Motocicletas

São cada vez mais frequentes os acidentes com motocicletas em Teresina, inclusive com moto batendo em moto. Aumenta cada vez mais o número desses transportes em Teresina, sendo que os pilotos abusam nas ultrapassagens. Falta uma campanha advertindo os motociclistas e também pedindo paciência aos condutores de automóveis. Não resta a menor dúvida de que o motoqueiro irrita aqueles que dirigem automóveis na cidade.

Tatuagem

Resultado de imagem para Evaldo Gomes 
 Deputado Evaldo Gomes (Foto: Reprodução)

O deputado Evaldo Gomes fez uma declaração de amor pelo governador Wellington Dias, no melhor estilo de um governista que até bem pouco foi oposição. Isso foi o bastante para que o seu colega Robert Rios sugerisse que ele mande fazer uma tatuagem no ombo, tal como fez o deputado federal Vladimir Costa, que tatuou a imagem do presidente Temer. O assunto provocou risos no plenário da Assembleia.

Pastor abençoa Temer

O pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembleia de Deus, pediu proteção para o presidente Temer, contra macumbaria, feitiçaria, bruxaria e todo mal. Se a moda pega, teremos esse pedido aqui no Piauí. Isso faz lembrar o livro do jornalista Zózimo Tavares, que chamou o governador Wellington Dias de Aprendiz de Feiticeiro. Se o W. Dias aprendeu o ofício não estará sujeito a macumba.

Salve o vice

Ainda não será desta vez que o cargo de vice desaparecerá da legislação. A comissão especial da Câmara Federal que discute a reforma política aprovou nesta mais duas mudanças na proposta do relator Vicente Cândido (PT-SP), para manter os cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito e de suplentes de senadores – o texto original previa a extinção dessas funções.

Tragédia

É sempre doloroso noticiar tragédias envolvendo crianças, mas isso é preciso, por ser papel da comunicação. Na cidade de Paulistana uma criança de cinco anos morreu afogada em uma sentina de buraco, quando sua mãe, sozinha em casa, cuidava de outro menor. Ela viu a sentina arrebentada e logo desconfiou. Os vizinhos prestaram socorro, mas já era tarde. O menor foi retirado sem vida.

Delegacia do Silêncio

Resultado de imagem para delegacia do silêncio 
 Delegacia do Silêncio (Foto: Reprodução)

Informa-se que a Delegacia do Silêncio será extinta. A jornalista Elida de Sá afirmou no facebook que a referida delegacia morreu juntamente com o delegado Farias. Eu tenho dito que o nome Delegacia do Silêncio deve-se ao fato de que ela sempre silenciou diante da barulheira que se pratica em Teresina, com os chamados paredões de som.

Reajuste adiado

Segundo noticia o site do Estadão, o governo deve adiar de janeiro de 2018 para janeiro de 2019 o reajuste de servidores públicos do Executivo. Quando uma notícia fala da economia para os cofres públicos, de certa medida, nunca é dito qual o prejuízo do servidor. No caso em questão, a economia para os cofres da União será de R$ 9 bilhões no próximo ano.

O humor de cada dia

Mulherzinha sai de casa disposta a dar um basta no péssimo relacionamento com o marido. Vai direta à Delegacia da Mulher, para denunciar o que há meses vinha evitando. Vim denunciar o meu marido por abuso sexual, disse ela à delegada, sem meias palavras. Como seria um marido abusar da própria esposa, pensou a delegada, fazendo a pergunta a seguir: como é mesmo esse abuso? Ele lhe possui à força? A mulher surpreende: mais antes fosse, disse ela sorrindo. A delegada então pede à denunciante para detalhar a forma de abuso, e ela não vacilou: delegada, todo dia eu tomo banho à tardinha, visto minha camisola, me perfumo, passo me esfregando nele e ele não dá a menor importância. A delegada arremata: pois é abuso mesmo. Abusou, não quer mais. Trate logo de arranjar outro.

COMENTE!

Fracasso de Lula como cabo eleitoral

Fracasso de Lula como cabo eleitoral

O site da Veja se antecipou a qualquer eventual desmentido do PT sobre a mensagem de Lula pedindo votos para o candidato do partido a prefeito de Miguel Leão. Exibiu o vídeo, com as mensagens de Lula e do presidente regional do partido, deputado federal Assis Carvalho.

A matéria informa que Miguel Leão é a menor cidade do Piauí, com 1.253 moradores em 2.014 e que teve eleição suplementar no último domingo. O candidato de Lula, Jailson Souza (PT), perdeu a disputa para Robert César de Area Leão (PR), apoiado pelo senador Ciro Nogueira (PP).

