Feitosa Costa

PT vai ao TSE para impedir pequisa Datafolha sem Lula

Nome de Lula foi excluído do cartão principal apresentado aos entrevistados

Lula 
 Foto: Reprodução/Congressoemfoco

O Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a publicação de pesquisa do Instituto Datafolha. Os petistas reclamam que o ex-presidente Lula, que liderava em todos os cenários dos últimos levantamentos, foi excluído do cartão principal apresentado aos entrevistados que lista 16 candidatos. Também não aceitam o questionamento se houve justiça ou não na prisão dele. 

O nome de Lula consta apenas dos cartões 3, 4 e 9 dos cenários hipotéticos. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo, é a primeira feita após a prisão do ex-presidente. O levantamento está sendo feito desde quarta-feira e tem divulgação prevista para este domingo (15). 

No pedido à Justiça eleitoral, relatado pelo ministro Napoleão Nunes Maia, o PT reivindica a suspensão da divulgação da pesquisa (BR-08510/2018) e a proibição, em definitivo, da publicação dos resultados. O Congresso em Foco entrou em contato com o Datafolha, que ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Além de protestar contra a exclusão do nome do ex-presidente, o partido alega que o questionário “apresenta perguntas tendenciosas com potencial para induzir entrevistados e manipular os resultados da pesquisa” e insiste “na falsa ideia de inelegibilidade”. 

Os petistas argumentam que, embora Lula esteja condenado em segunda instância, apenas a Justiça eleitoral pode declará-lo inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. E também questionam a inclusão do nome do ex-presidente na lista dos candidatos com maior rejeição. A legenda insiste que lutará até o fim pela candidatura de seu principal líder e que não trabalha com a hipótese de um “plano B”. 

O PT contesta as seguintes perguntas: 

- Caso o ex-presidente Lula não seja candidato na eleição para presidente da República deste ano, qual candidato Lula deveria apoiar? (resposta espontânea) 

- E qual destes candidatos o ex-presidente deveria apoiar na eleição deste ano, caso não seja candidato? (resposta estimulada) 

- Na sua opinião, Lula irá disputar a eleição para presidente neste ano, sim ou não? 

- E na sua opinião, Lula deveria poder disputar a eleição ou deveria ser impedido de disputar a eleição para presidente? 

- Na sua opinião, a prisão de Lula foi justa ou injusta? 



Fonte: Congresso em Foco 

COMENTE!