Feitosa Costa

SETUT justifica cobrança de roubo a trocadores

o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina – SETUT, trata do assunto em nota distribuída aos meios de comunicação.

Curiosamente, o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro), em declarações de seu vice-presidente, Francisco das Chagas Oliveira, omitiu o verdadeiro motivo da paralisação de três horas no dia de ontem (10), que foi um protesto contra o desconto no salário dos cobradores, dos valores roubados em assaltos aos coletivos. Mas o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina – SETUT, trata do assunto em nota distribuída aos meios de comunicação.

Diz textualmente o SETUT: “A entidade esclarece que, de acordo com a convenção coletiva, existe um procedimento padrão junto aos cobradores que é de, sistematicamente, fazer retiradas de valores da gaveta e armazenar em um compartimento próprio os valores arrecadados da tarifa. Na gaveta dos ônibus deve constar somente em torno de R$ 30,00 para ser utilizado como troco, conforme estabelecido em acordo coletivo da categoria de motoristas e cobradores.

Quando acontecem os furtos e os valores levados são bem superiores ao determinado pelo Sistema de Transporte, esses valores são descontados do cobrador; visto que o mesmo não seguiu a regra estabelecida pela convenção coletiva, ficando sujeito às penalidades previstas. Quando o valor furtado é de R$ 30,00, de acordo com a regra estabelecida, esse valor não é descontado do funcionário.”.

Seria bom que os passageiros tivessem de quem descontar os valores roubados pelos bandidos. A rigor, quem deveria restituir esses valores era o dono do ônibus, que não deu a devida segurança aos usuários. Alguém já imaginou como seria um ônibus com um segurança armado em seu interior?

Incêndio prolongado

No município de Assunção um incêndio se prolonga desde o último dia 5. Tudo começou na comunidade Maçaranduba e pelo menos seis fazendas já foram atingidas, causando a morte de animais domésticos e silvestres. A população está assustada, sem ter a quem recorrer, lamentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assunção.

Instinto de mãe

Em luta corporal para salvar o filho da morte, uma mãe acabou sendo baleada. O filho morreu. Ela se chama Luciana de Souza Santos e o filho Cosme Damião dos Santos Neto. O crime aconteceu no conjunto Renascença II, no início da noite da última terça-feira. Há casos em que a vítima não consegue evitar o confronto. Luciana ouviu disparos, e quando percebeu que o alvo era o seu filho não mediu as consequências. A polícia informou que ela travou luta corporal com o bandido, chegando a tomar a chave da moto.

Em defesa da família

O deputado Francis Lopes tem se mostrado um defensor da família na Assembleia, chegando mesmo a denunciar a influência das mídias sociais e da TV na desagregação familiar. Ele sugere que as religiões orientem os pais de família no sentido de cuidarem melhor da educação dos filhos. O grande problema está na falta de estrutura dessas famílias. Pais desempregados ou com rendas muito pequenas não conseguem ter voz altiva dentro de casa.

Desobstrução

A palavra desobstrução é mais usada quando se trata de matéria travada no parlamento. É aí que o governo usa de todos os meios para obter a desobstrução. Mas agora há uma obstrução que certamente preocupa mais o presidente da República, a de uma artéria coronária no seu peito. Michel Temer já publicou uma nota explicando que sua saúde vai bem e que a desobstrução (da artéria) só será feita após umas votações interessantes no congresso. Haverá tempo suficiente para as esquerdas torcerem pelo pior.

Esquerda reage

O portal de esquerda brasil247 reagiu indignado contra uma denúncia de que o filho do ex-presidente Lula, Marcos Lula da Silva, teria droga guardada em casa. Diz o portal: “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve um pedido formal de desculpas ao ex-presidente Lula em razão da busca policial realizada contra Marcos Lula da Silva, que ontem foi vítima de busca e apreensão em razão de uma denúncia anônima – e infundada – sobre tráfico de drogas; o pedido de busca foi feito por um delegado da Polícia Civil paulista à justiça de Paulínia, que autorizou a ação; no mandado, havia apenas o endereço, sem identificação do alvo”

Obesidade

A reunião pelo dia internacional de combate à obesidade, realizada hoje (11) na Assembleia, a requerimento do deputado B.Sá (PP), teve pouca participação popular, apenas 15 pessoas no plenarinho (11 populares e 4 expositores). Apesar do convite feito aos deputados, lá esteve apenas o autor da proposição. Os convidados foram Ana Joana Mauriz Alves (profissional de educação física),Fernanda Jorge Martins (nutricionista),Sildineia Pires (psicóloga), Regieli de Oliveira (nutricionista) e Marlon Moreno (cirurgião do aparelho digestivo)

Educação em Tempo integral

O deputado João de Deus (PT), líder do governo na Assembleia, informou ao plenário que o Estado do Piauí é o terceiro com maior cobertura na escola de tempo integral. Ele disse que considera importante o aluno passar o dia todo na escola. João de Deus é antes de tudo um educador, tendo sido presidente do Sindicato dos Professores, durante muitos anos.

O humor de cada dia

O português, dono da barbearia, comprou um carro e chegou em casa excitadíssimo:

– Mulher, mulher – foi logo dizendo – você não acredita ! Fui dar uma voltinha de carro e descobri que a cidade inteira me conhece!
– Ora, pois, Joaquim! Como vão lhe conhecer se moramos numa cidade tão grande!!?
– Então, venha dar um passeio comigo Maria!
E lá foram os dois. Joaquim dirigia mal pra caramba e ai dando fechada em todo mundo. E em cada fechada, ouvia:
-BARBEIRO! BARBEIRO!
-Viu Maria??? Como eu não lhe menti – diz ele, acenando para todos que o xingavam.
Mais adiante, outra fechada!
-Seu BARBEIRO!
-Tudo bem contigo, amigo? – cumprimentava o Joaquim.
De repente, ele dá uma fechada mais feia em um outro carro e por pouco não bate.
-Seu BARBEIRO, FILHO DA P**!!! – xinga o motorista.
E Maria logo fala:
-Raios me partam, Joaquim. Eles conhecem até a vossa mãe!! 

COMENTE!