Ainda de acordo com o site da Veja, o candidato derrotado obteve 625 votos (48,52%), enquanto seu adversário ganhou por 663 votos (51,48%). O número de eleitores em Miguel Leão é maior que o de habitantes

“O Jailson é do PT, e você sabe que o PT sabe governar o país, sabe governar o Piauí e sabe governar Miguel Leão”, diz Lula no vídeo que o identifica como “ex-presidente do Brasi” (sem o “l”).

Também de acordo com o site da Veja, na semana passada, Lula disse em um vídeo com o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) que, se não o deixassem ser candidato, ele seria um “grande cabo eleitoral”.

O PT não questionou o pronunciamento do deputado Robert Rios, o primeiro a falar sobre a derrota do partido em Miguel Leão. Agora não pode mais, pois o presidente do partido, deputado Assis Carvalho, aparece na gravação pedindo votos para o seu candidato.


Recanto cultural

O cantor José Marques passa o dia em seu recanto cultural, ao lado do Theatro 4 de Setembro, esperando a noite chegar, quando ele se apresenta ao lado de convidados. Na semana passada ele cogitava erguer um palco, para dar maior visibilidade às apresentações. Quem tem gosto pela cultura age assim.


Descrença na Justiça

Resultado de imagem para Dr . Pessoa 
 Dr. Pessoa ( Foto: Reprodução)

O deputado Dr. Pessoa (PSD) demonstrou descrença na Justiça, ao apartear o colega Dr. Hélio, que defendia da tribuna a cassação do prefeito de Canto do Buriti, Marcos Nunes (PP). Disse o Dr. Pessoa que moveu três ações contra o prefeito Firmino Filho e até hoje não obteve qualquer resultado. Irritado, Pessoa disse que seu horóscopo estava recomendando que ele colocasse rudo o que sente para fora.


O terrível

Dr. Hélio 
 Dr. Hélio ( Foto: Reprodução)

Para o deputado Dr. Hélio (PR), o prefeito de Canto do Buriti, Marcos Nunes (PP), devia ter o sobrenome “terrível”. Em longo pronunciamento, Dr. Hélio acusou o prefeito de impedir todas as obras que ele pleiteia para a cidade, inclusive uma sugestão para que seja criado o Festival do Melão. O deputado disse que Canto do Buriti produz três toneladas de melão por hectare, empregando quase mil pessoas.


Prestígio de Ciro

Resultado de imagem para senador ciro nogueira 
 Senador Ciro Nogueira (Foto: Reprodução)

O senador Ciro Nogueira (PP) é muito prestigiado entre os deputados estaduais. Nenhum deles apoia os ataques que o senador vem sofrendo nas redes sociais, fruto dos radicais petistas. O presidente estadual do PT, deputado Federal Assis Carvalho, recebeu críticas na Assembleia, por viver jogando indiretas no senador. Quem está gostando dos ataques petistas ao senador do PP é o deputado Robert Rios (PDT), que aposta em ruína da candidatura de Wellington Dias.

Ainda o senador Ciro

São advindos de emenda do senador Ciro Nogueira, os recursos para o início das obras de recuperação de trechos de estradas vicinais que dão acesso aos povoados Riachuelo e Riachão, na zona rural de Oeiras. Eis aí mais um motivo para os adversários do PT defenderem o senador. As obras custarão R$ 894 mil. Serão recuperados 11 quilômetros no trecho que liga o Riachão à BR 230 e cerca de 16 quilômetros no trecho que liga Riachuelo à mesma BR.

Inflação

Notícia nacional dá conta de que a inflação deixará de cair a partir do próximo mês. As pesquisas nunca se referem ao custo de vida, que não é a mesma coisa que inflação. E é exatamente o custo de vida que atormenta as famílias. Ainda bem que o presidente Temer recuou na ideia de aumentar o imposto de renda.

Licitação

Resultado de imagem para Gustavo Neiva 
Deputado Gustavo Neiva (PSB) (Foto: Reprodução)

O deputado Gustavo Neiva, (PSB), disse que a conselheira Lilian Martins, do Tribunal de Contas do Estado, suspendeu licitação que seria realizada pelo Governo do Piauí para contratação de empresas visando o asfaltamento de ruas e avenidas em cidades piauienses. Gustavo elogiou a decisão tomada pela conselheira que, segundo ele, encontrou discrepância entre os valores previstos na licitação e os dados enviados ao Tribunal de Contas. “Ficou constatada uma diferença de R$ 100 milhões nesses valores, o que impede a realização da concorrência”, disse ele.

Fominha

Pouca gente imaginou que o jogador Neymar fosse tão “fominha” por dinheiro, até que ele exigisse o pagamento de 26 milhões de euros, (cerca de R$ 95,4 milhões), referente à premiação na renovação de contrato realizada em outubro de 2016. Os catalães já avisaram que não vão desembolsar esse valor.

O humor de cada dia

Matuto veio do campo para a acidade, trazendo um garotinho de quatro anos de idade. Hospedou-se em casa de amigo e todo dia levava o garoto para debaixo de uma árvore no quintal, onde ficava por dez minutos. Um vizinho vendo aquilo se aproximou do matuto e indagou: vem cá, isso aí é promessa ou penitência? Num é nada disso. O negócio é purquê esse bichim nasceu raquítico e me disserum que todo dia eu tinha que levá ele ao pé de ata – respondeu o pai do garoto. Ele não sabia o que era pediatra.

COMENTE!

08 de agosto de 2017

O rádio e a cultura piauiense

O Theatro 4 de Setembro faz mais pela nossa cultura do que todas as emissoras de rádio juntas.

O rádio contribui muito pouco para o êxito da música piauiense. As emissoras que tocam esse tipo de música o fazem como se fosse um favor, diferentemente do que tocam de músicas estrangeiras. Tem emissoras que já não tocam também, praticamente, a música brasileira. É só a música americana.

No passado, o rádio tinha programas específicos com músicas piauienses, não apenas em gravações mas também ao vivo. Os programas de auditório divulgavam a cultura local de um modo geral. Havia programas de estúdio com apresentações ao vivo. A facilidade para se fazer gravações nos dias atuais não influi em nada.

A falta de divulgação nas emissoras da capital torna a música piauiense desconhecida nos municípios, os quais só contratam grupos de fora para seus eventos. O Theatro 4 de Setembro faz mais pela nossa cultura do que todas as emissoras de rádio juntas. Na mesma linha de descaso das emissoras de rádio, o Theatro sofre à falta de divulgação de suas programações.

A cultura piauiense conta hoje com a dedicação do secretário Fábio Novo, que não tem medido esforços para colocar os nossos artistas em evidência. Mas as rádios só divulgam os textos que já vão prontos. Não se vê um repórter de rádio na porta do Theatro entrevistando alguém numa noite de show com artistas da terra.

Escura previsão

O portal de esquerda Brasil247 faz uma previsão macabra sobre o futuro político do Brasil. Leiam:"Haverá eleições presidenciais em 2018? Até há pouco tempo isso era uma certeza mas convém prestar atenção nos ensaios que estão no ar para inviabilizar, postergar ou distorcer o pleito pelo qual os brasileiros esperam como redenção, recolocando na Presidência um governante legítimo e pondo fim ao filme de terror que está em curso na vida real", diz a colunista Tereza Cruvinel; dessa nova conspiração, participam Michel Temer, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que liderou o golpe de 2016, e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados”.

Abacaxi

Se o leitor tiver curiosidade sobre o abacaxi, basta entrar no Google e saberá tudo a respeito. Vai aqui uma pequena amostra: O abacaxi é um alimento energético: A fruta oferece uma boa quantidade de nutrientes e pode ser consumida como um repositor energético após atividades físicas. Além das vitaminas citadas, ele também possui cálcio, magnésio e ferro, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Auxilia no emagrecimento: O abacaxi facilita a digestão e melhora o funcionamento do intestino. Aliado a uma dieta equilibrada, suas propriedades antioxidantes combatem a retenção de líquidos, melhorando o funcionamento do metabolismo.

Sorteios

Repercutindo nas redes sociais a informação de que o governo Wellington Dias proibiu a participação de secretário e servidores fazendários no sorteio da nota fiscal. Alguns acham que é excesso de zelo sobre a lisura do sorteio. Seria bom que, ao mesmo tempo, o governo informasse quantos fazendários já foram premiados.

Imposto

Resultado de imagem para presidente Temer 
 Presidente Michel Temer ( Foto: Reprodução)

O presidente Temer entrará para a história como pai das más notícias. A mais recente diz respeito a aumento de impostos em 2018. “A equipe econômica trabalha com um pacote de aumento de impostos que deve atingir principalmente os contribuintes com renda mais alta. Se adotadas em conjunto, as medidas têm potencial para reforçar o caixa em, pelo menos, 35,5 bilhões de reais” – noticiou o site da Veja.

Coração de mãe

Descobriu-se ontem a razão pela qual uma das empresas que fazem o transporte escolar tem o nome de Coração de Mãe. O batismo foi baseado naquele adágio de que coração de mãe cabe sempre mais um. Só que, em se tratando de transporte escolar, caber mais um aluno pode significar excesso de passageiros, o que é proibido por lei.

Mensagem

Resultado de imagem para Robert Rios 
 Deputado Robert Rios

O deputado Robert Rios festejava sua informação de que o ex-presidente Lula teria mandado uma mensagem pedindo votos para um candidato do PT em Miguel Leão, que acabou sendo derrotado. O site do Estadão teria publicado uma mensagem do senador Ciro Nogueira, tratando do assunto. Robert ainda aproveitou para insinuar que o fato pode acirrar ainda mais os ânimos entre o senador e o PT do Piauí.

Transporte escolar

É muito pequeno o volume de recursos para o transporte escolar repassado aos municípios, apenas 5,8%, de um total de R$ 114 milhões pagos às empresas credenciadas. O prefeito é quem melhor conhece os problemas educacionais. Nas denúncias que o deputado Rubem Martins fez sobre irregularidades no transporte escolar está a má condição dos veículos. Só está faltando usarem carroça – disse o deputado.

Apelo ao TCE

A oposição já tem convicção plena de que o governo estadual não tem nenhum apreço pelo Tribunal de Contas do Estado. Ela chegou a essa conclusão na complicada terceirização da Agespisa. Agora, é o transporte escolar que motiva a oposição a ir ao TCE. A iniciativa é do deputado Rubem Martins, que deverá contar com o apoio de seus colegas. Ele vai protocolar um pedido de auditoria sobre o transporte escolar.

O humor de cada dia

Mulher do interior vem para a cidade, sem nunca ter visto um telefone. Morando com as filhas ela foi orientada para atender corretamente as ligações. Assim, aprendeu que era pra dizer “um beijo”, quando fosse se despedir. Um dia liga um senhor pedindo atualização do endereço. A velhinha o atendeu delicadamente e até conversou um pouco com ele, dando a entender que estava gostando do papo ao telefone. Despedindo-se ela disse: “um beijo”. E o cara responde: outro. Foi aí que a velhinha se zangou e rebateu: outro não, seu saliente. É só esse, e olhe lá.

COMENTE!

07 de agosto de 2017

Lula no Nordeste

“O PT vai aproveitar o giro de Lula pelo Nordeste para realizar atos de filiação em massa ao partido.

Resultado de imagem para imagens de Lula 
 Lula ( Foto: Reprodução)

Há uma curiosidade sobre a visita de Lula ao Nordeste: a campanha por novas filiações. Não se sabe se a escolha tem a ver com o atraso da região ou com a pobreza de seus habitantes. Diz o noticiário nacional: “O PT vai aproveitar o giro de Lula pelo Nordeste para realizar atos de filiação em massa ao partido. Em ao menos dois Estados, Pernambuco e Paraíba, o ex-presidente chancelará a ficha de novos militantes. A sigla tenta dar continuidade ao crescimento do número de filiados que ocorreu após a condenação do ex-presidente pelo juiz Sérgio Moro. Apenas entre os dias 12 e 31 de julho, a legenda recebeu 4.836 pedidos de ingresso em suas fileiras. Ao todo, no mês, foram 5.141 pedidos”.

Lula virá ao Piauí, no exato momento em que se discute mais a sucessão estadual do que mesmo a renovação do mandado presidencial. O petismo aqui não marcou posição na votação sobre o processo contra Temer. Ficou em cima do muro. O governador Wellington Dias evitou embarcar a esposa Rejane Dias e o capitão Fábio Abreu, ambos deputados federais, mas ocupando os caragos de secretários da Educação e da Segurança, respectivamente.

Diz o site da Folha de São Paulo: “os petistas decidiram promover debates temáticos durante a passagem da caravana de Lula por alguns Estados. Em Pernambuco, o foco será o que a sigla chama de “desmonte” da atividade econômica, explorando a paralisação de obras vinculadas à Petrobras. Haverá também um ato público no parque do Recife, que foi batizado com o nome da mãe do ex-presidente Lula, Dona Lindu. Já no Ceará, o mote das mobilizações será o programa Mais Médicos”.

Como se vê, o Estado do Piauí não aparece com nenhuma novidade sobre a visita de Lula. Aqui, as preocupações do governo petista são mais com as alianças partidária com vistas à releição de Wellington Dias do que com uma possível candidatura de Lula.

Saneamento

Teresina desponta como a capital mais atrasada em matéria de saneamento básico. Ainda andaram escavando algumas ruas, mas tudo parou como por encanto. Resta saber se guardaram os recursos ou se eles desceram pelos esgotos a céu aberto. E o pior é que as galerias existentes despejam a água poluída nos rios Parnaíba e Poti.

Dinheiro aos artistas

Resultado de imagem para João de deus Teresina 
 Deputado João de Deus ( Foto: Reprodução )

Os deputados João de Deus (PT) e Francis Lopes (PRP) têm projetos quase semelhantes em defesa dos artistas piauienses. O primeiro quer que os municípios contratem bandas piauienses para seus eventos e que não sejam contratados aqueles que toquem músicas pornográficas. Francis Lopes quer que 30 por cento dos recursos de emendas parlamentares sejam destinados a artistas estaduais.

Água em Oeiras

Resultado de imagem para Deputado B. Sá teresina 
 Deputado B. Sá (Foto: Reprodução)

O deputado B. Sá (PSB) disse na tribuna da Assembleia que algumas famílias puxaram água das escolas para suas residências, mas o prefeito José Raimundo mandou fazer o corte. Ele acusou o deputado federal Assis Carvalho de ter distorcido o assunto na Câmara Federal, ao afirmar que o prefeito deixou a população sem água.

Polêmica no PMDB

Resultado de imagem para João Madison 
 Deputado João Madison (PMDB) (Foto: Reprodução)

O deputado João Madison (PMDB) não aceita a posição contrária do ex-ministro João Henrique Souza ao governo petista. Ele disse que foi feito um acerto para que o partido apoiasse o governo e isso será mantido. Sobre a possibilidade de João Henrique fazer uma convenção para decidir o assunto, Madison garante que a maioria do partido votará pelo apoio ao governador.

Transporte escolar

O deputado Rubem Martins (PSB) insiste em afirmar que existe irregularidade no transporte escolar estadual. Ele teve requerimento rejeitado na sessão de ontem e considera que o governo teme a investigação. Rubem ironizou o transporte escolar afirmando que existe uma empresa com o nome de “Coração de Mãe”.

PT sem votos

Resultado de imagem para Deputado Robert Rios 
 Deputado Robert Rios (PDT) (Foto: Reprodução)

O deputado Robert Rios (PDT) afirmou que a população brasileira não quer mais votar no PT, tomando por exemplo o resultado de uma eleição municipal em Miguel Leão (PI) e outra estadual, no Amazonas, onde o candidato petista ficou em quinto lugar. Robert lembrou que o candidato petista em Miguel Leão contou com mensagem do ex-presidente Lula. Mas eu também mandei a minha, para outro candidato – frisou.

Senta, levanta

Na Assembleia Legislativa a votação é com os deputados em pé ou sentados. Ontem, numa sessão polêmica, um deputado estava encostado no parapeito e seu voto foi computado como a favor. Aí apareceu um colega para observar que ele estava em pé e sentado, a um só tempo.

Fora de época

A chuva que caiu em Teresina, na madrugada do último domingo, foi uma demonstração de que a meteorologia não falha. Quem não acreditou nos avisos do dia anterior se perdeu. Na zona sul de Teresina a chuva foi de bom tamanho. Depois ficou-se sabendo que foi uma frente fria vinda da Argentina.

O humor de cada dia

Loura burra chega para a mãe e comunica o desejo de subir no pau-de-sebo existente no parque de vaquejada. O prêmio era de R$ 500 reais. Mas a mãe ponderou: mão valerá a pena, filha, pois aqueles homens todos vão olhar para a sua calcinha. A loura meditou um pouco, mas decidiu de acordo com o seu imenso desejo de ganhar o prêmio. Foi ao parque escondida da mãe. Bem sucedida, ela pegou os quinhentos reais e foi pra casa: “mãe, a senhora não queria que eu fosse, mas eu fui e ganhei o prêmio. Me desculpa. A velhinha não se empolgou e disse o seguinte: olha, filha, eu tenho certeza que aqueles homens todos ficaram sabendo a cor de sua calcinha. A loura então reagiu: mãe, eu não sou burra. Antes de subir no pau-de-sebo a primeira coisa que eu fiz foi tirar a calcinha.

COMENTE!

05 de agosto de 2017

Esperança

Esperança

A população brasileira tem feito apostas perdidas  no campo político-administrativo, mas quando sofre uma derrota logo surge outra oportunidade. No caso recente da votação da Câmara sobre a licença para processar o presidente Michel Temer não foi diferente. Já se sonha com a possibilidade de derrota do governo na votação das reformas, sobretudo a da previdência.

Curioso é que cada vez mais deixa de ser preciso o PT ir para as ruas. O desejo da população é espontâneo. No caso das reformas, o que anima é o fato de que o número de votos necessários a uma vitória do governo será maior que o da votação recente.

Questiona-se, em qualquer roda social, se o governo ainda terá condições de cooptar deputados, ou se partirá simplesmente para o convencimento. Há quem diga que na votação das reformas os parlamentares estarão mais atentos para a perda de votos na eleição de 2018.

O sonho que morreu foi o da saída de Michel Temer do cargo. Morreu igualmente o sonho da eleição direta já. Temer vai governar o país até o final do mandato. Só não se sabe é se algum candidato vai querer o seu apoio político. Resta à população torcer pára que na votação das reformas os partidos políticos tenham maior importância.

Obras atrasadas

Três obras se arrastam em Teresina. A reforma do Centro Administrativo, o viaduto da Miguel Rosa, ali na Tabuleta e as paradas de ônibus da Prefeitura. No caso do viaduto já é feito o uso parcial. Os carros  já estão passando por baixo. Seria o caso do prefeito Firmino Filho inaugurar logo as paradas que já estão quase prontas?

Projeto de Lei

Existe um projeto de lei na Câmara Federal responsabilizando o passageiro que viajar em carro dirigido por motorista embriagado. Coisa sem sentido. O que faria o passageiro para identificar a embriaguês do motorista? Legislar dessa forma expõe o parlamentar ao ridículo. Seria o caso de cada passageiro possuir um bafômetro?

Taxistas

Os taxistas de Teresina continuam intrigados com a idéia de legalização do Uber. Eles consideram desonesta a concorrência, mas reconhecem que o novo sistema de transporte coletivo vem causando prejuízo à categoria. Contudo, resta uma esperança: a Prefeitura estará sempre ao lado dos taxistas.

Pedintes

A crise vivida pelo país colocou nas ruas uma quantidade enorme de pedintes. São pessoas que já não ganham o suficiente para sua própria subsistência. Os pedidos são para uma passagem de ônibus, uma merenda ou coisa assim. Percebe-se, claramente, o constrangimento das pessoas que não estavam acostumadas a isso.

Pichações

A recente votação da Câmara sobre a licença para investigar Michel Temer trouxe novas pichações para Teresina. Deputados que votaram a favor do governo têm seus nomes expostos. O prédio mais “bordado” no centro da cidade é o da Escola Técnica Federal. As paredes que dão para as ruas Coelho Rodrigues e Gabriel Ferreira foram pichadas até no alto. Usaram escada, com certeza.

Restaurante

Custa apenas dois reais uma refeição no restaurante popular de Teresina, ali próximo ao Palácio de Karnak. Foi uma invenção que deu certo, embora não dê lucro. Quem trafegar pela rua Paissandu pode constatar a grande freqüência. São pessoas de todas as idades e classes sociais

Theatro

As atrações para o Theatro 4 de Setembro neste mês de agosto são as seguintes: Octávio César e Bebel Martins, num show de imitações com vários nomes, no dia 17, às 20 horas; Dirceu Andrade, com seu show de humor “trejeitos“, no dia cinco, às 20 horas; Antônia Fontenele, com a comédia cincericídio, nos dias 11 e 12, às 20 horas e Cacau Protásio , no dia 19, às 20 horas.

Dia dos pais

Por mais divulgação que tenha, o dia dos pais não alcança a repercussão que tem o dia das mães. Mãe é mãe. Com certezas, ainda é o pai que gasta o dinheiro, nas duas datas, mas é a mãe que organiza as festas, que veste os filhos e vai com eles aos locais de diversão pública. O pai apenas dirige o carro.

O humor de cada dia

O deputado Francisco Figueiredo fazia um pronunciamento duro contra o governador Dirceu Arcoverde, quando o colega Edson Rocha, na condição de líder do governo, solicitou um aparte. Foi um aparte longo, daqueles chamados de discurso paralelo. Empolgado, o líder governista afirmou: deputado, fique sabendo que eu sou duro. Sou duro, porque tenho rocha no sobrenome. Figueiredo fez uma pausa de cinco segundos e respondeu: vossa excelência só é duro mesmo de compreensão.

COMENTE!

03 de agosto de 2017

A força do rádio

Raimundo Cazé

Ao contrário do jornalismo impresso, o jornalismo radiofônico não sofreu nada com o avanço da internet. As emissoras não só utilizam os textos postados por profissionais consagrados como colocam suas programações ao alcance dos internautas. Os ouvintes hoje participam do rádio mais pelas redes sociais do que pelo telefone ou correspondência.

Ganha a internet com a divulgação que o rádio faz de duas postagens. Um ouvinte que esteja no trânsito pode ficar sabendo o que está na internet antes de chegar em casa. O rádio tem a vantagem de ser o único veículo que o ouvinte pode acessar enquanto digite seu automóvel.

O rádio ganhou com a lei que permite as emissoras AM mudarem para FM. Haverá maior competitividade e consequentemente maior oferta de trabalho. Em Teresina está prevista uma disputa de audiência entre a Rádio Pioneira, prestes a ser FM, e a Rádio Jornal Meio Norte, esta despontando como a que tem o maior número de comunicadores em ação.

A força do rádio pode ser medida pela potência da emissora e pela qualidade da programação. É nesse ponto que as rádios comunitárias têm sofrido. Por mais que se esforcem não conseguem a audiência das concorrentes comerciais. E agora, com as AM em frequência modulada a disputa será ainda mais dura.

Roubo de ponte

Causou curiosidade no plenário da Assembleia um pronunciamento do deputado Júlio Arcoverde (PP), denunciando o roubo de uma ponte no município de Santa Filomena. O autor do delito teria sido o prefeito Léo, da cidade vizinha de Gilbués. O plenário ficou interessado em saber como o ladrão levou a ponte, mas soube-se que era uma pequena ponte metálica sobre um riacho quase seco, que teria sido transportada em um caminhão. O importante é que o ladrão já devolveu a ponte.

Cachaça I

Resultado de imagem para robert rios 
 Deputado Robert Rios (PDT) (Foto: Reprodução) 

O deputado Robert Rios (PDT) não esconde de ninguém que adora uma cachacinha. Ele disse isso na tribuna, acrescentando que é nesse particular que ele se assemelha ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Robert só não disse a sua marca predileta. Já a de Lula todos sabem. É a 40 +11 (51).

Cachaça II

O nome do Festival da Cachaça, no município de Castelo, mudou para Festival Cânyon-Fest- Poti. Por sinal, parece que a mudança de nome deu mais visibilidade ao evento. Imaginemos um trabalhador chegando numa quitanda, com este pedido: “bote aí uma dose de Cânyon-Fest”. Cachaça é sempre cachaça. Qualquer que seja a mudança de nome não significa que o efeito seja outro.

Poluição sonora

O humorista João Cláudio deve ter arrependimento de ter sido autor da lei que criou a Delegacia do Silêncio em Teresina. A cidade está cada vez mais barulhenta, sobretudo na zona sul da capital. Os piores dias da semana são a sexta e o sábado. Não são os bares que produzem o barulho, mas sim alguns de seus frequentadores, os quais usam possantes carros de som (paredões). Existem donos de bares que não aceitam carros de som ligados.

Nova Rádio

Resultado de imagem para deputado Ismar Marque 
 Deputado Ismar  Marques (PSB)  (Foto: Reprodução)

O deputado Ismar Marques ( PSB ) está entusiasmado com sua emissora de rádio em Luzilândia, agora em frequência modulada. Ele promete fazer uma reinauguração festiva, com convidados especiais. A expectativa é cobrir todo o norte do Estado e a maioria das cidades maranhenses na região.

Torcida de Temer

Resultado de imagem para Michel Temer 
 Presidente Temer ( Foto: Reprodução)

O presidente Temer pode ser o campeão de reprovação, mas no tocante à votação na Câmara, da licença para sua condenação, era grande o número de pessoas torcendo por sua vitória. O argumento era um só: o país não ganharia nada com um mandato tampão de Rodrigo Maia e uma eleição indireta.

Trânsito no Saci

A Avenida Maranhão, na zona sul, é atualmente uma das mais preferidas pelos condutores de veículos, pela inexistência de semáforos. Com isso, quem paga a conta são os moradores do conjunto Saci. Com a mesma velocidade empreendida na avenida, os motoristas atravessam o conjunto. A avenida principal passa a ser um corredor usado por quem não tem o menor compromisso com o conjunto. A Associação de Moradores reivindica, há bastante tempo, um semáforo para a entrada do Saci, mas não consegue.

Conselheiros

Projeto de Lei de autoria do deputado Robert Rios muda completamente as regras para o preenchimento de vagas no Tribunal de Contas do Estado. O pretendente não poderá ter exercido, 180 dias antes, qualquer cargo, por eleição ou comissionado. Significa dizer que deputado não mais irá mais para o TCE.

O humor de cada dia

João Clímaco D’Almeida era presidente da Assembleia, quando o PSD nacional autorizou a entrega de bolas de arame aos deputados. O deputado Tibério Nunes fez um pronunciamento acusando um adversário em Floriano de ameaçá-lo de morte. Ao sair da tribuna o orador passou no gabinete do presidente e pegou a autorização para receber o arame na loja Dota, localizada na praça Saraiva. Tibério ficou surpreso, ao constatar que a autorização era para apenas uma bola de arame. Depressa, ele voltou à Assembleia e reclamou: presidente, o senhor dá cinco bolas de arame para cada deputado e apenas uma para mim? João Clímaco responde: e você precisa de mais de uma bola de arame para cercar uma sepultura?

COMENTE!

Votação na Câmara da denúncia contra Temer

Raimundo Cazé

votação AO VIVO michel temer câmara
Votação na Câmara da denúncia contra Temer.( EVARISTO SA AFP)

Na votação sobre o relatório a favor do Michel Temer teve uma mensagem ensaiada. Foi aquela em que o deputado dizia que era a favor da investigação, mas somente depois que o presidente deixar o poder. Teve um deputado que fez questão de frisar: “eu não recebi nenhuma benesse, mas vou votar sim”.

A população acompanhou a sessão da Câmara com bastante interesse. Em alguns locais públicos havia pessoas com lápis e papel na mão, anotando os votos dos deputados piauienses e discutindo o assunto abertamente. Os que torciam pela derrota de Temer não admitiam os votos a favor dos representantes piauienses.

Alguns desinformados esperavam ver os rostos de Rejane Dias e Fábio Abreu na TV. Não se contentavam apenas com o foco insistente da TV no rosto do deputado Júlio César. E finalmente o momento mais esperado: o voto de Silas Freire. Como se quisesse dizer “eu sou é macho”, ele anunciou com ênfase o seu voto contrário a Temer.

As figuras mais carimbadas do PT anunciavam seus votos com palavras fortes, mas entre os que votavam sim havia também entusiasmo. Esses repetiam o bordão de que o atual presidente precisa de tempo para colocar o país nos trilhos. A verdade é que a votação na Câmara prendeu tanto a população que ninguém comentou a decisão de Temer, de modificar o programa Farmácia Popular.

Segurança

Em manifestação em frente à Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, quinta-feira, policiais cobraram do governo a convocação de maior número de aprovados em concurso. Uma faixa dizia que o Piauí tem o terceiro menor efetivo policial militar. Um carro de som reproduzia propaganda do governador em sua campanha, em que a segurança era a preocupação maior do então candidato.

Academia

O advogado Celso Barros Coelho, em seus 95 anos de idade, continua sendo o mais esforçado membro da Academia de Letras, História e Ecologia de Pastos Bons. Ele esteve recentemente na cidade de Pastos Bons, onde distribuiu mais uma edição do jornal do mesmo nome. Celso premiou vários estudantes do município, através de um concurso sobre matéria escolar. Nessa recente visita a Pastos Bons, Celso Barros contou com a presença do acadêmico Zózimo Tavares.

Animais

É cada vez maior o número de animais (cães e gatos) abandonados pelos seus donos. Com os cães a regra é levá-los de carro para um bairro distante, onde os mesmos ficam rodando bares e restaurantes à procura de comida. Não falta gente bondosa para comprar um pouco de ração. Adotar esses animais é difícil, pois eles geralmente são de avançada idade. Há quem diga que isso não é nada, pois existe quem abandone até crianças.

Ainda as PPPs

Matéria do jornal Diário do Povo trouxe de volta o problema das Parcerias Público – Privadas (PPPs). O deputado Gustavo Neiva (PSB) ocupou a tribuna para voltar ao assunto, mas foi aparteado pelo líder do governo, João de Deus (PT), que disse ter sido paga a matéria do jornal, por não conter assinatura. O deputado Robert Rios (PDT) disse em aparte que a matéria não assinada é de responsabilidade do jornal. Não significa que tenha sido paga.

Comunicação

Os gastos do governo com a comunicação são tema de questionamento do deputado Robert Rios. Ele disse que na região de Picos as rádios e portais recebem, proporcionalmente, valores maiores que os pagos a veículos da capital. O líder do governo, deputado João de Deus, pediu que o colega Robert cite os veículos contemplados.

Insegurança

Resultado de imagem para dr pessoa
Dr. Pessoa (Foto: Reprodução)

O deputado Dr. Pessoa apelou ao governo estadual para que dê maior atenção à região do Médio Parnaíba, no tocante à segurança. Ele disse que tem recebido telefonemas de pessoas preocupadas com a violência e a falta de policiamento. O deputado afirmou que existe um batalhão de polícia na região, para atender a 14 municípios.

Futebol

O futebol ainda desperta maior interesse na população que a política. Na última quarta-feira, quando as televisões transmitiam, ao vivo, a votação do relatório sobre o presidente Temer, nas rodas masculinas a atenção era maior para o noticiário esportivo, sobretudo em relação aos milhões do jogador Neymar.

Emissoras

Duas rádios FM em Teresina estão disputando o primeiro lugar em matéria de participação do ouvinte. São elas: Rádio Teresina FM e Rádio Jornal Meio Norte. A diferença entre as duas emissoras é que a última tem um número maior de comunicadores e seus noticiosos são mais extensos.

O humor de cada dia

Mulher vai à delegacia, disposta a denunciar o marido por abuso sexual. Bem recebida, ela não usou meias palavras. Foi direta ao assunto. O delegado quis saber em detalhes como se dava o abuso, se ele a possuía à força, mas ela negava. O delegado então solicitou que ela explicasse o assunto com detalhes. Ela então foi objetiva: seu delegado, todo dia eu tomo banho à noitinha, visto minha camisola, uso o melhor perfume, passo me esfregando nele e ele não dá a menor importância. E o delegado conclui: é abuso mesmo. Abusou, não quer mais.


COMENTE!